Banco Indusval & Partnes

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker IDVL3,IDVL4
Fundador Famílias Ciampolini e Ribeiro
Presidente da empresa Fernando Fegyveres
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos de 2007 a 2012. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1971
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentus Banco Indusval
Principais produtos

O que a empresa faz?

Com a reestruturação societária que ocorreu em 2020, o Banco Indusval S.A passou a se chamar Voiter.

Além disso, foi criada a NK 031 Empreendimentos e Participações S.A, uma holding que nasceu para abrigar a nova estrutura societária do Grupo. Sendo assim, a holding passou a ser a acionista controladora do banco.

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Portanto, com as novas mudanças, desde o dia 30 de dezembro de 2020 os acionistas do Banco Indusval S.A passaram a ser acionistas da holding NK 031 Empreendimentos e Participações.

Sendo que a NK 031 é uma sociedade por ações de capital fechado que incorporou a totalidade das ações de emissão do Banco Indusval S.A.

Vale destacar que essa reorganização societária está dentro do planejamento do Banco Indusval para separar suas atividades de modelos distintos em sociedades diferentes.

Dessa forma, o intuito é que cada negócio tenha seu próprio posicionamento estratégico, maior autonomia e agilidade. Ao final da reorganização societária, a NK 031 fica seguinte estrutura:

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Como você pode notar na imagem acima, a reorganização resultou na segmentação das atividades em três unidades de negócios:

  1. Voiter: É a linha de negócios com ativos nos segmentos corporate, agro, energia, tecnologia dentre outros.
  2. Smartbank: É o segmento de banco digital do grupo, focado em PMEs.
  3. Banco Legado: Unidade responsável pela carteira legado de operações não rentáveis em setores que o Voiter não pretender ter exposição e também a carteira inadimplente, gerada nos anos anteriores.

Vale destacar que o banco Voiter conta com agências em São Paulo, filiais em Minas Gerais e Mato Grosso e ainda uma agência offshore nas Ilhas Cayman. O Voiter se propõe a ser um banco diferente dos demais.

Isso porque, o seu objetivo é deixar de lado a linguagem distante dos bancos tradicionais e focar em ideias criativas pensadas para as necessidades de cada empresa.

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Nesse sentido, a missão da empresa é gerar resultados sustentáveis para os clientes, colaboradores e acionistas. Enfim, o portfólio do banco é composto por produtos de crédito, renda fixa e finanças corporativas para médias e grandes empresas.


Breve história da empresa

O atual banco Voiter foi criado com o nome de Indusval Corretora de Títulos e Valores Mobiliários. Alguns anos após a sua criação, ele foi vendido para as famílias Ciampolini e Ribeiro.

Já em 1991, ocorreu uma grande mudança no Banco Indusval, principalmente na atividade de crédito corporativo às pequenas e médias empresas.

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Em 2006 a empresa cresceu com a abertura de agências nas cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas. No ano seguinte, ocorreu a abertura de capital da empresa. 

Já em 2011 teve início uma nova fase de expansão do banco, já que houve um aumento de capital de R$ 201 milhões.

Entre os envolvidos nessa nossa fase se destacam a Warburg Pincus, um fundo de private equity, a Sertrading e o empresário Jair Ribeiro, como acionista individual. Esses três acionistas formaram o grupo controlador da empresa.

Ainda em 2011 a marca da instituição financeira foi reposicionada como Banco Indusval & Partners (BI&P). Posteriormente, em 2018 o Banco Indusval & Partners vendeu para o grupo chinês Fosun, 80% da participação da Guide Investimentos.

Em 2019 o Fosun adquiriu os 20% restantes. Nesse mesmo ano foi lançado o Smartbank, uma plataforma de produtos bancários, cujo desenvolvimento começou a ser feito em parceria com o fundo The Hive, em 2017.

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Por fim, em 2020 ocorreu a reorganização societária e a criação da holding NK 031 Empreendimentos e Participações S.A. Com isso, o negócio se dividiu em três vertentes e o Banco Indusval se tornou Banco Voiter.


Diretoria

Fernando Fegyveres (Diretor Geral)

Guilherme Parente (Diretor Executivo e RI)

Alexandre Teixeira (Diretor Executivo)

Felipe Moreno (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Roberto de Rezende Barbosa (Presidente)

Manoel Felix Cintra Neto (Vice-Presidente)

Luiz Masagão Ribeiro

Jair Ribeiro da Silva Neto

Afonso Antonio Hennel

Walter Iório


Principais concorrentes

Itaú Unibanco (ITUB3)

Bradesco (BBDC3)

Santander (BCSA3)

Banco do Brasil (BBAS3)

Banco Inter (BIDI3)

BTG Pactual (BPAC3)


Perspectiva para o futuro

A reestruturação do Banco Indusval e a adoção da marca Voiter serviu para marcar um novo ciclo na história da empresa. Isso porque, o Banco Indusval estava apresentando dificuldades em melhorar seus números.

Desse modo, a reestruturação teve como intuito segregar as atividades em sociedades diferentes para que cada negócio tenha maior autonomia e tenha o seu próprio posicionamento estratégico.

Banco Indusval & Partnes - IDVL3,IDVL4

Portanto, a visão da empresa em relação ao seu futuro é o de melhoria dos números.

Isso porque, a empresa acredita que com essa nova estratégia, fica mais fácil atender o mercado de cada nicho de atuação de maneira segregada, levando em conta os diferentes portfólios de ativos e serviços, riscos e retornos e possíveis necessidades futuras de capital.


Composição acionária

IDVL3 Acionista Percentual
1 Roberto de Rezende Barbosa 69,77%
2 Manoel Felix Cintra Neto 8,30%
3 Jair Ribeiro da Silva Neto 7,47%
4 Luiz Masagão Ribeiro 6,48%
5 Afonso Antonio Hennel 0,36%
6 Free Float 7,62%
IDVL4 Acionista Percentual
1 Roberto de Rezende Barbosa 4,29%
2 Manoel Felix Cintra Neto 12,35%
3 Jair Ribeiro da Silva Neto 13,94%
4 Luiz Masagão Ribeiro 12,30%
5 Carlos Augusto Gentil Fagundes 20,77%
6 Afonso Antonio Hennel 0,01%
7 Ações em Tesouraria 1,45%
8 Free Float 34,89%