Itaúsa S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,9 de 5
Gestão:
  4,8 de 5
Ticker ITSA3, ITSA4
Fundador Itaú Unibanco
Presidente da empresa Alfredo Egydio Setubal
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1998. Muitos investidores consideram a Itaúsa como uma da melhores empresas no quesito dividendos. Para saber ver todos os dividendos pagos este ano, ou em anos anteriores, basta clicar aqui e acessar o histórico de dividendos.

Prêmios Dow Jones Sustainability Index 2019/2020 / CDP 2018/2019 / Índice de Sustentabilidade Empresarial 2018/2019
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1966
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentus Itaúsa
  3. Diretoria e Conselho de Administração
  4. Itaúsa prêmios e reconhecimento
Principais produtos

Por se tratar de uma Holding de participação acionária com o objetivo de constituir participação em outros negócios, a empresa não fornece produtos de forma direta.

De forma geral, investidores podem considerar como um benefício adquirido os grandes negócios que a companhia participa. Os principais negócios são:

  • Duratex (Produtos derivados de Madeira, de Produtos de Metais e Materiais Cerâmicos);
  • Alpargatas (Indústria e comércio de calçados e artigos esportivos);
  • NTS (Transporte de gás natural);
  • Itautec (Fabricante de equipamentos de TI, automação comercial e automação bancária);
  • Itaú Unibanco S.A (Banco);
  • Itaú BBA (Banco corporativo e de investimentos).

O que a empresa faz?

A Itaúsa é uma holding de participação acionária em outros negócios. De maneira geral, a companhia é responsável pelo controle acionário de grandes negócios, dentre eles o mais representativo é o Itaú Unibanco S.A.

O que é uma Holding?

Holding vem do termo em inglês Hold que significa, em tradução livre, segurar. No mercado essa definição faz sentido ao analisarmos a atuação de empresas desta natureza.

O termo holding surgiu para designar uma sociedade gestora de participações, que exerce o controle das empresas ao “segurar” sua parcela de capital social.

O objetivo principal de uma holding é a administração e o controle de uma ou mais empresas. A empresa controladora é quem toma as decisões relativas à gestão do negócio, e é isto que a Itaúsa faz.

Ao deter o controle acionário, a companhia recebe sua participação nos lucros dos negócios e, dessa maneira, distribuí o resultado proveniente de várias companhias, como acontece na Itaúsa.

Estrutura de participações da Itaúsa

A estrutura vasta de participações da Itaúsa é composta por 4 grandes destaques. Dentre eles podemos citar: três companhias de capital aberto – listadas na bolsa de valores – e uma de capital fechado.

Estrutura de negócios Itaúsa

Itaú Unibanco S.A (ITUB3, ITUB4)

O Itaú Unibanco S.A é um banco privado brasileiro com mais de 95 anos de história. Sua estrutura conta com mais de 94.881 colaboradores no Brasil e no exterior,  além de 4.504 agências em território nacional e internacional.

O banco é considerado como o maior da América Latina, com uma estrutura colossal. Além disso, fornece todos os tipos de serviços bancários que qualquer um possa imaginar. O modelo que conhecemos hoje de Itaú Unibanco S.A surgiu em 2008 através da fusão entre Banco Itaú e Unibanco.

Os serviços oferecidos pela empresa são aqueles básicos de Full Banking que vários investidores conhecem bem. Porém, o Itaú Unibanco vai além, oferecendo uma vasta variedade de produtos e serviços personalizados.

Além do Itaú que conhecemos, a empresa tem participação em outros negócios como, por exemplo, em uma das maiores seguradoras do Brasil, a Porto Seguro.

Participação da Itaúsa

A atuação acionária da Itaúsa S.A no Itaú Unibanco S.A é de 37,45%. Em termos de resultados financeiros, além de maioria na carteira, o banco Itaú corresponde a maior participação nos lucros da empresa.

Duratex S.A (DTEX3)

A Duratex é a segunda maior participação na carteira de ativos da Itaúsa. A empresa produtora de painéis de madeira, louças e metais sanitários é a maior da América do Sul. Inclusive, possui nomes de peso e de grande representatividade no mercado brasileiro como um todo.

Em linhas gerais, a Duratex possui três principais áreas de atuação, sendo elas:

  • Madeira
  • Deca
  • Revestimentos cerâmicos

Por meio de suas marcas, a empresa é pioneira no fornecimento de produtos domésticos, especialmente na categoria de varejo. As marcas que compõem a Duratex são:

  • Duratex
  • Durafloor
  • Deca
  • Hydra
  • Ceusa
  • Portinari

Participação da Itaúsa

A atuação acionária da Itaúsa nos papeis da Duratex corresponde a 36,65%.

Alpargatas S.A (ALPA3, ALPA4)

A Alpargatas é uma empresa de capital aberto do setor de Consumo Cíclico e atua no subsetor de Tecidos, Vestuário e Calçados.

A empresa é a maior da América Latina em seu segmento, atuando tanto na produção quanto na comercialização de seus produtos.

A Alpargatas foi fundada em 1907. Além disso, possui mais de 20 mil colaboradores e conta com quatro fábricas, sendo elas:

  1. Montes Claros – MG
  2. Santa Rita – PB
  3. Carpina – PE
  4. Campina Grande – PB

O item mais conhecido da empresa, sem dúvida, é a sandália de dedo da marca Havaianas. Entretanto, a companhia também oferece muitos outros ítens por meio de suas marcas, como: Havaianas, Osklen, Mizuno, Dupé, Meggashop Outlet.

marcas alpargatas

Participação da Itaúsa

A participação da Itaúsa no capital social da Alpargatas é de 28,9%.

NTS (companhia de capital fechado)

NTS companhia de gás

A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) é uma empresa de transporte de gás natural que surgiu de maneira estatal.

Porém, em um projeto de reestruturação, a Petrobrás vendeu sua estrutura para o Fundo de Investimentos em Participações (FIP), gerido pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda.

O fundo vendeu uma parte de sua participação, em 2017, para a Itaúsa. A empresa é dona de 2.000 quilômetros de malha com capacidade para distribuir 158,2 milhões m³ de gás por dia.

Por meio de seu sistema de gasodutos, a NTS liga os maiores centros consumidores de gás do Brasil (Minas Gerais, Rio de Janeiro e  São Paulo) ao gasoduto Brasil-Bolívia.

Participação da Itaúsa

A Itaúsa faz parte de 7,65% do capital social da Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS.

Demais empresas que compõem as participações da Itaúsa (ITSA3, ITSA4)

Além das companhias citadas, que constituem maior relevância nos resultados da empresa, a Itaúsa S.A possui participação em outros negócios como, por exemplo:

  • Itautec S.A. – Grupo Itautec (Empresa de TI)
  • Itaú BBA (Banco de investimentos do Itaú)

Breve história da empresa

O conglomerado que conhecemos hoje como Itaúsa surgiu, no dia 6 de maio de 1966, como uma instituição financeira centralizadora. Resumidamente, a criação veio no sentido de canalizar e otimizar a tomada de decisões de um grupo de empresas.

Assim, foi criado o primeiro banco de investimentos do país chamado Banco Federal Itaú de Investimentos S.A. Por ser um segmento novo, a criação só foi possível com a  institucionalização feita pelo Banco Central do Brasil. A partir disso, surgiu o que conhecemos hoje como Itaúsa S.A.

casa moreira salles itaú

O objetivo por trás de tudo foi a realização de operações de participação e financiamento para suprimento de capital por meio da aplicação de recursos próprios, além da tomada de decisões nos negócios em que a empresa participava.

Crescimento consciente

Após a criação, a empresa atuou em peso em dois seguimentos: o industrial e o financeiro. Em 1970, o banco de investimentos teve sua denominação alterada para Banco Itaú de Investimento S.A.

Alguns anos depois a carteira de participações da empresa começou a crescer, por conta do aumento da relevância do Banco Itaú no cenário nacional. Em 1973, passou a se chamar Banco Itaú Português de Investimento S.A, ainda como banco de investimento e Holding de participações.

década de 70 itaúsa

Contudo, o crescimento constante e latente do Banco Itaú Português de Investimento S.A fez com o que a empresa deixasse de atuar de maneira ambígua.

Dessa forma, o processo de expansão resultou na distinção dos seguimentos da empresa, que deixou de ser um banco de investimentos e uma holding de participações. Sendo assim, passou a adortar apenas a categoria de participações acionárias.

No ano de 1974, por exemplo, a empresa teve participação em mais de 50 negócios. Além disso, em Assembleia Geral estabelecida em dezembro de 1974, a companhia alterou a razão social e o objetivo social.

Se tornando uma Holding

década de 80

Agora, sob o nome Investimentos Itaú S.A, o objetivo social da empresa era apoiar as empresas privadas nacionais da qual participava.

Sob o formato de empresa de participação, a companhia passou a investir no segmento industrial, além de manter suas atividades no segmento financeiro.

Em 1979 é criada a Itautec para suprir as demandas tecnológicas do Banco Itaú, sob participação da Investimentos Itaú S.A. A princípio, a Itautec era voltada para os serviços e necessidades da própria instituição financeira.

Porém, com a capacidade produtiva instalada, a companhia começou a fornecer produtos e serviços no mercado em geral. Inclusive, o nome Itaúsa surgiu em Assembleia Geral, no dia 30 de abril do ano de 1991.

Sendo assim, a empresa passou a ser chamada de Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. Ao mesmo tempo, a década de 90 promoveu grandes mudanças no grupo que, em 1995, adquiriu o Banco Francês e Brasileiro S.A.

Com a nova aquisição surgiu o Itaú Personnalité e, no mesmo ano, a Duratex – que já constituía os investimentos da Itaúsa desde 1970 – celebrou um acordo com a Piazza Hermanos. Assim, passou a se chamar Deca Piazza e firmou uma grande parcela do mercado neste movimento.

Aumento de proporções

Em 1977, as empresas controladas pela Itaúsa deram um salto em seu crescimento, principalmente com a aquisição do Banco Banerj S.A, e se ampliaram no Rio de Janeiro por meio do Banco Itaú.

Um ano depois, em 1998, a empresa adquiriu o controle acionário do Banco do Estado de Minas Gerais, no processo de desestatização do sistema bancário nacional que ocorria neste período. Além disso, no cenário externo, a Itaúsa obteve o controle do Banco Del Buen Ayre e deu início ao Itaú Buen Ayre na Argentina.

O crescimento se manteve nos anos seguintes e, nos anos 2000, a empresa fez a aquisição do controle acionário de dois grandes bancos estaduais: o Banco do Estado do Paraná S.A e, em 2001, o Banco do Estado de Goiás.

Em 2002, o Itaú BBA foi criado em uma associação com o BBA Creditansalt. Em 2006, as operações se voltaram para o mercado latino e ampliaram a participação no Chile e no Uruguai por meio de acordos com o Bank Of America.

Já em 2008, as controladoras do Unibanco Holdings e da Itaúsa firmaram um acordo de unificação visando à expansão das operações e criaram o Itaú Unibanco S.A.

Se consolidando no mercado

sede itaúsa

Um ano depois, em 2009, ocorreu a associação entre o Itaú Unibanco e a Porto Seguro. A associação implementou a carteira de seguros oferecidas no segmento residencial e automotivo, por meio da participação de 30% nos resultados da empresa.

Em retrospecto, a carteira de aquisições da Itaúsa sofreu uma grande escalada, favorecendo assim um cenário de pioneirismo. Em 2017 foi a vez da Alpargatas entrar para o grupo, por meio de uma aquisição de R$ 3,5 bi.

No mesmo ano, a Itaúsa aproveitou o desdobramento das posições participativas na NTS e fez a aquisição de, aproximadamente, 7,65% de seu capital social, que custou US$ 292,3 milhões de dólares. Durante estes anos, a Duratex fez pesadas aquisições e se consolidou como a maior de seu segmento.

De lá pra cá, a Itaúsa vem participando de grandes movimentos de mercado, de olho nas atividades externas e no cenário interno. Os investimentos nacionais resultaram num acordo com a XP Investimentos e, no cenário internacional, as operações internacionais do Itaú Unibanco foram ampliadas.


Diretoria

Diretoria Executiva:

Alfredo Egydio Setubal (Presidente)

Alfredo Egydio Arruda Villela Filho

Roberto Egydio Setubal

Rodolfo Villela Marino

Frederico de Souza Queiroz Pascowitch

Maria Fernanda Ribas Caramuru

Priscila Grecco Toledo


Conselho administrativo

Conselho de Administração:

Henri Penchas

Alfredo Egydio Setubal

Ana Lúcia de Mattos Barretto Villela

Paulo Setubal Neto

Rodolfo Villela Marino

Victório Carlos De Marchi

Ricardo Egydio Setubal

Ricardo Villela Marino

Edson Carlos De Marchi


Perspectiva para o futuro

Portanto, podemos notar um crescimento estável e duradouro por parte da Itaúsa. As marcas integrantes do grupo, formadoras do conglomerado Itaúsa, apresentam uma consolidação inigualável em seus mercados, tanto as de capital aberto quanto as de capital fechado.

A demanda por gás natural com o crescimento de novas fontes de energia promete um futuro promissor para a Itaúsa através da NTS. No segmento industrial, a participação da Duratex cresce a cada ano e a empresa vem entregando bons resultados por meio de suas aquisições.

Do lado do varejo de bens de consumo da Alpargatas, é indiscutível o seu pioneirismo e, com isto, a Itaúsa tende a acertar em cheio no longo prazo.


Composição acionária

ITSA3 Acionista Quantidade Percentual
1 Controladores 1.828.486 63,27%
2 Free Float 1.061.351 36,73%
ITSA4 Acionista Quantidade Percentual
1 Controladores 1.024.861 18,56%
2 Free Float 4.496.117 81,44%