Sinqia S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  3,5 de 5
Ticker SQIA3
Fundador Bernardo Francisco Pereira Gomes e Antonio Luciano de Camargo Filho
Presidente da empresa Bernardo Francisco Pereira Gomes
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por ser uma small cap do ramo de tecnologia, a Sinqia não é amplamente reconhecida por ser uma pagadora de dividendos. Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 2019 IDC FinTech Rankings – Top 100
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1996
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Tecnologia da Informação
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentus Sinqia
Principais produtos

Dentre os principais produtos oferecidos pela empresa na linha de softwares para o sistema financeiro, temos:

  1. Bancos;
  2. Fundos de investimento;
  3. Previdência;
  4. Consórcio.

Já os serviços prestados são:

  1. Outsourcing
  2. Consultorias

O que a empresa faz?

A Sinqia é uma empresa de tecnologia que atua no segmento de fornecimento de softwares e serviços. Além do fornecimento de produtos, a companhia presta serviços de outsourcing e consultorias. Assim, o foco da companhia é o setor financeiro.

Imagine que você possui uma empresa no setor financeiro, suponhamos um banco. Portanto, para realizar suas operações diárias será necessário sistematizar suas ações e construir um programa que funcione e se adeque à sua realidade operacional, certo.

Sinqia S.A - SQIA3

Obviamente, você mesmo poderia criar este sistema, mas isso irá te custar, basicamente: mão de obra especializada, capacidade de produção e muito dinheiro. Foi pensando nessas questões que a Senior Solution, hoje Sinqia, foi criada.

A SQIA3 é uma small cap que cresce demasiadamente e que entrega um crescimento recorrente e extremamente elevado. Acima de tudo, como já falamos em alguns vídeos, a demanda por softwares é uma crescente já constatada.

Com isso em mente, é indispensável considerar a Sinqia como um bom investimento na sua carteira.

Produtos que a Sinqia oferece

Em uma companhia de softwares, como é o caso da Sinqia, muitos investidores podem encontrar  dificuldades ao entender realmente quais são os produtos oferecidos pela empresa. Sabendo disso, iremos resumir os segmentos em que a Sinqia atua e quais os produtos ela oferece.

Sinqia S.A - SQIA3

A SQIA3, no segmento financeiro, atua da seguinte maneira no mercado de softwares e soluções: na caixa dos produtos, a companhia oferece basicamente softwares. Neste seguimento a empresa disponibiliza sistemas para as seguintes vertentes:

  1. Bancos;
  2. Fundos de investimento;
  3. Previdência;
  4. Consórcio.

Já na caixa dos serviços, a companhia presta basicamente dois tipos principais de atividade:

  1. Outsourcing
  2. Consultorias

O termo em inglês, em tradução livre, se refere basicamente à terceirização. O outsourcing funciona da seguinte maneira: você contrata a Sinqia para instalar um “sistema” novo em sua empresa.

Em seguida, além de instalar, a empresa disponibiliza um representante próprio para: fornecer treinamentos, tirar dúvidas e estar à disposição na dentro da sua empresa.

Já na consultoria, o processo ocorre de forma um pouco diferente. Em síntese, a empresa fornece assessoria pontual à respeito de algum tópico, dúvida ou otimização do seu sistema e plataforma.


Breve história da empresa

O começo de tudo

O contexto da criação da Sinqia foi o Brasil dos anos 90. Com a moeda brasileira relativamente estável, o mercado financeiro passava por diversas mudanças, dentre elas as privatizações de Bancos Estaduais.

Observando este cenário, dois empreendedores resolveram criar uma solução inteligente e tecnológica para o contexto financeiro expansivo. Bernardo Francisco Pereira Gomes e Antônio Luciano de Camargo Filho analisaram a crescente demanda por tecnologia e um mercado em constante mudança.

Bernardo Gomes, dentre outros trabalhos, participou na estruturação da bancada de operações de um dos maiores bancos do mundo, o J.P. Morgan.

Luciano, por sua vez, já havia sido analista de sistemas do Grupo Bunge, tendo feito parte da Ergondata, uma das referências dentro do mercado financeiro.

Com base na vivência de ambos, em 1996, Luciano Camargo e Bernardo Gomes, criaram a Senior Solution que, mais tarde, viria a se chamar Sinqia.

O desafio inicial

O modelo inicial de negócios da empresa era o de licenciamento de sistemas por subscrição, ou seja, implementação de softwares através do modelo de subscrição.

Apesar de ser uma ideia genial, os empreendedores encontraram desafios inesperados. O volume inicial do investimento era muito alto, impossibilitando a implementação deste modelo de negócio naquele momento.

Nos quatro primeiros anos, a empresa realizou operações e projetos de grande volume para instituições gigantescas. Assim, criaram a experiência necessária para criação de produtos próprios.

Com isso, o objetivo era a criação de um sistema maior, em forma de plataforma, de tesouraria bancária no território brasileiro.

Solucionando problemas

Como o objetivo era grande, o orçamento, por consequência, também era. Para lidar com o empecilho, a companhia contratou uma gestora chamada Stratus.

A gestora foi responsável por viabilizar, de maneira orçamentaria, um recurso proveniente do BNDES Prosoft – vertente do Banco Nacional do Desenvolvimento ligada a programas de crédito para desenvolvimento de plataformas e Softwares.

Além disso, com relação à logística técnica, a empresa contou com a ajuda de empresas de grande renome, como a Microsoft.

Lançamento do primeiro produto

Com a contemplação do crédito do BNDES Prosoft, em 2002, a Senior Solution lançou, em 2004, o Senior Banking Solution.

O sistema foi um sucesso, sendo utilizado amplamente. Inclusive, até hoje, o sistema faz parte de um dos produtos da empresa.

Com o lançamento, a empresa contava agora com uma receita recorrente, responsável por viabilizar o crescimento da companhia.

Aumentando a escala da SQIA3

Em 2005, a empresa conseguiu um novo financiamento do BNDES Prosoft e começou a melhorar o sistema. Em seguida, a empresa criou uma plataforma que englobava todas as segmentações de mercado: renda fixa, renda variável, derivativos e opções.

Antes de tudo, além de possibilitar a melhoria do que já existia, o financiamento possibilitou o começo das aquisições da companhia. Ainda no ano de 2005, a empresa fez a aquisição da NetAge, empresa que atuava no setor Bancário, da mesma forma que a Senior Solution.

Com a aquisição, a Stratus – que falamos anteriormente – se tornou, anos mais tarde, sócia da companhia junto ao BNDES Prosoft, também alguns anos depois.

Aquisições. aquisições, mais aquisições e diversificação

No ano seguinte, em 2006, a Senior Solution fez a aquisição da Pulso, empresa responsável por criar o primeiro sistema de Internet Banking brasileiro.

Já em 2007, a empresa continuou a aumentar a escala e começou o seu processo de diversificação. Foram duas as aquisições realizadas neste mesmo ano, marcando a entrada da Senior Solution em novos segmentos de mercado.

Com a Impactools, a empresa iniciou a caminhada dentro do sistema de previdência. Por outro lado, com a Intellectual Capital, a companhia começou a oferecer soluções para os Fundos de Investimentos.

Três anos depois, em 2010, a empresa traçou uma nova jornada, projetando e consolidando a prestação de serviços com a aquisição de uma nova empresa, a Controlbanc.

Nesse sentido, a companhia começou seus investimentos em consulting, oferecendo consultoria estratégica para instituições financeiras.

IPO da Senior Solution, futura SQIA3

No ano de 2012, a empresa iniciou o processo de abertura de capital na então Bovespa Mais, sob o código de SNSL3. O IPO, de forma definitiva, só ocorreu em março de 2013, quando a empresa captou R$ 39,655 mi na oferta inicial. O dinheiro arrecadado na oferta pública resultou na aquisição da Drive, uma empresa no segmento de previdência e Fundos.

Dois anos após o crédito, as ações se tornaram muito caras no cenário nacional, atraindo a população para os consórcios. De olho nisso, a Senior Solution fez a aquisição de duas empresas neste segmento, a Aquarius Tecnologia e a Pleno, aumentando assim os produtos oferecidos pela companhia.

Reconhecimento e inovação na trajetória da Sinqia (SQIA3)

Em 2014, a Senior Solution faz mais uma aquisição, desta vez a Attps. Portanto, a Senior Solution havia se tornado a maior provedora de soluções para o mercado financeiro, em um processo chamado de Full Banking.

Já em 2018, a empresa fez uma nova aquisição, a ConsultBrasil, por uma pequena bagatela de 6,8 mi. No mesmo ano, a Senior Solution passou por um processo de reformulação que resultou na alteração do seu nome para Sinqia, que conhecemos hoje.


Diretoria

Diretoria Executiva

Bernardo Francisco Pereira Gomes (Diretor Presidente)

Antonio Luciano de Camargo Filho (Diretor Vice-Presidente)

Paulo de Tarso Pescatori Dutra (Diretor)

Thiago Almeida Ribeiro da Rocha (Diretor de Financeiro e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Conselho de Administração:

Rodrigo Heilberg (Presidente e Independente)

Antonio Luciano de Camargo Filho (Membro)

Bernardo Francisco Pereira Gomes (Membro)

Claudio Almeida Prado (Membro Independente)

Edson Marqueto Rigonatti (Membro Independente)

João Carlos Bolonha (Membro Independente)

Roberto Dagnoni (Membro Independente)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a Sinqia possui importante papel e relevância no setor financeiro. Nitidamente, a empresa apresenta potencial de crescimento histórico marcante, originado através de importantes aquisições e projetos.

Inclusive, a companhia está hoje em todos os ramos do sistema bancário, sendo reconhecida por fazer o sistema financeiro “pulsar”. Sendo assim, é um grande potencial de investimento que tende a crescer em níveis acelerados nos próximos anos.


Composição acionária

SQIA3 Acionista Percentual
1 Sfa Investimentos Ltda. 8,13%
2 Bernardo Francisco Pereira Gomes 7,56%
3 Antônio Luciano Camargo Filho 7,56%
4 Hix Investimentos Ltda. 8,00%
5 Outros 68,56%
6 Ações Tesouraria 0,19%