RaiaDrogasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker RADL3
Fundador Fusão entre Drogasil e Droga Raia
Presidente da empresa Marcílio D‘Amico Pousada
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1997. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 17º Prêmio Broadcast Empresas 2017 / Melhores e Maiores de Exame / Prêmio Empresas Mais 2018
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2011
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da RaiaDrogasil
Principais produtos

A companhia, constituída de duas marcas de grande peso no Brasil (Drogasil e Droga Raia) , trabalha no varejo e distribuição/comercialização de produtos como:

  • Medicamentos em geral;
  • Cosméticos;
  • Produtos de higiene e perfumarias;
  • Saúde e cuidados;
  • Alimentos e vitaminas;
  • Higiene e cuidados.

A empresa se destaca no segmento tecnológico, sendo uma das únicas a implementar o conhecido sistema omnichannel em suas operações no varejo farmacêutico.

O que a empresa faz?

A Raia Drogasil é uma rede de farmácias que surgiu a partir da fusão de duas grandes do varejo farmacêutico, a Droga Raia e a Drogasil. Especializada em drogarias, a Raia Drogasil é líder no mercado em que atua, presente em 23 estados brasileiros, com mais de 2.100 lojas.

RaiaDrogasil - RADL3

A princípio, a rede de farmácias foi criada como sociedade anônima, em 2011. Além das redes de drogaria, a Raia Drogasil também trabalha com serviços e marcas exclusivas. Possui como principal atividade varejista o comércio de medicamentos, bem como produtos de higiene, perfumaria e cosméticos.

Além dos produtos comercializados por meio as marcas Drogasil e Droga Raia, além da Drogaria Onofre, a Companhia também possui serviços que são ofertados através de marcas próprias, como a B-Well, Le Pop, Caratech, Needs, Triss e Nutrigood.

RaiaDrogasil - RADL3

No mercado farmacêutico nacional, a Raia Drogasil detêm de 97% de atendimento por meio das lojas físicas e das plataformas próprias de vendas. Além disso, trabalha, no setor de serviços, com 4Bio Medicamentos Especiais e Univers.

De forma geral, a primeira atividade que deu início aos negócios da Raia Drogasil foi a fundação da Pharmacia Raia, em 1905. Alguns anos mais tarde, em 1935, surgiu a Drogasil, por meio da fusão das drogarias Bráulio e Brasil. Somente em 2011, as duas varejistas realizaram a fusão, totalizando, juntas, 200 anos de história.

Marcas

A Raia Drogasil trabalha com três marcas do ramo de drogarias: Drogasil, Droga Raia e Onofre. Em síntese, as três marcas são líderes no setor em que atuam, oferendo produtos diversos relacionados à saúde, como medicamentos, itens de higiene, perfumaria e cosméticos.

Drogasil

RaiaDrogasil - RADL3

A Drogasil é uma rede de farmácias que nasceu a partir da fusão de duas farmácias: a Drogaria Bráulio e a Drogaria Brasil, ambas do estado de São Paulo. Em 2011, a Drogasil se fundiu com a Droga Raia e, juntas, formaram a RD – Gente, Saúde e Bem-estar.

Atualmente, o grupo possui 8 centros de distribuição. Além disso, presente em 23 estados brasileiros, a Companhia detém de mais de 2100 lojas, sendo a maior rede de farmácias do Brasil, tanto em número de lojas quanto em receita.

Os principais produtos comercializados pela empresa são:

  • Medicamentos em geral;
  • Coisas de criança;
  • Itens de beleza;
  • Primeiros socorros;
  • Higiene pessoal;
  • entre outros.

Droga Raia

RaiaDrogasil - RADL3

A Droga Raia foi fundada em São Paulo, em 1905, com o nome Pharmacia Raia. Após a inauguração, ocorreu a expansão da farmácia para outros estados brasileiros. O desenvolvimento e a modernização do modelo de negócios contribuíram ainda mais com o processo de crescimento da farmácia.

Em 2011, a Droga Raia se fundiu à Drogasil e, juntas, possuem um grande arsenal de lojas e produtos comercializados por meio de plataformas próprias de vendas.

Drogaria Onofre

RaiaDrogasil - RADL3

A Drogaria Onofre também faz parte das marcas da Raia Drogasil. Fundada em 1934, no Rio de Janeiro, a drogaria foi uma das primeiras farmácias a oferecer aos clientes o sistema de drive-thru na venda de medicamentos. Além disso, nos anos 2000, a drogaria iniciou a venda dos produtos por meio da internet, com o e-commerce.

A Drogaria Onofre foi adquirida pela Raia Drogasil, em 2019. Dentre os fatores que contribuíram para a adesão está a expertise da drogaria no ambiente digital. Sendo assim, a marca faz parte exclusivamente da loja online da Raia Drogasil.

Os principais produtos da drogaria são:

  • Medicamentos;
  • Genéricos;
  • Saúde e cuidados;
  • Alimentos e vitaminas;
  • Higiene e cuidados;
  • Mamãe e bebê;
  • Beleza;
  • Dermocosméticos.

Modelo de Negócios

RaiaDrogasil - RADL3

A Raia Drogasil trabalha sobre a perspectiva de três modelo de negócios no setor de serviços:

Univers – pautado em oferecer atendimento completo nas lojas Droga Raia e Drogasil;

4Bio – especializado na comercialização de medicamentos especiais, como contraceptivos de alto custo e medicamentos para infertilidade;

Stix – plataforma de produtos e serviços criada com o intuito de acúmulo e resgate de pontos. Os clientes da Raia Drogasil podem trocar os pontos em compras na Droga Raia e Drogasil, ou em estabelecimentos como o Extra e o Pão de Açúcar.

Marcas exclusivas

RaiaDrogasil - RADL3

Além das marcas Droga Raia, Drogasil e Drogaria Onofre, a Raia Drogasil possui marcas exclusivas, que oferecem produtos relacionados à saúde, prevenção e beleza dos clientes, presentes nos cinco nas cinco regiões do Brasil.

Sendo assim, a Companhia possui as seguintes marcas exclusivas:

  • Needs – marca de saúde e beleza;
  • Vegan – oferece produtos relacionados à higiene e beleza;
  • Nutrigood – atende às necessidades do corpo e da mente;
  • Triss – comercializa acessórios de beleza, como maquiagem;
  • CareTech – criada com a função de facilitar as medições.

RaiaDrogasil - RADL3


Breve história da empresa

A Raia Drogasil foi fundada em 2011, a partir da fusão de duas grandes empresas: Drogasil e Droga Raia. Porém, a história de ambas as empresas, até formarem o que são hoje, vêm de muito antes, coisa de 200 anos de trajetória.

RaiaDrogasil - RADL3

Isso porque, a história começa com a fundação, em 1905, da farmácia Raia. Foi fundada pelo farmacêutico João Batista, em Araraquara, e logo se expandiu para outras cidades brasileiras. Mais tarde, em 1935, surgiu – por meio da fusão das drogarias Bráulio e Brasil – a Drogasil.

Ou seja, a Raia Drogasil surgiu a partir da fusão de duas grandes do mercado farmacêutico que, logo após a fundação, já iniciou o processo de expansão para outros estados brasileiros, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

RaiaDrogasil - RADL3

Ao longo dos anos, ambas as drogarias desenvolveram mecanismos e meios para viabilizar o crescimento. Dentre os meios encontrados se destacam as várias aquisições, por parte das duas empresas, de outras drogarias que contribuíram para o crescimento no setor varejista farmacêutico.

Integrando a Bolsa de Valores

A Drogasil foi a primeira empresa do setor de farmácias a integrar a B3, bolsa de valores brasileira, em 1977. Já a Raia só passou a disponibilizar ações na B3, ou seja, começou a fazer parte da bolsa de valores, em 2010.

No ano seguinte, em 2011, as duas grandes empresas tiveram o caminho traçado e, então, anunciaram a fusão de ambas as Drogarias, formando assim a Raia Drogasil (RD – Gente, Saúde e Bem Estar). Após a fusão, a RD se tornou a maior rede de farmácias do Brasil, tanto em número de lojas quanto em receita.

RaiaDrogasil - RADL3

Já em 2012, as empresas – que antes possuíam ações disponibilizadas de forma individual – passaram por mudanças e criaram uma nova identidade corporativa. Com isso, a oferta de ações passou a ser realizada por meio do código RADL3.

Crescimento e inovação

A princípio, a Raia Drogasil comercializa medicamentos e itens de higiene e perfumaria. Porém, após a aquisição da segunda maior varejista de medicamentos especiais, a 4Bio, a Companhia passou a fazer parte do setor de especialidades.

Por fim, em 2017, após concluir o processo de integração, a empresa anunciou a mudança no nome da marca corporativa. Com isso, passou a se chamar RD – Gente, Saúde e Bem-estar.

RaiaDrogasil - RADL3

Atualmente, a Raia Drogasil possui mais de 2.100 lojas, espalhadas por 23 estados brasileiros e conta com, aproximadamente, 36 mil funcionários. A sede administrativa da empresa fica localizada na cidade de São Paulo.

Além disso, Raia Drogasil possui como modelo de negócio um portfólio de ativos integrados relacionados à saúde e ao bem-estar dos clientes, como RD Farmácias (Drogasil, Droga Raia e Onofre), RD Serviços (4Bio, Univers, Stix e plataforma de gestão de saúde) e RD Marcas (Needs, Nutrigood, B-Well, CareTech, Triss e Vegan).

RaiaDrogasil - RADL3


Diretoria

Marcílio D‘Amico Pousada (Diretor Presidente)

Antonio Carlos Coelho (Diretor Financeiro)

Eugênio De Zagottis (Diretor de Planejamento Corporativo e RI)

Fernando Kozel Varela (Diretor de Supply Chain, Omnichannel e TI)

Marcello De Zagottis (Diretor Comercial e de Marketing)

Maria Susana de Souza (Diretora de RH)

Renato Cepollina Raduan (Diretor de Operações de Varejo)


Conselho administrativo

Antonio Carlos Pipponzi (Presidente)

Carlos Pires Oliveira Dias

Cristiana Almeida Pipponzi

Plínio V. Musetti

Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho

Renato Pires Oliveira Dias

Marco Ambrogio Crespi Bonomi

Marcelo José Ferreira e Silva

Jairo Eduardo Loureiro


Principais concorrentes

Biomm (BIOM3)

Hypera Pharma (HYPE3)

Ourofino Saude Animal Particiapações (OFSA3)

Profarma (PFRM3)

Nortec Química SA

Biotoscana Investments

Dimed SA Distribuidora de Medicamentos


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Raia Drogasil veio da fusão de duas grandes marcas, a Drogasil e Raia, empresas especializadas na comercialização de produtos diversos, como medicamentos, cosméticos e perfumaria. São 200 anos de história, contando a trajetória de ambas as empresas, com inovação, importantes aquisições e adequação ao mercado farmacêutico.

Atualmente, a Raia Drogasil é a maior varejista no ramo de farmácias, tanto em número de lojas quanto em receita. A potência da Companhia é comprovada em números, onde a empresa conta com mais de 2.100 lojas em 23 estados brasileiros. Além das lojas físicas, a Raia Drogasil conta com plataformas de vendas próprias das marcas que possui, como a Drogasil e Raia.

RaiaDrogasil - RADL3

Como o setor de medicamentos vem se atualizando constantemente, as farmácias tendem a seguir o mesmo caminho. Ou seja, a modernização na forma de oferecer produtos, entrega e, até mesmo, o espaço das lojas físicas é algo que já pode ser observado na Raia Drogasil.

Evidentemente, as marcas que fazem parte da Companhia, além das marcas próprias, são fatores que contribuem para o constante crescimento da empresa. Com isso, a Raia Drogasil consegue se manter como uma das líderes no setor varejista farmacêutico, com a oferta de produtos que englobam saúde e o bem-estar dos clientes.

Algo que podemos esperar para o futuro é o investimento em tecnologia e inovação, a fim de adequar a empresa ao que o mercado atual está pedindo. Ou seja, a empresa deve trabalhar para potencializar os atendimentos através das plataformas online, já com foco no novo estilo de farmácia que já está presente nos dias atuais.

Portanto, sua projeção futura deve incluir transformação assíduas em tecnologia e expansão das plataformas digitais, promovendo maior abrangência e potencialização do número de vendas.


Composição acionária

RADL3 Acionista Percentual
1 Kairos Multimercado Credito Privado In 2,37%
2 Regimar Comercial S/a 5,36%
3 Gl Participações Ltda 5,65%
4 Alberto Wright Pipponzi 0,20%
5 T. Rowe Price Associates Inc. - Empresa Gestora de Fundos 4,98%
6 Paulo Sergio Coutinho Galvao Filho 0,46%
7 Transtrand Sa 0,61%
8 Blackrock. Inc. - Empresa Gestora de Fundos 5,02%
9 Sirius Multimercado Crédito Privado - Fundo de Investimento 1,45%
10 Alexande de Zagottis 0,18%
11 Andre Almeida Pipponzi 1,04%
12 Antonio Carlos Pipponzi 3,50%
13 Bruno Wright Pipponzi 0,21%
14 Cristiana Almeida Pipponzi 1,22%
15 Eugenio de Zagottis 0,75%
16 Marta Almeida Pipponzi 1,14%
17 Rodrigo Wright Pipponzi 0,20%
18 Rosalia Pipponzi Raia 1,80%
19 Marcello de Zagottis 0,75%
20 Fia Veredas Investimento 0,57%
21 Wells Holding Limited. 7,75%
22 Schroder Investment Management Brasil Ltda. 5,06%
23 Free Float 49,52%
24 Ações em Tesouraria 0,23%