TIM Participações

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker TIMP3
Fundador Grupo Telecom Itália
Presidente da empresa Pietro Labriola
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1998. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Operadora de Telefonia Celular Top of Mind (2003, 2005 e 2006) / Melhor operadora da América Latina (World Finance 2010)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1995
Ano do IPO 1998
Setor de atuação Comunicações
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos TIM
Principais produtos

Os produtos oferecido pela companhia telefônica são:

  • Planos de telefonia móvel
  • Planos de telefonia fixa
  • Acesso à internet com as modalidades pré-pago, pós-pago, 4G e Internet para casa (TIM Live Ultrafibra e TIM Live Internet)
  • Venda de celulares e recarga de créditos aos aparelhos móveis

Além disso, a TIM Participações presta os seguintes serviços:

  • Financeiro: TIM Itaucard, TIM Finanças, TIM Aparelho protegido, entre outros;
  • Diversão: TIM Music by Deezer, TIM Games, TIM Clube de promoções, entre outros;
  • Vídeos: TIM Vídeos by Looke, Esporte Interativo Plus, entre outros;
  • Facilidades: TIM Protect, TIM Empregos, TIM Clube de descontos, TIM Fashion, TIM Viagens, TIM Livros, TIM Troca Smart, entre outras.

O que a empresa faz?

A TIM ou Telecom Italia Mobile é uma das líderes do setor de telecomunicações no Brasil. A empresa oferece serviços de telefonia fixa, móvel e internet para pessoas físicas e jurídicas.

Sendo assim, no total ela atende cerca de 60 milhões de clientes no Brasil e com a sua cobertura 4G ela atua em mais de 2,5 mil cidades. A empresa tem como pilares: inovação, experiência do cliente e agilidade.

A TIM está com uma nova assinatura de marca: “Imagine as possibilidades”. Essa assinatura está de acordo com o novo propósito da empresa, que é evoluir juntos com coragem e transformar tecnologia em liberdade.

TIM Participações - TIMP3

Isso porque, o objetivo da empresa é se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil. Sendo que desde 2015 a empresa é líder em cobertura 4G no país e referência como player de ultra banda larga fixa e móvel.

Vale destacar que a TIM é a única companhia do setor de telecomunicações a fazer parte do Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da B3.

Além disso, a empresa faz parte do Índice S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Portas abertas

O TIM Portas Abertas é um projeto lançado em 2013 como um portal de qualidade com informações sobre as ações de melhorias desenvolvidas pela empresa para os consumidores e sobre a evolução da rede da empresa.

Hoje em dia, ele é um aplicativo que funciona como uma plataforma de transparência da operadora.

Logo, por meio dele é possível acompanhar a ampliação da rede da empresa, consultar dados de cobertura e ainda reportar falhas na rede.

TIM Participações - TIMP3

Instituto TIM

O Instituto TIM é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2013. Ele realiza e apoia projetos, soluções e estratégias que ajudam a responder às demandas da sociedade e contribuem com a resolução de problemas do futuro.

Presente em aproximadamente 26 estados e no Distrito Federal, ele já beneficiou mais de 700 mil pessoas.


Breve história da empresa

A TIM foi fundada em 1995 por meio da divisão das operações de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. No mês de maio de 1998 o governo Brasileiro transferiu para a Tele Celular Sul Participações S.A. a propriedade das companhias Telepar Celular S.A., Telesc Celular S.A. e CTMR Celular S.A.

Além disso, ele transferiu para a Tele Nordeste Celular Participações S.A. a propriedade das companhias Telpe Celular S.A., Telepisa Celular S.A., Teleceará Celular S.A., Telern Celular S.A., Telpa Celular S.A. e Telasa Celular S.A.

TIM Participações - TIMP3

Já em julho do mesmo ano, um consórcio formado pela Bitel Participações S.A e pela UGB Participações Ltda, adquiriu do governo o controle da Tele Celular Sul e da Tele Nordeste Celular, durante o processo de privatização da Telebrás.

No mês de setembro, as ações da Tele Celular Sul passaram a ser negociadas na Bovespa, em novembro os ADRs da empresa começaram a ser negociados na NYSE e em dezembro a UGB vendeu sua participação acionária na empresa para a Bitel Participações S.A.

Sendo que a CADE aprovou essa venda no mês de março de 1999. Desse modo, a empresa passou a ser controlada pela Telecom Italia Mobilida, a companhia do Grupo Telecom Italia.

Posteriormente, em 2001 a TIM conseguiu as licenças das Bandas D e E de telefonia móvel celular e se tornou o único grupo com autorização para oferecer os serviços em todo o Brasil.

No ano seguinte, a empresa lançou a tecnologia Global System for Mobile Communication (GSM). Já em 2002 a empresa converteu as suas respectivas concessões para prestar serviços no regime de Serviço Móvel Celular (SMC) em autorizações para a prestação de serviços no regime de Serviço Móvel Pessoal (SMP).

TIM Participações - TIMP3

Em 2003 a Bitel incorporou a TIM Brasil S.A e passou a ser chamada de TIM Brasil Serviços e Participações S.A. Posteriormente, em 2007 a TIM adquiriu a licença de telefonia fixa nacional.

No mesmo ano, ela adquiriu novos lotes de frequência em 900Mhz e 1,8 Ghz por meio do leilão feito pela Anatel. No final de 2007, a empresa comprou frequências de 3G em 1,9 GHz e 2,1 GHz, para todo o Brasil, menos o Triângulo Mineiro.

Dessa forma, a empresa passou a oferecer serviços de 3ª geração em todos os estados como, por exemplo, banda larga móvel. Já em 2008 a empresa começou a prestar serviços de 3ª geração através da marca TIM 3G+.

Sendo que o TIM 3G+ engloba serviços como TV móvel, vídeo-chamada e banda larga móvel. Ainda em 2008 a empresa lançou o primeiro notebook totalmente conectado no Brasil em parceria com a HP.

Em setembro de 2008 a TIM lançou o TIM Fixo com oferta em mais de 300 cidades distribuídas em todos os estados brasileiros. Por fim, em dezembro de 2008 a TIM lançou o iPhone 3G com ofertas exclusivas para este aparelho.

TIM Participações - TIMP3

Em 2009 a empresa obteve a aprovação da Anatel para a aquisição da Intelig e no mesmo ano foi concluído o processo de incorporação da Intelig pela TIM.

Em 2010 a TIM fez o lançamento das ofertas de dados Infinity Web e Liberty Web. Ainda em 2009 a empresa lançou o Infinity Mais onde os telefones fixos são englobados no conceito Infinity.

Em maio de 2012 a TIM alcançou a liderança no segmento pré-pago e em junho ela adquiriu a frequência de 4G em 2,5 Ghz por meio de um leilão da Anatel. Em 2013 foi lançado o TIMmusic, um aplicativo que possibilita o acesso a milhões de músicas através do celular.

No mesmo ano foi criado o Instituto TIM com o objetivo de criar e potencializar recursos e estratégias com foco na democratização da ciência e inovação.

Em 2014 a TIM lançou o plano Controle WhatsApp, onde o cliente pode continuar a usar o WhatsApp mesmo que a sua franquia de dados chegue ao limite.

TIM Participações - TIMP3

Posteriormente, em 2016 a TIM lançou a primeira internet 4G em Fernando de Noronha. Já em 2018 a TIM se tornou a primeira operadora a ativar a rede comercial de internet das coisas no 4G.

Em 2019 a empresa anunciou projetos-piloto para testes de 5G em 3 cidades. Por fim, em 2020 a TIM comemorou o 13ª ano consecutivo na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).


Diretoria

Pietro Labriola (Diretor Presidente)

Adrian Calaza (Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)

Leonardo Capdeville (Chief Technology Information Officer)

Bruno Mutzenbecher Gentil (Business Support Officer)

Mario Girasole (Regulatory and Institutional Affairs Officer)

Jaques Horn (Diretor Jurídico)

Alberto Mario Griselli (Chief Revenue Officer)


Conselho administrativo

Nicandro Durante (Presidente do Conselho)

Flavia Maria Bittencourt

Gesner José de Oliveira Filho

Herculano Aníbal Alves

Agostino Nuzzolo

Carlo Nardello

Elisabetta Romano

Sabrina Di Bartolomeo

Carlo Filangieri

Pietro Labriola


Principais concorrentes

Oi (OIBR3, OIBR4)

Telefônica Brasil (VIVT3, VIVT4)

Telebras (TELB3, TELB4)

Claro


Perspectiva para o futuro

Como o setor de telecomunicações mudou muito nos últimos anos, sobreviveram apenas empresas com capacidade de adaptação e inovação. Sendo que antes o desafio das empresas era expandir a rede de serviços para novos clientes.

Porém, atualmente, o mercado disputa entre si. Logo, a qualidade é o que diferencia as empresas. Nesse cenário, o objetivo da TIM para o futuro é ser conhecida pela consistência e qualidade do seu serviço.

TIM Participações - TIMP3

Em relação ao futuro da TIM, vale destacar que recentemente ela anunciou uma parceria com a Aesapar, uma subsidiária da Cogna. O intuito é oferecer cursos online com a marca Ampli. Desse modo, o convênio prevê 250 cursos de graduação e pós-graduação e 400 cursos de extensão.


Composição acionária

TIMP3 Acionista Percentual
1 TIM Brasil Serviços e Participações S.A. 66,58%
2 Administradores 0,01%
3 Ações em Tesouraria 0,03%
4 Free Float 33,38%