Bolsas mundiais caem após elevação de juros e os Argentinos tentam evitar a previsão de inflação aos 72%

17 de junho de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 6 min, 26 seg


 Ouça as notícias pelo nosso podcast

Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de quarta-feira, (15/6/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) subiu 0,73%, fechando em 102.807 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • QUALICORP: +14,64%
  • CVC BRASIL: +13,19%
  • BANCO INTER: +9,33%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • BRASKEM: -2,27%
  • PETROBRAS: -1,76%
  • PETRORIO: -1,48%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Banco Central da Argentina – Tripadvisor

Por outro lado, depois da super quarta, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam em queda enquanto alguns Bancos Centrais elevavam as suas taxas de juros. Entretanto, as bolsas europeias performaram positivamente ontem, assim como algumas bolsas asiáticas.

De antemão, nos Estados Unidos houve aumento de 0,75%, aqui no Brasil o aumento foi de 0,50%. Da mesma forma, na Inglaterra houve aumento de 0,25%.  Por outro lado, o dólar está cotado a R$ 5,05 (+0,01%).

Nos Estados Unidos as bolsas tiveram a seguinte performance:

  • Dow Jones: -2,42%
  • S&P 500: -3,25%
  • Nasdaq: -4,08%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): +1,10%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +1,08%
  • CAC 40 (França): +1,03%
  • FTSE MIB (Itália): +1,68%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -1,77%
  • Shangai (China): +0,96%
  • KOSPI (Coreia do Sul): -0,43%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: -1,52%
  • Ethereum: -3,28%
  • Tether: -0,08%
  • USD Coin: +0,01%
  • BNB: -0,32%

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: +0,04%
  • Petróleo Brent: +0,94%
  • Gás Natural: +0,29%
  • Minério de Ferro (Futuros): +0,50%

Morning call de ações

Autoesporte

PETROBRAS ANUNCIARÁ AUMENTO DE PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Os sardinhas nem receberam o desconto com o teto do ICMS e já correm notícias sobre um aumento da Petrobras nos combustíveis possivelmente nesta sexta-feira, pós-feriado. O Conselho de Administração da Petrobras teria feito uma reunião emergencial na data de ontem para discutir repasse de preços, em suma.

Entretanto, no site de relacionamento com o investidor consta um documento do dia 14 de junho informando que a empresa mantém seu compromisso com a prática de preços competitivos e evita repasse imediato das volatilidade externas.

Por outro lado, a reunião para o repasse dos aumentos dos combustíveis seria dia 29 de junho, no entanto, se forem confirmadas as notícias sobre esta reunião durante o feriado, certamente poderemos ver o valor subir mais um pouco nas bombas. Você pode conferir o preço no site: https://precos.petrobras.com.br/.

A GUERRA DAS PLATAFORMAS ESTÁ CADA VEZ MAIS ACIRRADA

Inicialmente vale lembrar que nos últimos tempos vários formatos foram implementados nas redes sociais, como stories, filtros, e algumas modalidades de vídeos curtos que prendem a atenção do usuário por momentos curtos sem entediá-lo.

No entanto, o executivo do TikTok deu uma alfinetada no dono da Meta e indicou que diferente do Facebook eles são uma plataforma de entretenimento. Além disso, acusou o Facebook de copiar ferramentas do TikTok. Uma das mudanças no Facebook é a recomendação de vídeos curtos em seu feed independente do compartilhamento por amigos na rede.

De acordo com os números: a Meta viu suas ações caírem 52% somente neste ano, enquanto Nasdaq caiu 32%. Ainda, os anúncios que são feitos nas redes podem ter uma desaceleração, o que prejudica a empresa.

De toda forma, a concorrência segue sendo ditada pelo interesse de seus usuários e conforme conseguem se adaptar às demandas das tendências.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Jornal Fatos e Notícias

BRASIL RETROAGE NO RANKING GLOBAL DE COMPETITIVIDADE

Primeiramente, o nosso País está numa lista do (IMD) – Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) com outros 62 países e classifica cada ente em relação aos seus quesitos de infraestrutura, mão de obra qualificada, segurança jurídica, assim como investimento em inovação e adoção de tecnologias.

Atualmente ficamos na 59ª posição, restando apenas países como África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Aliás, nossa posição atual é a mesma de 2019, e estamos em posição de estagnação. Além disso, no quesito eficiência do governo, a nossa posição é a 61ª, com fatores como ambiente jurídico, barreiras tarifárias e índices de pobreza considerados mais críticos.

Outros pontos de destaque foram a política tributária, a estrutura social e a educação, assim como a fuga de cérebros e aumento do fracasso do empresariado. Dentro os poucos pontos positivos dessa atualização é que o Brasil segue na 12ª posição quando o assunto é proporção de mulheres em cargos de gerência sênior e média, com representação de 38,61%.

ARGENTINA TEM ALTA DE JUROS PARA CONTROLAR INFLAÇÃO

Os argentinos não viam uma alta de juros nesse patamar havia três anos, no entanto com uma inflação de mais de 60% eles tiveram que reagir. O Banco Central Argentino elevou a taxa de juros de 49% para 52%.

Por lá, a inflação é a maior dos últimos 30 anos e além do problema relacionado à inflação, há notícias de que o país já conta com falta de diesel. Entre todos esses problemas, a escassez de chuvas atrasa a plantação do milho argentino.

Por fim, a expectativa para a Argentina é que sua inflação chegue a 72,6% ainda este ano. Inclusive, mesmo com todas estas dificuldades, a Argentina quer integrar o BRICS que é formado por nós, a Rússia, Índia, China e África do Sul.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

Suno

Inicialmente, o IFIX fechou a quarta-feira ‌(15)‌ aos 2.804 pontos, com valorização de 0,11%. Desta forma, o mês de junho conta com rentabilidade de -0,56%. Enquanto isso, o ano tem variação de -0,01%.

Assim, depois de diversas quedas seguidas o índice deu uma respirada e interrompeu uma sequência de quedas consecutivas que acabaram deixando o índice negativo no ano.

No entanto, a boa notícia do índice subindo não evitou um pouco de tristeza para os investidores do CTXT11 com uma dívida cobrada pela Receita Federal. O valor de R$ 25 milhões por conta da tributação do fundo como pessoa jurídica. Claro que ainda cabe discussão judicial sobre o assunto após a notificação da Receita.

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

InfoMoney

CRIPTOATIVOS SÃO MAIS PROCURADOS QUE FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os brasileiros parecem ser o povo mais imediatista, inclusive quando o assunto é investimento, retorno de valores entre outros aspectos. Por isso, um relatório da FGV informou que há mais de nós investindo em criptomoedas do que em Fundos Imobiliários.

No entanto, a escolha não se trata de uma análise sobre taxas dos fundos ou qualquer outra coisa que não a possibilidade de resgate rápido, o que é possível com a intensa liquidez que o mercado geralmente apresenta.

Por fim, o medo do risco também é grande e por esse mesmo motivo os brasileiros acabam se aplicando em títulos do tesouro e até mesmo a poupança de forma antagônica aos investimentos em critptoativos.

Assim termina nosso morning call. Bons investimentos e bom final de semana.