Linx

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LINX3
Fundador Nércio Fernandes
Presidente da empresa Alberto Menache
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 2013. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor solução BPM do BR Week 2018 / Melhor solução PDV do BR Week 2018 / Melhor ERP para e-commerce pela E-Awards
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1985
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Tecnologia
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Linx
Principais produtos

A Linx é a maior provedora de softwares para varejo do Brasil. Suas aplicações atendem diversos segmentos do setor. Os produtos da empresa são:

  • Gestão e performance para Varejo Físico;
  • Automação e informatização de meios de pagamento;
  • Transformação digital.
  • Comércio eletrônico (e-commerce);
  • Conta digital linx;
  • Mobilidade.

O que a empresa faz?

A Linx é uma empresa do segmento de programas e serviços, focada na oferta integrada de produtos, especialmente para o público varejista. Como parte do portfólio de produtos, a empresa oferece softwares de automação comercial, bem como completos sistema de programação e plataforma de e-commerce.

Linx - LINX3

De modo geral, a Linx possui um modelo de negócio baseado no cloud-based, ou seja, um programa de nuvem, sendo líder no mercado nacional e uma das maiores empresas da América Latina. Além disso, o modelo de negócio ainda inclui o software como serviço (software-as-a-service – SaaS).

Os produtos ofertados pela Linx podem ser encontrados em uma plataforma integrada, onde a empresa oferece soluções de pagamento, ferramentas para gestão empresarial, serviços de e-commerce e omni-channel. O oferta de soluções ocorre, então, por meio de uma plataforma de ponto a ponto (end to end plataform).

Como linhas de produção, a Linx trabalha por meio de três segmentos, sendo a linha de produtos Linx Core, a Linx Digital e a Linx Pay Hub. Todas as linhas de produção operam de forma integrada, onde a empresa consegue proporcionar aos clientes soluções de forma conjunta e mais abrangente.

Linx - LINX3

Grande parte dos serviços prestados pela empresa ocorre de forma orgânica e independente. Apesar disso, o crescimento da Linx também é fruto das aquisições estratégicas, visando a expansão das ofertas de produtos e das próprias operações. Entre 2008 e março de 2020, por exemplo, a empresa realizou 33 aquisições.

A oferta de ações ordinárias na bolsa de valores foi feita em 2013, onde a empresa se tornou uma das maiores empresas de tecnologia listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3.

Linhas de produtos

O Linx oferece três linhas de produtos principais:

  • Linx Core;
  • Linx Digital;
  • Linx Pay Hub;

Linx Core

Linx - LINX3

A Linx Core é uma linha de produtos focada na oferta de sistemas de gestão empresarial integrada, sendo a principal linha de produtos da Companhia.

De forma geral, a empresa atende à diversos clientes do varejo, em diferentes linhas de operação, como farmácias, lojas de vestuário, concessionárias de veículos, utilidades domésticas, lojas de materiais de construção, etc.

Os produtos que a empresa oferece por meio da Linx Core são:

  • Softwares de automação empresarial;
  • Aplicativos de planejamento de recursos empresariais – onde são disponibilizadas uma gama de opções, como gestão financeira, fiscal e contábil, programas de fidelidade, recursos interconectados, etc.

Linx Digital

Linx - LINX3

Lançada em 2018, a Linx Digital é uma plataforma e aplicativo de e-commerce onde os clientes podem realizar compras omni-channel. A plataforma engloba vendas tanto para os varejistas quanto para seus clientes.

Para tender a demanda, a Linx Digital é dividida em categorias, como:

  • Linx Commerce – plataforma e-commerce;
  • Linx Impulse – categoria especializada em soluções como pesquisa, recomendação e recuperação de anúncios e clientes, baseada em big data e machine-learning;
  • Linx Omni – solução integrada de canais de distribuição e estoque, baseada na tecnologia OMS.

Linx Pay Hub

A linha de produtos Linx Pay Hub é divindade, também, em segmentos para melhor atender os clientes. Assim, a empresa oferece uma variedade de produtos e soluções voltadas para os lojistas, como:

  • Linx Pay;
  • Split de pagamentos;
  • Conta digital Linx;
  • QR Code Linx;
  • Link de pagamentos

Com o QR Linx, por exemplo, a empresa disponibiliza soluções totalmente integradas, onde é possível realizar pagamento digital e conciliação com carteiras eletrônicas de parceiros.

Linx - LINX3


Breve história da empresa

A história da Linx teve início em 1985 e, assim que foi fundada, a empresa já começou atendente pequenos negócios no estado de São Paulo, na região do Brás e Bom Retiro. Uma das primeiras atividades que desenvolveu foi o MicroMalhas, um programa destino ao varejo de modo.

Linx - LINX3

O software se transformou no principal meio de divulgação da empresa que, em 1990, transformou o MicroMlhas no software Linx ERP, onde atendia variados segmentos do varejo. No ano 2000, a empresa começou o processo de crescimento e, como parte das ações de expansão, iniciou o programa de venda do Linx ERP.

Em síntese, o programa foi criado para incorporar e treinar o sistema que já estava em andamento nas regiões da empresa. No mesmo ano, a Linx criou, também, a Linx Logística, segmento focado em atender as demandas internas da Companhia.

Ao longo dos anos, como a empresa funcionava por meio de divisões (Linx Sistemas, Linx Logísticas e Linx Telecom), a Companhia decidiu unificar as unidades de negócio por meio de uma holding. Assim, foi criada a Linx S.A que, mais tarde, recebeu apoio do BNDS para que fosse possível a realização de aquisições e posterior ampliação das operações.

Linx - LINX3

Já em 2011, após fechar parceria com a General Atlantic, a empresa receu investimento do fundo americano de “private equity”. Em 2013, a Linx deu início à oferta de ações na bolsa de valores, no Novo Segmento, o mais alto nível de governança da B3.

Em 2015, ao completar 30 anos no mercado de programas e serviços, a Linx aderiu à uma nova marca, além de um novo posicionamento com o slogan “Software que move o varejo”. Desde então, a empresa realizou inúmeras aquisições e, com isso, integrou os sistemas operacionais e desenvolveu a comercialização de software nos mais variados meios varejistas.

Linx - LINX3


Diretoria

Alberto Menache (Diretor Presidente)

Gilsinei Valci Hansen (Diretor Vice-Presidente de Operações)

Jean Carlo Klaumann (Diretor Vice-Presidente de Operações)

Flávio Mambreu Menezes (Diretor Vice-Presidente de Marketing e RH)

Antonio Ramatis Fernandes Rodrigues (Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Ri)

Dênis Nieto Piovezan (Diretor Vice-Presidente de Operações)


Conselho administrativo

Nércio José Monteiro Fernandes (Presidente)

Alberto Menache (Vice-Presidente)

Alon Dayan

João Cox

Roger de Barbosa Ingold


Principais concorrentes

Sinqia (SQIA3)

LocaWeb (LWSA3)

Totvs (TOTS3)

IdeiasNet (IDNT3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Linx é uma das maiores empresas do segmento de tecnologia da América Latina. Além disso, a Companhia é líder em termos de receita no cenário nacional. Como foco de atuação, a Linx apresenta soluções voltadas para desenvolvimento de software no geral, onde desenvolve de forma integrada as linhas de produção.

Nitidamente, a ampla oferta de soluções, que envolvem uma plataforma de ponta a ponta (end to end plataform), dá a empresa a possibilidade de trabalhar com ferramentas para gestão empresarial, bem como aplicações para e-commerce e soluções de pagamento, por meio de linhas de produção próprias.

Linx - LINX3

Dessa forma, a empresa possui estratégias de adaptação que envolvem a solução de software e serviços simplificados para os clientes do varejo, por meio de soluções integradas. Fator este, inclusive, que faz a Linx ser referência no segmento em que atua.

Portanto, sua projeção futura deve incluir o desenvolvimento de novos produtos, a fim de incrementar o portfólio da empresa, bem como incluir novas soluções integradas de processamento de pagamento, por exemplo, se mantendo atualizada com as mudanças do mercado.


Composição acionária

LINX3 Acionista Percentual
1 Genesis Investment Management 5,34%
2 Nércio José Monteiro Fernandes 5,73%
3 Alberto Menache 4,52%
4 Alon Dayan 3,66%
5 Daniel Mayo 0,33%
6 Gic Private Limited 9,98%
7 Itaú Unibanco S.A. 5,04%
8 J O Hambro Capital Management Limited 5,10%
9 Ações Tesouraria 6,25%
10 Free Float 54,05%