Lopes Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LPSB3
Fundador Francisco Lopes
Presidente da empresa Marcos Bulle Lopes
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Lopes Brasil distribuiu dividendos consecutivamente de 2010 a 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Master Imobiliário em 2008 e 2012 / Prêmio IG-Insper 2012
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1935
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Lopes Brasil
Principais produtos

A LPS Brasil atua na intermediação imobiliária nos mercados primário (lançamentos) e secundário (imóveis de terceiros), e na promoção de financiamentos imobiliários através da CrediPronto.

O que a empresa faz?

A Lopes Brasil atua na intermediação imobiliária nos mercados primários (lançamentos) e secundários (imóveis de terceiros). Ela atua ainda na promoção de financiamentos imobiliários por meio da CrediPronto, uma joint venture criada em 2007 com o Banco Itaú.

Além disso, a subsidiária Lopes Consultoria Imobiliária e as companhias controladas, realizam corretagem e intermediação imobiliária para vendedores e consumidores finais de imóveis, tanto no segmento de alto padrão, quanto no segmento de médio padrão e econômico.

Lopes Brasil - LPSB3

Para os clientes incorporadores, a empresa oferece serviços de intermediação imobiliária de empreendimentos residenciais, comerciais, flats, hotéis, loteados e outros.

Ela ainda presta consultoria no processo de concepção e desenvolvimento de projetos de lançamentos imobiliários, o que inclui a prospecção de terrenos e negócios, o planejamento e o desenvolvimento de produtos imobiliários, bem como a elaboração de estratégias de marketing dos empreendimentos.

Por outro lado, para os consumidores finais, a companhia oferece serviços de intermediação imobiliária de unidades de lançamentos de empreendimentos, que consistem em consultoria financeira e contratual quanto às condições de compra de imóveis.

Já no mercado de intermediação de imóveis de terceiros, isto é, no mercado secundário, a empresa oferece serviços de intermediação imobiliária a clientes compradores e clientes vendedores por meio das suas lojas e plataformas online.

Sendo que, no mercado secundário, a companhia atua por meio de imobiliários associados que usam uma plataforma única com modelo de comercialização em rede, chamado de Rede Lopes.

Lopes Brasil - LPSB3

Em relação aos números da Lopes Brasil, a empresa atua em 10 estados e no Distrito Federal, em todos os segmentos de renda do mercado imobiliário.

Desde a sua abertura de capital, em 2006, a empresa já intermediou 450 mil unidades e possui R$ 23 bilhões de VGV financiado pela CrediPronto. Por fim, vale destacar que a companhia conta com mais de 9 mil corretores associados e mais de 526 funcionários.


Breve história da empresa

A Lopes Brasil foi fundada em São Paulo, em 1935, por Francisco Lopes. Nos anos 40, a empresa intermediou um dos primeiros edifícios em formato de condomínio.

Em 1950, a Lopes Brasil foi uma das empresas pioneiras no uso de divulgação de empreendimentos imobiliários através de propagandas de televisão.

Já na década de 60, a companhia deu início às parcerias de longo prazo com a Gomes de Almeida Fernandez, atual Gafisa.

Lopes Brasil - LPSB3

Posteriormente, na década de 80, a Lopes Brasil focou na expansão dos polos comerciais mais importantes da cidade, tais como Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Marginal Pinheiros e Eng. Luís Carlos Berrini.

Sendo assim, ela participou da intermediação de unidades antes da construção do empreendimento. Ainda na década de 80, a Lopes Brasil deu início a intermediação de flats.

Na década seguinte, a empresa conquistou o seu primeiro Prêmio Top Imobiliário (criado pela EMBRAESP), como Maior Corretora Imobiliária.

Anos depois, em 2006, a Lopes Brasil realizou a sua abertura de capital e as suas ações se tornaram disponíveis para negociação. Na bolsa, a empresa faz parte do setor financeiro e do segmento de intermediação imobiliária.

Além disso, a empresa deu início a sua expansão geográfica no mercado primário através de aquisições e operações greenfield. No ano de 2007, a Lopes Brasil estabeleceu uma joint venture com o Banco Itaú e criou a CrediPronto.

Em resumo, o foco da CrediPronto é a promoção de financiamentos imobiliários. Sendo que a Lopes Brasil tem 50% de participação na joint venture.

Lopes Brasil - LPSB3

Por fim, em 2010, a Lopes Brasil fez um follow-on na BM&FBovespa. Com isso ela captou R$ 207 milhões que foram usados para financiar a expansão do negócio por meio de novas aquisições.


Diretoria

Marcos Bulle Lopes (Diretor Presidente)

Francisco Lopes Neto (Diretor Vice-Presidente)

Beatriz Machert Lavieri (Diretora de Relações com Investidores)

Robson Pereira Paim (Diretor de Novos Negócios e Diretor Financeiro)

Cyro Naufel Filho (Diretor Técnico)


Conselho administrativo

Edward Jorge Christianini (Presidente do Conselho de Administração)

Francisco Lopes Neto (Vice-presidente)

Marcos Bulle Lopes

Marcello Rodrigues Leone

Maurício Curvelo de Almeida Prado

Alcides Lopes Tápias


Principais concorrentes

Brasil Brokers S.A. (BBRK3)


Perspectiva para o futuro

Existem alguns fatores que contribuem positivamente na perspectiva futura da Lopes Brasil.

Por exemplo, a empresa está apostando no alto volume de dados para que, através da tecnologia, possa atender melhor os seus clientes e gerar lucros para o negócio.

Desse modo, a companhia pretende aumentar o seu market share nas três unidades de negócio: intermediação das operações próprias imobiliárias, franquias e CrediPronto.

Lopes Brasil - LPSB3

Portanto, o que a Lopes Brasil pretende fazer é trabalhar para que os seus números cresçam e para que os indicadores em todas as frentes melhorem.

Segundo a Lopes Brasil, o objetivo da empresa é crescer, ser líder em seu mercado de atuação e não abrir mão da rentabilidade.


Composição acionária

LPSB3 Acionista Percentual
1 Rosediamond LLP 21,18%
2 Marcos Bulle Lopes 11,40%
3 F.I.M Crédito Privado Mocastland 6,98%
4 Tork Capital Gestão de Recursos LTDA. 5,66%
5 Francisco Lopes Neto 3,92%
6 São Francisco Participações Ltda. 0.003%
7 Free Float 50,85%