Banco do Brasil aceita criptomoedas no pagamento de impostos

13 de fevereiro de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 29 seg


O Banco do Brasil passou a aceitar criptomoedas no pagamento de impostos e a novidade pegou muita gente de surpresa. Mas, como, a partir de agora, o Banco do Brasil aceita bitcoin? Você, realmente, vai poder pagar imposto com bitcoin e ethereum pelo BB? Vamos entender como isso funciona, na prática, e discutir a ideia de usar criptomoedas para pagamentos no Banco do Brasil.

Primeiramente, é importante entender que não se trata de pagar qualquer conta usando bitcoin no BB. Essa nova modalidade permite, apenas, o pagamento de impostos usando criptomoedas.

Como o Banco do Brasil aceita bitcoin para pagar impostos?

O pagamento de tributos e taxas pelo Banco do Brasil – usando bitcoin, ether (moeda da rede ethereum) ou outras criptomoedas – funciona em parceria com a startup brasileira Bitfy. Ou seja, o correntista não vai conseguir pagar os impostos diretamente pelo banco.

Para viabilizar o pagamento, é preciso criar uma conta na plataforma da Bitfy. A partir daí, o cliente vai poder usar o saldo em criptomoedas para fazer a transação.

O bitcoin virou moeda de verdade?

O fato de o Banco do Brasil aceitar criptomoedas para o pagamento de impostos e tributos é, certamente, um avanço para o setor no Brasil.

Contudo, a gente precisa entender que o bitcoin não é uma moeda de verdade! Pelo menos, não por enquanto.

Embora tenha alguma similaridade com as moedas tradicionais, como o real, o dólar e o euro, o bitcoin ainda não é amplamente usado nas transações do dia a dia. E esta é uma condição imprescindível para que uma moeda seja considerada moeda.

Bitcoin é moeda deflacionária

Uma das maiores diferenças entre o bitcoin e as moedas fiduciárias é sua capacidade de se tornar muito mais valioso, conforme o tempo passa.

Isso acontece porque o bitcoin é uma moeda deflacionária. Ou seja, é um ativo que fica mais caro com o tempo. A explicação está na própria forma de mineração e no suprimento total do bitcoin.

Diferentemente das moedas tradicionais, que são inflacionárias porque os governos sempre imprimem mais e mais dinheiro e injetam na economia, o bitcoin tem um suprimento total limitado.

Assim, quando o último bitcoin for minerado, no ano de 2140, o total de bitcoins estará limitado a 21 milhões de unidades. Dessa forma, devido à escassez e à lei da oferta e demanda, a moeda sempre vai ter uma tendência natural a se valorizar.

O bitcoin é investimento?

Por outro lado, é bom ter em mente que criptomoedas não são investimentos. Isso porque, na maioria dos casos, este tipo de moeda não gera qualquer tipo de valor ou riqueza.

Já as empresas da Bolsa de Valores, ao contrário, sempre entregam algum produto ou serviço e, em troca, geram riqueza para os acionistas. Por este motivo, muita gente considera o bitcoin uma reserva de valor, mas não uma classe de investimentos.

Banco do Brasil inova com pagamento via criptos

A iniciativa do Banco do Brasil é, com certeza, mais um avanço no sentido de ampliar a utilidade das criptomoedas.

Ao permitir o pagamento de impostos usando bitcoin e ethereum, o BB sinaliza que as criptos têm, sim, o potencial de se tornarem moedas de verdade.

Ao mesmo tempo, a iniciativa favorece uma visão mais liberal que está na própria essência das criptomoedas. Estamos falando, assim, de um dinheiro realmente livre, sem o controle do Estado.

No fundo, diversos governos mundo afora estão percebendo que, se não dá pra vencer o bitcoin, é melhor juntar-se a ele. E este simples movimento já ajuda a destravar valor para as moedas criptografadas.

É hora de comprar bitcoin?

Embora a sinalização do BB possa ser vista como positiva, o investidor precisa ter cautela na hora de comprar bitcoin ou ethereum com base, apenas, nas notícias do dia.

Comumente, quando todo mundo está dizendo para comprar determinado ativo, é uma boa hora para ligar a luz de alerta. Da mesma forma, quando o mercado inteiro está com medo e recomendando a venda, talvez seja a melhor hora de comprar.

No longo prazo, você sempre vai comprar na alta e vender na baixa se estiver olhando, somente, para as manchetes dos jornais. E esta é a pior coisa que você pode fazer com o seu dinheiro!

De qualquer forma, embora tenha subido 26% desde o início do ano, o bitcoin ainda pode estar sendo negociado num patamar interessante.

A regra de ouro é tomar suas decisões de investimento de forma 100% consciente e respeitando, acima de tudo, uma boa estratégia de diversificação. Afinal de contas, o bitcoin só tem algum valor, hoje, porque as pessoas – assim como eu – acreditam que ele tem valor.

Gostou do conteúdo? O que achou do Banco do Brasil aceitar Bitcoin? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho a decisão do Banco do Brasil de aceitar criptomoedas no pagamento de impostos.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também:

Scams no mercado das criptomoedas: saiba como identificar e evitar

Esquema Ponzi: o que é e como funciona?