Instituto Hermes Pardini

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker PARD3
Fundador Hermes Pardini
Presidente da empresa Roberto Santoro Meirelles
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2017. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios AACC 2017 - Premiações Pesquisa / Cannes Leão de Ouro / Top of Mind Marcas de sucesso Minas Gerais / XVII Prêmio Minas Desempenho Empresarial - Melhores e Maiores Empresas
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1959
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Instituto Hermes Pardini
Principais produtos

Entre os serviços oferecidos por suas unidades próprias, além de análises clínicas, estão: diagnóstico por imagem, vacinas, provas funcionas, criopreservação, genética humana e veterinária.

A companhia possui dois canais de coleta de exames complementares:

  • Unidades (PSC): oferecem diretamente aos clientes finais uma variedade completa de produtos e serviços, incluindo coleta de amostras para exames de análises clínicas, exames de imagem e vacinas.
  • Apoio (Lab-to-Lab): realizam exames de análises clínicas especializados para outras empresas do setor de saúde, como laboratórios, clínicas e hospitais em todo o Brasil, atendendo mais de 6 mil laboratórios.

O que a empresa faz?

A Hermes Pardini é uma empresa de Medicina Diagnóstica, com mais de 60 anos de história. É considerada uma empresa referência no país, por conta da qualidade dos serviços prestados, bem como pela qualificação do corpo técnico e resultados obtidos no campo de pesquisa e desenvolvimento. 

Instituto Hermes Pardini - PARD3

Além do centro de diagnóstico, a Hermes Pardini possui mais dois canais de coleta complementares: as unidades (PSC), que oferecem serviços de coletas de amostras para exames de análises clínicas, exames de imagem e vacinas, e o apoio (Lab-to-Lab), que possui foco na realização de exames de análises clínicas especializadas para outras empresas do setor de saúde, como clínicas, laboratórios e hospitais. 

Ao todo, a empresa realiza mais de 8 mil tipos de exames e, por ano, são mais de 100 milhões de exames realizados. Para atender todo o volume de operação, a Hermes Pardini desenvolveu o Núcleo Técnico Operacional (NTO), uma das maiores plantas especializadas em análises clínicas do mundo.


Breve história da empresa

A história da Hermes Pardini começou em 1959, quando a empresa foi fundada pelo Dr. Hermes Pardini, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 1977, a companhia se tornou uma sociedade civil por quotas de responsabilidade limitada. Já em 2011, a empresa passou a ser uma sociedade por ações. 

Ainda hoje a família Pardini é a que mais possui ações na empresa. Os irmãos Victor Pardini, Regina Pardini e Aurea Pardini possuem juntos 64,7% do capital social da companhia. 

Instituto Hermes Pardini - PARD3

Seguindo os avanços do setor médico no Brasil, a Hermes Pardini deu início às suas atividades de anatomia patológica em 1994. Mais tarde, em 1997, a empresa inovou ao lançar uma variedade de serviços voltados no Lab-to-Lab. 

Um ano depois, em 1998, o Dr. Hermes Pardini criou o departamento especializado em genética humana. Já em 2011, como forma de intensificar a estratégia de expansão geográfica e implementar seu plano de negócios, a empresa estabeleceu um acordo de investimento com a GIF Aperana Participações S.A.

Em 2012, a empresa continuou com o plano de expansão e, como parte do processo de crescimento, adquiriu empresas do setor de diagnóstico, como Digimagem, Progenética e Diagnóstika, Centro de Medicina Nuclear de Guanabara, dentre outras. 

Instituto Hermes Pardini - PARD3

Atualmente, a empresa atende mais de 6 mil clientes em mais de 1.900 cidades brasileiras, por meio do canal de Lab-to-Lab. Além disso, possui 124 unidades no PSC e atende mais de 16 mil pacientes em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro. 


Diretoria

Roberto Santoro Meirelles (Diretor Presidente / Superintendente)

Adriana Rolla Linhares (Diretora Executiva de Negócios)

Alessandro Clayton de Souza Ferreira (Diretor Vice-Presidente Comercial e de Marketing)

Camilo de Lelis Maciel Silva (Diretor de Relações com Investidores)

Guilherme Birchal Collares (Diretor Executivo de Operações)


Conselho administrativo

Victor Cavalcanti Pardini (Presidente do Conselho de Administração)

Carlos Emílio Bartilotti

Regina Pardini

Roberto Antônio Mendes

Sidney Levy


Principais concorrentes

Fleury (FLRY3)

NotreDame Intermédica (GNDI3)

Alliar (Centro de Imagem Diagnósticos) (AALR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o Grupo Hermes Pardini é uma das maiores empresas de Medicina Diagnóstica do país. Além de prestar serviços à população, o grupo é pioneiro no mercado de apoio laboratorial, bem como na assessoria especializada a empresas do setor de saúde, como clínicas, laboratórios e hospitais. 

Instituto Hermes Pardini - PARD3

Ao todo, o Grupo Hermes atende mais de 5,7 mil laboratórios em todo o país. Nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, a empresa detém 120 unidades próprias de atendimento ao paciente, onde oferece exames de análises clínicas, vacinas, diagnóstico por imagem, check-up e exames de alta complexidade. 

Portanto, como projeção futura, a empresa deve aumentar os investimentos em tecnologia e logística, com o intuito de reforçar a liderança no segmento Lab-to-Lab. Além disso, é possível esperar que a empresa permaneça como uma das maiores em medicina diagnóstica do Brasil. 


Composição acionária

PARD3 Acionista Percentual
1 Regina Pardini 21,60%
2 Victor Cavalcanti Pardini 21,58%
3 Áurea Maria Pardini 21,58%
4 Dynamo Administração de Recursos Ltda* 5,02%
5 Ações em Tesouraria 0,62%
6 Free Float 29,60%