26 de junho de 2023 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)
O artigo de hoje é um recado pra todo mundo que se considera de classe média. A maioria dos brasileiros que estão nesta faixa tem feito muita burrice quando o assunto são as finanças pessoais. E o pior: ainda vivem ostentando como se fossem muito mais ricos do que realmente são.
A verdade é que a classe média tem sido a mais estúpida quando o assunto é o dinheiro. E isso é preocupante. Afinal, o que está acontecendo com os brasileiros? Por que a classe média é tão descontrolada, endividada e gosta tanto da ostentação?
Quem é a classe média brasileira?
Infelizmente, não é muito fácil identificar quem faz parte da classe média no Brasil. Isso porque a faixa de renda das classes “C” e “B” vão, respectivamente, de R$ 2 mil a R$ 20 mil por mês. Ou seja, é um intervalo bem considerável.
Então, para simplificar, vamos considerar que todos que estão nas classes B e C são pessoas de classe média. E são estes os que mais cometem o erro de viver ostentando, gastando muito mais do que deveriam.
Por que a classe média ostenta tanto?
O que acontece com a classe média é algo bem peculiar. Como tem uma renda considerada alta, mas não sabe lidar com o dinheiro, a pessoa quer ter acesso aos produtos e serviços que os riscos têm. E é aí onde começam os problemas.
A renda da classe média não comporta esses luxos. Então, como consequência, a pessoa faz cada vez mais compras parceladas, pega empréstimos, paga juros altíssimos e se atola todo em dívidas. Sem fechar a torneira, isso acaba se tornando uma grande bola de neve. Tudo para manter uma vida de aparências e ostentação.
Não viva de aparências
Quem acha que é rico, mas não é, tende a sempre ter um patrimônio negativo. Dirige um carrão parcelado, paga um aluguel altíssimo e, assim, passa a vida toda ganhando relativamente pouco e vendendo todo o tempo para comprar um monte de coisas de que não precisa. Esse é o ciclo financeiro mais comum da classe média.
Uma boa dica para parar de ostentar e começar a organizar suas finanças é bem simples. Você precisa se afastar de gente que gasta demais, descontroladamente, apenas por status social. A gente vive numa sociedade que incentiva e supervaloriza o consumo. Mas isso pode destruir sua vida financeira.
Tudo no tempo certo
Eu não estou dizendo que a classe média não pode comprar bons produtos nem ter uma vida confortável. Você pode ter um bom carro, morar bem e tirar fotos bonitas com um celular moderninho. O problema é COMO você anda fazendo isso.
Viver endividado para sustentar uma falsa imagem social, alimentar o ego e “parecer” rico é uma grande burrice. No futuro, você vai estar frustrado, pobre e infeliz. Por outro lado, existe um jeito inteligente de conquistar as coisas:
Viva dentro da sua realidade financeira, invista corretamente e faça os juros trabalharem por você (e não contra você). Isso vai te tornar cada vez mais rico. E, no momento certo, você vai poder usufruir de toda riqueza que construiu.
E você, gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho como gerar renda mensal com os investimentos.
Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.
E não deixe de conferir, também: Erros da classe média que atrapalham o enriquecimento