JB Duarte S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,6 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker JBDU3, JBDU4
Fundador José Baptista Duarte
Presidente da empresa Laodse Denis de Abreu Duarte
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A JB Duarte é uma empresa sem histórico consistente de pagamento de dividendos com apenas um pagamento no ano de 2008. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1914
Ano do IPO 1985
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos JB Duarte
Principais produtos

Os principais produtos da empresa são:

  • Exploração Comercial e Industrial
  • Exportação e Importação de Produtos Alimentícios
  • Acondicionamento de Produtos Alimentícios

Além disto a empresa possui participação em outras companhias como

  • Sueme Metalúrgica – Sisa Participação
  • Masaflex – Indústria e Comércio Participação
  • IOL – Itapecerica On Line Participação

O que a empresa faz?

A JB Duarte S.A é uma empresa brasileira que já atuou em várias áreas, desde a fabricação de produtos químicos até a indústria alimentícia.

Basicamente, ao ser fundada, a Indústria Baptista Duarte era uma fabricante de produtos químicos para a indústria têxtil. Posteriormente, ela atuou na produção de óleo de soja e de azeite.

Depois de passar por dificuldades, a empresa começou a comprar lotes rurais para venda. Por fim, nos últimos anos a empresa atuou adquirindo participações em empresas.

JB Duarte S.A - JBDU3, JBDU4

A JB Duarte S.A tem como foco a busca por empresas com perspectiva de crescimento saudável e constante para que ela obtenha retornos elevados com os investimentos.

Sendo assim, a empresa busca participar de companhias que façam parte de segmentos de atuação vinculados às possibilidades das tendências do desenvolvimento e do crescimento macroeconômico do Brasil.


Breve história da empresa

A história da Companhia José Batista Duarte teve início em 1914, quando foi fundada por José Baptista Duarte. Inicialmente, a empresa era focada na fabricação de anilinas e produtos químicos para indústrias têxteis.

Em 1919, a empresa começou a ampliar as suas atividades. Para isso, ela passou a fabricar produtos veterinários, com o lançamento do produto veterinário BENZOCREOL e de outros defensivos agrícolas usados na pecuária e lavoura.

Já em 1936, a empresa se tornou uma S.A. com a denominação de J.B. Duarte S.A. A empresa estava passando por uma fase de expansão e diversificação. Com isso, ela passou a produzir óleos vegetais para fins alimentícios e industriais.

JB Duarte S.A - JBDU3, JBDU4

Desse modo, em 1939, a empresa lançou o primeiro óleo de amendoim refinado para fins alimentícios com a marca VIDA. Desde então, a companhia passou a incentivar a produção dessa leguminosa, que até então, era pouco explorada como oleaginosa para uso alimentício.

Alguns anos depois, em 1942 por causa da dificuldade em importar azeite de oliva da Europa, por causa da Segunda Guerra Mundial, a JB Duarte lançou o óleo composto MARIA, que serviu como uma espécie de substituto ao azeite de oliva.

Essa marca se tornou líder nacional na categoria de óleos compostos e é sucesso até hoje. Ainda dentro do setor de óleos vegetais, a empresa incrementou a produção de óleos de milho, soja e girassol por meio das marcas GILDA, CERES e JB.

Na década de 80, a empresa aumentou o esmagamento de soja com o intuito de usar o óleo produzido no mercado interno e exportar os resíduos, conhecidos como farelo de soja, que possuem alto teor proteico e são usados na produção de ração animal para aves e suínos.

Com o intuito de diversificar a sua linha de produtos e agregar maior valor a eles, a empresa deu início a produção de gorduras vegetais hidrogenadas, cremes vegetais, sabão em pó e sabão em barras usando como matéria-prima o resíduo do refino dos óleos vegetais.

A década de 80 foi marcada também pela abertura de capital da empresa, realizada em 1985. Durante a década de 1990 a empresa começou a passar por dificuldades. Algumas das razões para isso são: aumento das despesas financeiras, controle de preços pelo governo e concorrência com exportadores de soja em grãos.

Nesse cenário, a empresa decidiu vender as suas marcas tradicionais e arrendar suas unidades fabris para terceiros.

Desde então, a JB Duarte realizou investimentos temporários em algumas empresas nos setores de provedores de internet, auto peças e cosméticos, com foco apenas na reestruturação das empresas e na sua venda depois da valorização.

JB Duarte S.A - JBDU3, JBDU4

Além disso, nos últimos anos a empresa adquiriu algumas áreas rurais com foco no fracionamento das mesmas em loteamento urbano e/ou condomínios fechados em zona rural.

Por fim, no mês de setembro de 2021, por meio de uma assembleia-geral extraordinária, os acionistas da JB Duarte aprovaram a mudança do nome da JB Duarte para Blue Tech Solutions E.Q.I. Desse modo, o código de negociação da empresa foi alterado para EQIC3.


Diretoria

Laodse Denis de Abreu Duarte – Diretor Presidente e Superintendente

Edison Cordaro – Diretor de Relações com Investidor


Conselho administrativo

Fabio Aylton Casal de Rey – Presidente

Laodse Denis de Abreu Duarte – Vice-Presidente

Marcos Antonio Osti – Membro


Principais concorrentes

Monteiro Aranha – MOAR3

Battistella – BTTL4

Andrade Gutierres Concessões – ANDG4B

Springer – SPRI3


Perspectiva para o futuro

O futuro da JB Duarte, atual Blue Tech Solutions, é incerto. Isso porque, a empresa está em recuperação judicial.

Logo, como são poucas as empresas no Brasil que conseguem superar uma recuperação judicial, não sabemos como será o futuro da companhia.

Inclusive, a empresa chegou a ter a sua falência decretada pela Justiça de São Paulo e a bolsa suspendeu a negociação das suas ações.


Composição acionária

JBDU3 Acionista Percentual
1 Duagro Administração E Participações S/a 51,26%
2 Fábio Aylton Casal de Rey - Espólio 6,67%
3 Fazenda São Pedro Das Araucárias Agropecuária Ltda 3,46%
4 Demais Acionistas 14,58%
5 Kracow Participações S/a 10,69%
6 Helio Casal de Rey 6,67%
7 Marco Aurélio Casal de Rey 6,67%
JBDU4 Acionista Percentual
1 Duagro Administração E Participações S/a 0,05%
2 Fábio Aylton Casal de Rey - Espólio 6,63%
3 Fazenda São Pedro Das Araucárias Agropecuária Ltda 9,80%
4 Demais Acionistas 37,50%
5 Kracow Participações S/a 28,06%
6 Contibrasil Comércio E Exportação de Grãos Ltda 4,72%
7 Helio Casal de Rey 6,63%
8 Marco Aurélio Casal de Rey 6,63%