MRS Logística

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MRSA3B, MRSA5B, MRSA6B
Fundador Companhia Siderúrgica Nacional
Presidente da empresa Guilherme Segalla de Mello
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos a partir de 2019. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios "Melhor Operadora de Cargas do Brasil" pela Revista Ferroviária, nos anos de 2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2012, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2018; "Melhor Operadora Ferroviária de Carga" pela revista Maiores do Transporte & Melhores do Transporte em 2018; "Melhor Operadora Logística" pela Revista Ferroviária 2017; Prêmio Estadão Empresas Mais, em 2018;
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1996
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da MRS Logistica
Principais produtos

Dispondo de 770 locomotivas e 19 mil vagões, a companhia é responsável por:

  • Transporte de cargas;
  • Serviços logísticos;
  • Soluções multimodais;
  • Operações portuária de terminais de distribuição;

O que a empresa faz?

A MRS Logística é uma operadora ferroviária de carga atuante nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, cobrindo 1643 km na região. Fundada no ano de 1996 após ser passada a iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional.

Atualmente dispõe de 770 locomotivas, e 19 mil vagões, onde transporta quase 20% da exportação nacional.  Responsável pela carga de minérios, produtos siderúrgicos, cimento, bauxita, e commodities agrícolas e até mesmo containers, a MRS ainda oferece soluções logísticas, como o planejamento e desenvolvimento de soluções multimodais, e serviços ferroviários customizados.

A companhia tem investido na responsabilidade social empresarial, procurando focar em um trabalho constante de conscientização e orientação em comunidades que possuem proximidades com as linhas férreas. Também possui programas de diálogo e promoção de bem-estar com as famílias de seus colaboradores.


Breve história da empresa

Fundada em 1996, após o estado transferir para a iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. A extensão ferroviária correspondente a 1673 km foi adquirido em leilão de privatização pelo grupo liderado pela CSN, Companhia Siderúrgica Nacional.

O trecho pertencente à companhia corresponde ao que outrora foi conhecido como Estrada de Ferro Central do Brasil, fundada em 1858 conectando os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Atualmente a empresa está entre as principais ferrovias de carga do mundo, com capacidade de produção 3 vezes superior à registrada em sua fundação, na década de 90. Ademais, a MRS tem buscado inovar em sua frota de vagões, sendo considerada pioneira de vagões de minério com alta capacidade de performance.


Diretoria

Guilherme Segalla de Mello (Diretor Presidente)

Félix Lopez Cid (Diretor de Projetos e Obras)

Alexandre Claro Fleischhauer (Diretor de Engenharia e Manutenção)


Conselho administrativo

Luis Fernando Barbosa Martinez  (Presidente)

Alejandro Daniel Laiño

Carlos Hector Rezzonico

Enéas Garcia Diniz

Marcelo Cunha Ribeiro

Marcelo Leite Barros

Sônia Zagury

Viktor Nigri Moszkowicz

Wendel Gomes da Silva

William Ignácio Dias


Principais concorrentes

Cosan Logística (RLOG3)

Rumo Logística (RAIL3)


Perspectiva para o futuro

Sendo uma companhia constituída como sociedade anônima que oferece serviços públicos, a MRS reconhece seu papel de responsabilidade social e a relação de riscos que pode surgir na gestão de suas atividades, por tal razão, o grupo tem buscado trabalhar constantemente seus programas de auditoria interna, tanto quando seu conjunto de diretrizes emergenciais.

Durante os anos de 2020 e 2021, o grupo tem desenvolveu o projeto SLOA, Sistema de Locomotiva Operada Automaticamente. Uma inovação para atender a operação do trecho do Terminal do Andaime, em Minas Gerais, que estava interditado após o rompimento de uma barragem.

Com indicadores que podem ser comparados as mais seguras ferrovias do exterior, a MRS Logistica procura exercer suas atividades com segurança e produtividade, focando no uso intensivo de tecnologia e uma cultura de inovação, além de sempre correlacionar suas boas práticas de segurança com seus projetos sociais.


Composição acionária

MRSA3B Acionista Percentual
1 Companhia Siderúrgica Nacional - CSN 19%
2 CSN Mineração S.A. 19%
3 Mineração Brasileira Reunidas S.A. 33%
4 Vale S.A 11%
5 Usiminas Participações e Logistica S.A 11%
6 Gerdau S.A. 1%
7 Outros 6%