Terra Santa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker TESA3
Fundador Incorporação da Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial e Vanguarda Participações
Presidente da empresa José Humberto Prata Teodoro Júnior
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Terra Santa é uma empresa em crescimento sem histórico constante de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio "Semeando o Bem", lançado pelo IAS (Instituto de Algodão Social)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2003
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Terra Santa
Principais produtos

Produção de commodities agrícolas, com foco em soja, milho e algodão.

O que a empresa faz?

A Terra Santa Agro S.A. é uma empresa brasileira, atuante no setor agrícola. A companhia é responsável pelo cultivo de grãos, como soja e milho, além de algodão. É responsável também por oferecer insumos agrícolas e soluções voltadas para o agronegócio.

Fundada em 2003, a Terra Santa Agro possui sedes em São Paulo e Cuiabá e sua história recente é marcada por aquisições de outras empresas. Como resultado disso, hoje em dia, a Terra Santa é formada por mais outras três empresas (Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial e Vanguarda Participações).

Terra Santa - TESA3

Suas sete unidades no estado de Mato Grosso são responsáveis pela produção de commodities agrícolas, em uma área de mais de 130 mil hectares. Ao longo dos anos, a empresa buscou se consolidar no mercado e expandir seus negócios no agronegócio.

Em 2006, a Terra Santa concluiu a sua oferta pública inicial (IPO), no segmento do Novo Mercado da Bolsa de Valores. Ao longo da sua história, a empresa passou por vários momentos de expansão, seguido por uma reestruturação financeira, com o objetivo de adequar o fluxo de caixa.


Breve história da empresa

A Terra Santa é uma empresa brasileira fundada em 2003 e que atua na produção de commodities agrícolas, como soja, milho e algodão. A companhia possui sete unidades de produção, todas localizadas no estado de Mato Grosso.

Resultado da incorporação de três empresas, a citar: Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial e Vanguarda Participações, a Terra Santa mantém o foco na produção de grãos, adotando, para isso, um novo modelo de negócios disponível após esta fusão com as outras empresas.

Terra Santa - TESA3

Em novembro de 2006 a Terra Santa abriu seu capital, passando a figurar entre as empresas do Novo Mercado da Bolsa de Valores, após concluir a sua Oferta Pública Inicial (IPO) de ações.

Em dezembro de 2012, a Terra Santa realizou um aumento de capital, permitindo que a Gávea Investimentos – uma gestora de recursos de terceiros – adquiriu uma boa porcentagem do capital social da empresa.

Terra Santa - TESA3

O ano seguinte foi marcado por um processo de turnaround operacional, com objetivo de melhorar a eficiência operacional e aumentar a rentabilidade dos negócios. Nesse sentido, a Terra Santa fez investimentos em maquinário, no solo e na criação de uma cultura organizacional nova.

Após este processo, a Terra Santa alcançou recordes de produtividade em todos os seus produtos, durante 2014 e 2015. Com a conclusão do turnaround operacional, a empresa deu início à sua reestruturação financeira, em busca de adequar o fluxo de caixa financeiro ao fluxo de geração de caixa operacional.

A Terra Santa busca expandir-se de forma sustentável, a fim de gerar maior valor aos seus investidores. Recentemente, a empresa anunciou a fusão com a SLC Agrícola, outra grande empresa do setor agrícola.


Diretoria

José Humberto Prata Teodoro Júnior (Diretor Presidente, de Relações com Investidores)

Marcelo Lambrecht (Diretor Administrativo)

Marcio Jose Ferreira (Diretor Operacional)

Paulemar Barros (Diretor Comercial)

Alexandre Adler (Diretor Financeiro)


Conselho administrativo

Silvio Tini de Araújo (Presidente do Conselho)

Renato Carvalho do Nascimento (Vice-Presidente)

Carlos Augusto Reis de Athayde Fernandes

Julio Toledo Piza

Emilio Humberto Carazzai Sobrinho

Arlindo de Azevedo Moura


Principais concorrentes

BrasilAgro (AGRO3)

SLC Agrícola (SLCE3)


Perspectiva para o futuro

Enquanto produtora de commodities agrícolas, principalmente soja, milho e algodão, a Terra Santa é uma companhia resultante da incorporação de outras três empresas e atualmente possui várias unidades espalhadas pelo estado de Mato Grosso.

Após passar por um processo de turnaround operacional, a empresa experimentou recordes de produção durante 2014 e 2015. Esse primeiro processo favoreceu o início de uma reestruturação financeira que buscou adequar fluxos de caixa.

Buscando o crescimento econômico de maneira sustentável, a Terra Santa Agro é responsável por adotar práticas de gestão ambiental, que promovam a melhoria contínua de processos e produtos.

Terra Santa - TESA3

Nesse sentido, a empresa é responsável por adotar uma postura preventiva em relação às questões ambientais e de responsabilidade social, visando atender de maneira plena às futuras gerações.

Atualmente, a Terra Santa firmou um acordo de fusão com a SLC Agrícola, transformando-se em Terra Santa Propriedades Agrícolas, com o objetivo de buscar a diversificação geográfica e o cultivo de outros produtos, como a cana.

O acordo fez com que a Terra Santa passasse a arrendar terras para a SLC Agrícola, deixando de lado a produção de grãos e focada na compra e venda de áreas rurais. Atualmente a Terra Santa conta com 39,2 mil hectares, divididos em fazendas no interior do país com valor total de R$2,5 bilhões.


Composição acionária

TESA3 Acionista Percentual
1 Silvio Tini de Araújo 24,80%
2 Laplace Investimentos Gestão de Recursos LTDA. 22,94%
3 Bonsucex Holding S.A. 17,57%
4 Gavea Investimentos 6,19%
5 Darci de Araujo 0,15%
6 Free Float 28,35%