DEXCO ON

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker DXCO3
Fundador Eudoro Villela, Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra, Alfredo de Egydio de Souza Aranha
Presidente da empresa Antonio Joaquim de Oliveira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui todos os anos dividendos, desde 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor empresa da bolsa de valores na categoria Materiais Básicos em 2020 por InfoMoney; Top Of Mind 2019; Prêmio Abrasca de Relatório Anual 2018; As Melhores da Dinheiro Rural vencedora na categoria "Agronegócio Indireto - Médias Empresas, 2018"; Troféu Transparência 2018;
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1951
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos DEXCO
Principais produtos

O portifólion da companhia atualmente está dividida em 3 segmentos de mercado, sendo esses Deca, Madeira e Revestimentos, onde seus principais produtos são:

  • Produtos de madeira
  • Instalações sanitárias
  • Louças
  • Metais sanitários
  • Painéis de madeira
  • Móveis
  • Contraplacado
  • Revestimentos cerâmicos
  • Telhas

O que a empresa faz?

Com 70 anos de história, a Dexco que até 2021 chamava-se Duratex, é uma gigante corporação brasileira com capital aberto. Sua sede localiza-se na cidade de São Paulo, e a companha conta atualmente com mais de 14 mil colaboradores, estando presente também na Argentina, Europa e Estados Unidos.

Suas linhas de produção estão segmentadas em três divisões, subsidiadas por suas marcas próprias:

  • Divisão Madeira – Duratex e Durafloor: atuante na produção de painéis de MDP, e MDF, com unidades localizadas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
  • Divisão Deca – Deca e Hydra: O braço voltado à produção e comercialização de Louças, metais, duchas e chuveiros elétricos, com unidades localizadas em Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo;
  • Divisão Revestimentos – Ceusa, Portinari, Castelatto: voltada para a produção e comércio de revestimentos para piso, paredes e telhas, com unidades em Santa Catarina e São Paulo;

Há também a LD Celulose, voltada para a produção de Celulose Solúvel, com fábrica localizada em Mineiros (MG).

Exportando para mais de 50 países, a Dexco é a líder na produção de louças e metais sanitários do hemisfério sul, além de ser a maior produtora de painéis de madeira industriais do território nacional.


Breve história da empresa

Fundação

Originada na década de 1950 da proveniente da necessidade na fabricação de chapas de fibra de madeiras no território nacional, os empresários Eudoro Villela e Nivaldo Coimbra de Ulhoa Cintra, uniram-se em colaboração à Alfredo de Egydio de Souza Aranha criando oficialmente em 31 de março de 1951 a Duratex S.A. em São Paulo já como empresa de capital aberto.

Primeiros anos

A primeira fábrica foi instalada em Jundiai, São Paulo, produzindo chapas de madeira, tendo o engenheiro Olavo Egydio Setúbal assumindo sua direção em 1956. No ano seguinte, foi realizada a exportação do primeiro lote para os Estado Unidos, iniciando assim seu contato com mercado externo.

Na década de 1960, a marca já era considerada sinônimo de confiança no mercado brasileiro, dando inicio a ampliação da fábrica de Jundiai, duplicando sua capacidade de produção. Investindo na expansão de mercado, a empresa passou a atuar também na produção de rações de trigo. Em 1966, foi obtido a Certificação de Condição de Sociedade Anônima de capital aberto da empresa, e criada a Associação dos Empregados da Duratex, conhecida como AED.

Uma terceira vertente de negócio foi implementada em 1968, onde a marca também passa a atuar com sua linha de pintura Duraplac, alavancando seu crescimento dentro do país.

Décadas de 1970-1980

Durante 1970 uma área no município de Lençóis Paulista foi adquirida para o abastecimento de matéria-prima, e foi aberta uma nova fábrica localizada na cidade de Taquari, RS, sendo essa voltada para painéis de madeira. Também foi inaugurado o primeiro escritório no exterior, localizado na Carolina do Norte, EUA. Objetivando o reflorestamento e desenvolvimento tecnológico florestal foi fundada em 1971 a Duraflora Silvicultura e Comércio Ltda, e a Duratex Florestal, focada na captação de recursos.

Em 1972, a Deca S.A., companhia fundada em 1947, e focada na produção de peças de metal, como chaves, parafusos crucifixos, e outros objetos como torneiras, misturadores e chuveiros, foi incorporada à Duratex, se tornando a primeira fábrica voltada para Metais da companhia. No ano de 1973, uma nova fábrica de painéis de madeira foi inaugurada, em Botucatu, São Paulo. E no ano seguinte, expandido ainda mais suas áreas de operação, uma unidade voltada para a produção de cerâmicas foi adquirida em Jundiai, SP. Em 1975 foi aberta a quarta fábrica voltada para a produção de Painéis, sendo essa localizada em Uberaba, Minas Gerais.

Durante o início dos anos 1980, foi adquirida a fábrica de louças francesa Lafarge, localizada em São Leopoldo, RS, havendo grande investimento na automatização da produção de louças sanitárias. Já em 1984, a companhia passa a assumir as unidades de madeira do grupo Peixoto de Castro, com fábricas localizadas em Itapetinga SP e Gravataí, RS.

Em 1988 a unidade de madeira do Grupo Feudenberg, em Agudos, SP, passa a fazer parte da companhia, que estabelece um complexo florestal-industrial, visando complementar a linha de produtos sua elevando a capacidade produtiva. E uma segunda fábrica de metais é construída em Jundiaí, em 1989.

Anos 1990

Paulo Setúbal assume o comando da empresa em 1990. É nessa década que o grupo passa a investir em um sistema de Gestão Ambiental, e em 1995, a empresa ganha o selo FSC, de Manejo Florestal. No ano de 1997, a companhia comemora seu 50º aniversário, e implementa a primeira linha de MDF do Brasil, localizada em Agudos, SP.

Após a virada do milênio, houve o fortalecimento do grupo fora do país, exportando para Europa e México. Por sua vez, internamente a companhia frisou em diversificar seu portifólio, investindo em suas linhas de produção.

Os anos seguintes foram marcados pelas crescentes expansões de mercado da companhia, com a obtenção de novas fábricas pelo país, além de suas melhorias relacionadas à sustentabilidade. Em 2009 a empresa passa a integrar o Novo Mercado da BM&FBovespa, e em 2010 é concluída o processo de associação com a Satipel.

60 anos da companhia

Em 2012 o grupo passa a integrar a Dow Jones Sustainability World Index, e ingressam para o Cadastro de Empresa Pro-Ética. Também conquistam a certificação do ISSO 14001 em cinco unidades das divisões Deca e Madeira. No mesmo ano há a mudança da identidade visual da marca, buscando transmitir flexibilidade, inovação e dinamismo, e houve a aquisição de 37% das ações da Tablemac, líder na fabricação de painéis de madeira na Colômbia.

Já em 2013, a participação na Tablemac passa a ser de 80% das ações da companhia. Enquanto isso, a empresa adquire a Thermosystem, empresa de chuveiros e eletrônicos em Tubarão, SC.

2016 a companhia comemorou seus 65 anos de atuação no Brasil, com mais de 12 mil colaboradores, 22 unidades industriais, 7 unidades florestais, 3 fábricas na Colômbia. Em 2017 é realizada a compra da Ceusa, uma das maiores produtoras em revestimentos cerâmicos do Brasil, e de ações da Viva Decora, uma plataforma sobre decoração e design de interiores.

No ano de 2019 a companhia adquire mais uma grande empresa voltada para o mercado de revestimentos cerâmicos, a Cecrisa. E em 2021, completando 70 anos, a Duratex passa a se chamar Dexco.


Diretoria

Antonio Joaquim de Oliveira – Diretor Presidente

Marcelo Izzo – Diretor Vice-Presidente Deca e Revestimentos

Raul Guimarães Guaragna – Diretor Vice-presidente Madeira

Cleonyr Galvão Xavier Filho – Diretor Comercial Deca e Revestimentos

Carlos Henrique Haddad – Diretor Vice-presidente de Administração, Finanças e R.I.

Daniel Lopes Franco – Diretor de TI e Inovação Digital

Gilmar Menegon – Diretoria de Revestimentos

Glizia Maria do Prado – Diretora de Gente e ESG

José Ricardo Paraíso Ferraz – Diretor de Operações da Divisão Madeira

Juan Fernando Vasquez – Diretoria Dexco Colômbia

Marco Antonio Milleo – Diretor Industrial Deca


Conselho administrativo

Alfredo Egydio Setubal – Presidente

Alfredo Egydio Arruda Villela Filho – Vice-Presidente

Helio Seibel – Vice-Presidente

Andrea Laserna Seibel – Membro

Ricardo Egydio Setubal – Membro

Rodolfo Villela Marino – Membro

Juliana Rozenbaum Munemori – Membro Independente

Márcio Fróes Torres – Membro Independente

Raul Calfat – Membro Independente

Alex Laserna Seibel – Membro Suplente

Alexandre de Barros – Membro Suplente

Paula Lucas Setubal – Membro Suplente


Principais concorrentes

Eucatex S.A. (EUCA3, EUCA4)

Klabin S.A. (KLBN3,KLBN4, KLBN11)


Perspectiva para o futuro

Almejando um futuro onde o consumo sustentável caminhe lado a lado à inovação, a Dexco ao mesmo tempo que cresce e tenta se tornar cada vez mais próxima do consumidor final, também tenta garantir seu compromisso com meio ambiente e responsabilidade social.

Com otimistas perspectivas para o futuro, em 2022 houve a inauguração de sua nova fábrica voltada para celulose solúvel, em Minas Gerais.

Ao longo das décadas, a companhia vem se moldando para acompanhar as constantes transformações do mercado ao seu redor, e ao mesmo tempo liderando as tendências nacionais, expandindo seu crescimento internamente, e conquistando seu lugar no exterior.


Composição acionária

DXCO3 Acionista Percentual
1 Itaúsa 40%
2 Seibel 20%
3 Free Float 36,5%
4 Tesouraria 3,5%