Restoque S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LLIS3
Fundador Waltraut Guida e Rahyja Afrange
Presidente da empresa Livinston Martins Bauermeister
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Restoque é uma empresa que distribui seus dividendos consecutivamente desde 2009. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.Diretor Financeiro

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1982
Ano do IPO 2008
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Restoque
Principais produtos

A empresa atua no segmento de varejo de moda e artigos de vestuário. A principal vantagem competitiva da companhia é seu portfólio de marcas e produtos. A Restoque S.A é dona das seguintes marcas:

  • Le Lis Blanc
  • Dudalina
  • John John
  • Bo.Bô
  • Rosa chá
  • Individual
  • Base

O que a empresa faz?

A Restoque é uma empresa com atuação no segmento de varejo de moda e de artigos de vestuário de alto padrão.

Restoque S.A - LLIS3

A Restoque possui várias marcas de renome no mercado, tais como:

  • Le Lis Blanc: Essa é a principal marca da empresa. Ela comercializa desde produtos de vestuário até decoração de casa.
  • Dudalina: A Dudalina é considerada como a principal marca de camisetas de alto padrão em todo o Brasil.
  • John John: Essa marca tem como foco a comercialização de jeans. Ela aposta em design e lavagem exclusivos.
  • Bo.Bô (Bourgeois Bohême): É uma marca de roupas e calçados premium e acessórios exclusivos.
  • Rosa chá: Essa marca tem como foco a oferta de vestuário e acessórios para o público jovem feminino.
  • Individual: Por fim, a Individual é uma marca com foco no público masculino de alto poder aquisitivo. 

Todas as marcas da Restoque são exclusivas e com público alvo bem definido. Desse modo, cada marca conta com o seu time de estilistas exclusivos, que analisam e compreendem as tendências de todos os mercados.

Sendo que os estilistas são apoiados pelas equipes de compras, planejamento, fornecimento, fabricação, controle de qualidade e logística. Os produtos das marcas da Restoque, estão disponíveis tanto em lojas físicas, quanto online.

Restoque S.A - LLIS3

Sendo que a operação de distribuição e comercialização ocorre através de lojas próprias e multimarcas. A empresa conta com 286 lojas próprias, 7 marcas distintas, 14 franquias brasileiras, 15 franquias estrangeiras e 39 outlets.

No total, a companhia distribui e vende seus produtos para mais de 4,8 mil lojas multimarcas no mercado nacional (que corresponde a 4,4 mil) e no mercado internacional.

Para atender a toda essa demanda de produção, a Restoque possui 4 fábricas localizadas em: Goiás, Santa Catarina e Paraná e centros de distribuição em São Paulo e Goiás.


Breve história da empresa

A história da Restoque teve início em 1982, quando Waltraut Guida e Rahyja Afrange criaram a Restoque Comércio de Roupas Ltda. Em 1988, com o intuito de desenvolver um negócio de moda feminina com foco no público de alto padrão aquisitivo, foi criada a Le Lis Blanc.

Desse modo, em 1988 foi inaugurada a primeira loja Le Lis Blanc, no Shopping Iguatemi, em São Paulo capital. Nos anos seguintes, a companhia focou na expansão das suas atividades.

Restoque S.A - LLIS3

Sendo assim, entre 1988 e 2005, a empresa cresceu suas atividades no varejo, lançou o canal multimarcas e abriu lojas em várias cidades do Brasil. Depois disso, a companhia passou os três anos seguintes expandindo o seu portfólio.

Logo, ela adicionou em seu portfólio as linhas de produtos de decoração e de vestuário infantil. Com isso, além de diversificar sua linha de produtos, ela reforçou a associação da marca com um estilo de vida sofisticado.

A abertura de capital veio em 2008 e a companhia usou os recursos captados para expandir a base de lojas próprias, recomprar lojas licenciadas e começar o processo de expansão das suas marcas.

O resultado disso é que a empresa aumentou em 200% o número de lojas durante o ano de 2008, passando de 11 lojas próprias em janeiro para 33 lojas próprias no final do ano. Além disso, a empresa também comprou a Bo.Bô, em 2008.

Na época em que foi comprada, a Bo.Bô tinha somente uma loja showroom e alguns poucos produtos. No entanto, a Restoque fez o reposicionamento da Bo.Bô e ampliou o seu portfólio.

O resultado disso é que atualmente a Bo.Bô é a marca de mais alto padrão da Restoque, sendo comercializada em 35 lojas próprias e 210 boutiques multimarcas.

Restoque S.A - LLIS3

Já em 2011, a Restoque comprou a John John, uma empresa que fazia a comercialização de jeans em uma pequena rede de atacado. No ano seguinte, a linha de produtos da John John foi ampliada e a marca foi lançada no varejo através de lojas próprias.

Sendo assim, hoje a John John conta com 55 lojas próprias e é comercializada por 1.512 lojas multimarcas. No ano de 2012 a Le Lis Blanc teve a adição de duas linhas: a Le Lis Beauté, uma linha de cosméticos e produtos de beleza e a Noir, Le Lis, uma linha de produtos de vestuário masculino.

Ainda em 2012, a Restoque adquiriu os direitos da marca Rosa Chá. Depois disso, ela expandiu o conceito da marca, que antes era restrito à moda praia e aumentou o seu portfólio para que incluísse também moda casual e jovem.

O relançamento da marca Rosa Chá ocorreu em 2014 e hoje ela conta com 19 lojas próprias. Posteriormente, a Restoque incorporou as ações da Dudalina. Com isso, a empresa agregou ao seu portfólio uma das marcas mais famosas de camisas de alto padrão. Sendo que a Dudalina era dona das marcas Individual e Base.

Em resumo, a Dudalina foi criada em 1957 pelo casal Rodolfo Francisco de Souza Filho (conhecido como Duda) e por Adelina Clara Hess de Souza. Com as aquisições e reestruturações de empresas, a Restoque se tornou ao longo do tempo, um dos principais grupos de marcas de alto padrão.

Restoque S.A - LLIS3

Em 2020 com a pandemia da Covid-19, a empresa sofreu com o fechamento do comércio. No entanto, ela também aproveitou para expandir as vendas online. Sendo assim, as vendas online aumentaram 84,4% e corresponderam a 15% do total de vendas em 2020.

É claro que a Restoque sentiu os impactos do fechamento do comércio, mas ela soube usar bem os meios digitais. Por exemplo, ela aderiu à modalidade de entrega “super expressa”. Com isso os seus clientes recebiam o produto no mesmo dia ou no dia seguinte.


Diretoria

SUBSTITUIR OS LINKS, COLOCAR OS LINKEDINS DO PESSOAL. CASO NAO ACHE COLOCAR O SITE DE RI MESMO

Fernando Pedroso dos Santos – Diretor Financeiro

Jean Michel Passos – Diretor de Relações com Investidores e de Planejamento Financeiro

Alissa Exel Nunes Prince Lemos – Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Renata Caldeira Viacava – Diretora de Supervisão de Lojas

Andrea Corbioli – Diretoria de Recursos Humanos

Rogério Okada – Diretor de Abastecimento e Logística da Companhia

Yuji Nagata – Diretor de Produtos e Supply Chain

Constantino Borssato – Diretor de Atacado e Franquias

Adilson Serrano da Silva – Outros Diretores


Conselho administrativo

Marcelo Faria de Lima – Presidente do Conselho de Administração

Márcio da Rocha Camargo – Vice-Presidente do Conselho de Administração

Alexandre Sampaio Fialho

Piero Paolo Picchioni Minardi

Patrice Philippe Nogueira Baptista Etlin

Adilson Serrano da Silva


Principais concorrentes

Lojas Renner – LREN3

C&A Modas – CEAB3

Lojas Marisa – AMAR3

Arezzo&CO – ARZZ3


Perspectiva para o futuro

Apesar de ter aumentado as suas vendas online, a Restoque não ficou de fora dos efeitos da Covid-19. Com isso, em 2020 ela entrou em recuperação extrajudicial. Basicamente, a Restoque precisa de um aumento de capital de R$ 150 milhões, de acordo com o estabelecido no plano negociado com os credores.

Restoque S.A - LLIS3

Sendo que, de maneira geral, os seus credores são bancos e fundos de investimento. Enfim, o mercado está com grandes expectativas sobre o futuro da Restoque e para saber como irá se desdobrar essa situação.


Composição acionária

LLIS3 Acionista Percentual
1 Marcelo Faria de Lima 26,07%
2 Marcio Da Rocha Camargo 18,15%
3 Fundos Sob Gestão Da Warburg Pincus 16,25%
4 Fundos Sob Gestão Da Advent International 15,82%
5 Free Float 23,71%