Sul América

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker SULA3, SULA4, SULA11
Fundador Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti
Presidente da empresa Gabriel Portella Fagundes Filho
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 2007. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 1º lugar na categoria Processos e Tecnologia da Prêmio Inovação em Seguros - CNSeg / 2º lugar na categoria Comunicação da Prêmio Inovação em Seguros - CNSeg. / 1°, 2º e 3º lugares na categoria Produtos e Serviços da Prêmio Inovação em Seguros - CNSeg.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1895
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da SulAmérica
Principais produtos

A carteira de produtos da empresa é extremamente vasta. O negócio da SulAmérica, uma das maiores e mais antigas do seu segmento, é basicamente os seguros.

Dentre os produtos oferecidos pela empresa podemos citar:

  • Seguro para Veículos;
  • Seguro para Imóveis;
  • Seguro para Pessoa Física;
  • Seguro para Pessoa Jurídica;
  • Previdência.

O que a empresa faz?

A SulAmérica é uma empresa do ramo de seguro saúde e odontológico, bem como seguro de vida e acidentes pessoas, gestão de ativos e produtos de previdência privada. Por conta disso, é considerada, em território nacional, a maior seguradora independente, com atividades voltadas para previdência e seguros, capitalização e gestão de ativos.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Ao todo, a empresa conta com 39 mil corretores independentes que trabalham em uma ampla e diversificada rede de distribuição. São, aproximadamente, 3,8 mil funcionários. Além disso, a SulAmérica dispõe de parceiros e instituições financeiras de varejo – cerca de 20 instituições – além de filiais que dão suporte nas vendas e distribuição dos serviços prestados.

Mercados de atuação

A companhia atende mais de 7 milhões de clientes, contando pessoas físicas e jurídicas. Assim, para atender ao grande arsenal de clientes, a empresa possui 16 mil clínicas e consultórios espalhados pelo Brasil, além de 2.700 centros diagnósticos e 1.400 hospitais.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

A SulAmérica possui foco de atuação no segmento de proteção de pessoas. Neste segmento, a empresa é referência na oferta de seguros de saúde e odontológico. Além disso, a companhia também atua na oferta de proteção financeira, oferecendo seguros de vida e acidentes pessoas, previdência e gestão de ativos.

Dentre os produtos oferecidos pela empresa podemos citar:

  • Seguro para Veículos;
  • Seguro para Imóveis;
  • Seguro para Pessoa Física;
  • Seguro para Pessoa Jurídica;
  • Previdência.

Saúde suplementar

A SulAmérica é referência no setor de saúde suplementar no Brasil. De forma geral, a empresa está entre as três maiores companhias do mercado quando o assuntos são receitas e ofertas de planos odontológicos.

Assim, a companhia oferece serviços no segmento de saúde suplementar com o auxílio da rede de prestadores médicos, sendo uma das mais reconhecidas do setor no Brasil.

Seguro de Vida e Previdência Privada

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Normalmente, dentro do segmento de previdência privada, as empresas oferecem  produtos em duas modalidades distintas: o PGBL (plano gerador de benefício livre) e VGBL (vida gerador de benefício livre).

No caso da SulAmérica, a companhia possui parte dos beneficiários inscritos nos dois tipos de planos, apesar de não comercializar planos tradicionais de previdência, como de benefício definido.


Breve história da empresa

A história da SulAmérica começou no século XIX, em 1895. A empresa foi fundada por D. Joaquim Sanchez de Larragoiti, que trabalhava, na época, com empreendimento no ramo de seguros de vida, no comércio nacional. Naquele período, Larragoiti ainda não oferecia serviços no segmento de seguros terrestres.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Foi então, em 1913, após a fundação da Companhia de Seguros Terrestres e Marítimos e de Acidentes (SATMA), que o empreendedor deu início aos trabalhos com seguros terrestres e marítimos. Na época, a companhia prestava soluções em 11 capitais do país. Em seguida, em 1918, foi efetuado o lançamento do Seguro de Sócios, Patrões e Empregados.

Posição estratégica

A sede da empresa ficava localizada no Rio de Janeiro, até então, capital do Brasil. Além disso, a companhia era a única a oferecer serviços no segmento de Seguros de Vida. Sendo assim, a empresa participou ativamente das transformações urbanas que aconteceram na época.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Em 1920, por exemplo, a empresa ganhou visibilidade com o lançamento da revista Sul América. Na época, a revista foi um verdadeiro sucesso e se transformou na queridinha dos editoriais. A princípio, a revista foi pensada na interação entre empresa e segurados. Porém, o material produzido começou a chamar atenção de outros públicos, já que era possível ler conteúdos sobre literatura, ciência, sátiras, etc.

Em 1925, três anos antes da crise de 29, que alastrou a economia mundial, a SulAmérica inaugurou um novo edifício-sede. Dessa vez, a localização era ainda mais favorável ao crescimento, já que a sede da companhia estava localizada no coração do Rio de Janeiro. A inauguração da nova sede foi de extrema importância para a empresa resistisse aos efeitos que a crise de 1929 causou no mundo.

Crescimento acelerado

Após o período de crise econômica que atingiu o Brasil e o mundo, em 1951, foi inaugurado o Hospital Larragoiti que, em seguida, teve o nome mudado para Hospital da Lagoa. Anos mais tarde, em 1968, finalmente a empresa abriu capital e entrou para a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Dois anos depois, passou a oferecer planos de pós-pagamento e começou as atividades no ramo da saúde.  Em 1987, a Sul América se tornou, então, a SulAmérica Previdência Privada S.A. e passou a oferecer planos de previdência privada.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

O crescimento não demorou muito. Isso porque, em 1995, a empresa já era referência no país em relação a seguros de saúde. O desenvolvimento da companhia propiciou, no mesmo ano, a abertura do BrasilCap, uma parceria realizada com o Banco do Brasil. O Brasilcap era responsável por oferecer planos de Capitalização, bem como BrasilSaúde, Seguro Saúde e Seguro de Veículo, pelo BrasilVeículos.

Aquisições e mais crescimento

Em 1996, a empresa realizou duas aquisições importantes: a Itatiaia Seguros S.A. e Santa Cruz Seguros S.A., do Grupo Arbi. No mesmo ano, foi fundado a Sul América gestão de Ativos que, atualmente, é conhecida por Sul América Investimentos.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Um ano depois, em 1997, por meio da parceria com uma das melhores empresas americanas no ramo de Seguro de Saúde, a Aetna Inc, a SulAmérica criou a Sul América Aetna, uma joint-venture. Assim, a empresa se tornou, também, especialista em Seguros de Saúde, Vida e Previdência Privada.

Internacionalização

Em 2001, vieram mais parcerias internacionais. Dessa vez, a empresa firmou vínculo com o ING Group, grupo financeiro holandês. A partir disso, em 2004, foi lançado a SulAmérica Previdência Empresa Simplificado, focada em direcionar produtos para micro, pequenas e médias empresas.

Já em 2005, a companhia inaugurou o primeiro Centro Automotivo de Super Atendimento em São Paulo. Um ano depois, veio a parceria com a Axa Corporate Solutions. A parceria possibilitou que a SulAmérica comercializasse seus produtos com os clientes internacionais da Axa no país.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

A partir disso, o crescimento da empresa alavancou. Isso porque, em 2013 o companhia realizou a mudança na composição societária, além de assumir 100% da Sulasapar, holding do grupo SulAmérica. Com isso, a empresa adquiriu a parcela do ING e, em seguida, o IFC adquiriu 7,9% da companhia. Por fim, em novembro do mesmo ano, a Swiss Re adquiriu 14,9% da empresa.


Diretoria

Gabriel Portella Fagundes Filho (Diretor Presidente)

Ricardo Bottas Dourado dos Santos (Diretor Vice presidente de Controle e Relações com Investidores)

Laenio Pereira dos Santos (Diretor)

Fabiane Reschke (Diretora Jurídica)


Conselho administrativo

Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas

Carlos Infante Santos de Castro

Cátia Yuassa Tokoro

David Lorne Levy

Romeu Côrtes Domingues

Isabelle Rose Marie de Segúr Lamoignon

Jorge Hilário Gouvêa Vieira

Pierre Claude Perrenoud

Renato Russo

Walter Roberto de Oliveira Longo


Principais concorrentes

Alfa Consorcio (BRGE3)

BB Seguridade (BBSE3)

CIA Seguros Aliança Da Bahia (CSAB)

IRB Brasil (IRBR3)

Porto Seguro Seguros (PSSA3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, o desenvolvimento da SulAmérica é consolidado no fornecimento de seguros, tanto de Saúde como seguros de Vida e Previdência Privada. A consolidação da empresa no segmento foi construída desde o século XIX, ou seja, a companhia se enquadra como uma das principais e mais importantes seguradoras privadas do Brasil.

Prova do crescimento que se estende por mais de 100 anos foi, em 2019, quando a empresa alcançou uma receita líquida de R$ 21,7 bilhões e mostrou um crescimento de 9,6%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Sul América - SULA3, SULA4, SULA11

Além disso, a companhia conta com pontos relevantes, como mercado em expansão, solidez na prestação de serviços, e produtos de concorrência que fazem a empresa focar em bons resultados a fim de oferecer mais agilidade e compromisso para os mais de 7 milhões de clientes.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir o reconhecimento como uma das melhores opções de seguros no país, bem como o trabalho em atender com excelência os clientes, e fortalecendo o vínculo sólido com colaboradores, parceiros de negócios e corretores. Podemos esperar, então, que a empresa desenvolva, ainda mais, o equilíbrio entre rentabilidade e crescimento.


Composição acionária

SULA3 Acionista Percentual
1 Sulasapar Participações S.A. 50,25%
2 Pessoas Físicas do Controle 1,43%
3 Conselheiros e Diretores 0,06%
4 Blackrock Inc. 2,61%
5 Opportunity Investiments 2,58%
6 Free Float 41,87%
7 Ações em Tesouraria 1,2%
SULA4 Acionista Percentual
1 Sulasapar Participações S.A. 0,01%
2 Pessoas Físicas do Controle 2,88%
3 Conselheiros e Diretores 0,12%
4 BlackRock Inc. 5,24%
5 Opportunity Investments 5,19%
6 Free Float 84,16%
7 Ações em Tesouraria 2,40%