Diferença entre moeda fiduciária e criptomoeda

22 de agosto de 2025 - por Diogo Silva


Moeda fiduciária e criptomoeda são coisas diferentes, embora ambas possam chegar ao mesmo lugar por caminhos distintos. Uma coisa em comum entre elas é o seu papel crucial para a economia global. Mas o que há de tão diferente e por que investir em cada uma?

Trouxemos uma explicação mais detalhada sobre o assunto no texto a seguir. Confira conosco.

Leia também: Pax Gold: o que é e como funciona essa criptomoeda?

O que é moeda fiduciária?

Moeda fiduciária é o dinheiro que a gente usa todo dia; aquelas notas que a gente coloca no bolso, as moedas que caiem no chão ou até o dinheiro que aparece na conta do banco.

Ela, por si só, não tem valor real, não é como ouro ou prata. O que faz ela valer mesmo é a confiança! A gente acredita que dá para comprar coisas com ela, pagar contas, e que outras pessoas também vão aceitar. É como um combinado silencioso entre todo mundo.

Ela existe para facilitar a nossa vida. Imagina ter que trocar galinhas por pão toda vez que quisesse comer? Com a moeda fiduciária, a gente consegue economizar, planejar e fazer negócios de forma prática.

No fundo, esse dinheiro é mais do que papel ou números na tela do celular. É um pacto de confiança que mantém a nossa vida econômica funcionando.

O que é criptomoeda?

Criptomoeda é um tipo de dinheiro que existe só no mundo digital; nada de notas ou moedas físicas. Ela vive na internet e usa uma tecnologia chamada blockchain, que é como um caderno de registros gigante, seguro e que todo mundo pode consultar, mas ninguém consegue bagunçar.

O valor da criptomoeda, assim como o do dinheiro que usamos todo dia, também depende da confiança! Isso quer dizer que a gente acredita que dá para comprar coisas, investir ou trocar, e que outras pessoas vão aceitar.

A grande diferença é que ela não é controlada por nenhum governo ou banco. Isso dá mais liberdade, mas também mais responsabilidade, porque ninguém garante que o valor dela vai ficar estável.

Por isso, o preço pode subir ou cair muito rápido. A criptomoeda é como uma mistura de dinheiro com tecnologia, permitindo transferências rápidas e seguras, até para pessoas que estão do outro lado do mundo, sem precisar de bancos ou intermediários.

Leia também: Banco do Brasil aceita criptomoedas no pagamento de impostos

Quais são as diferenças moeda fiduciária e criptomoeda?

A maior diferença entre moeda fiduciária e criptomoeda está em quem controla e como elas funcionam. O dinheiro que usamos no dia a dia; notas, moedas ou valores na conta , é a moeda fiduciária.

Ou seja, há instituições que regulam e controlam quanto dinheiro circula. Já a criptomoeda é totalmente digital e não depende de nenhum governo ou banco. Ela existe porque as pessoas acreditam nela e porque sua rede é segura e transparente, mas o valor dela pode subir e cair muito rápido.

Outra diferença é na hora de usar. A moeda do dia a dia é prática. A gente paga contas, compra comida e faz quase tudo rapidinho. A criptomoeda também permite transferências rápidas e até internacionais, sem banco no meio, mas ainda não é tão aceita em compras cotidianas.

A moeda fiduciária é mais estável e confiável para o dia a dia, enquanto a criptomoeda é mais livre, inovadora e cheia de possibilidades, mas com mais risco. É como comparar andar de carro normal com um carro elétrico supermoderno; os dois te levam onde você quer, mas a experiência é bem diferente.

Fontes: Bity; Bitso; Launchpad; Modern Treasury; Moon Pay;

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

Diferença entre dívida sênior e dívida subordinada

Diferenças entre Stellar(XLM) e Bitcoin

Diferença entre Delta Hedging e Gamma Hedging