Expansão da indústria da zona do euro acelera em novembro mas pressão inflacionária aumenta, mostra PMI

1 de dezembro de 2021, por Reuters

Tempo de leitura médio: 1 min, 14 seg


LONDRES (Reuters) – O crescimento da indústria na zona do euro acelerou levemente no mês passado, mas os gargalos da cadeia de oferta pioraram, limitando a produção e levando os custos de matérias-primas a registrarem a taxa mais forte em mais de duas décadas, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final de indústria da IHS Markit subiu a 58,4 em novembro de 58,3 em outubro, contra estimativa preliminar de 58,6, mas ainda confortavelmente acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

O subíndice de produção subiu a 53,8 de 53,3 em outubro.

“Um número forte do PMI mascara a dificuldades das condições empresariais para a indústria no momento. Embora a demanda permaneça forte, como visto pela sólida melhora nas novas encomendas, as cadeias de oferta continuam a se deteriorar a uma taxa preocupante”, disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

O subíndice de preços de insumos ficou pouco abaixo da máxima recorde de outubro, e as fábricas repassaram mais desses custos aos clientes, elevando seus preços no ritmo mais forte desde que a IHS Markit começou a coletar os dados há 19 anos. O subíndice de preços de produção chegou a uma máxima da pesquisa de 73,7, de 72,6.

(Reportagem de Jonathan Cable)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB01TF-FILEDIMAGE