28 de março de 2025 - por Letícia Rocha

Entre as principais notícias das últimas 24 horas, temos uma não tão positiva que é a alta no IPCA 15. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, teve uma alta de 0,64% nos preços em março, segundo dados do IBGE. Outra notícia que não podemos deixar de comentar é que o presidente Lula irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pelos EUA ao aço e ao alumínio brasileiro. A afirmação foi feita por Lula em conversa com jornalistas.
E a Petrobras é dona de 36,1% do capital total da Braskem, avalia o que fará com a empresa, já que ela está em crise desde a Operação Lava Jato foi deflagrada. A Novonor é a acionista majoritária e tem uma fatia de 38,3% do capital total. Só que, em meio à crise a ex-Odebrecht, deixou todas essas ações nas mãos de cinco bancos, como garantia de sua dívida. E atualmente, é essa fatia que está em discussão.
Internacional
Documento da CIA confirma a existência da Arca da Aliança
Um suposto documento da CIA, vazado nas redes sociais, confirma a existência da Arca da Aliança. Além disso, informa ainda que o objeto misterioso e sagrado é guardado por “entidades”
Estados Unidos vão taxar carros fabricados fora do país em 25%
O presidente Donald Trump anunciou que irá implementar uma tarifa de 25% sobre carros importados. O objetivo dessa atitude é trazer de volta para o território americano montadoras que deixaram o país nas últimas décadas.
“Vamos cobrar dos países por fazerem negócios no nosso país e tirarem nossos empregos, nossa riqueza, e muitas outras coisas que eles têm levado ao longo dos anos”, afirmou.
As novas tarifas podem acrescentar milhares de dólares ao custo de um veículo médio nos EUA. O que contradiz a promessa de Trump de combater a inflação nos produtos de consumo.
Um estudo aponta que essas tarifas podem elevar em cerca de US$4 mil o custo de produção de um utilitário esportivo (crossover), importado por um americano. Ou seja, a conta vai ficar mais cara pra eles.
Além disso, vale ressaltar que metade dos carros vendidos nos EUA no ano passado foram importados. Os veículos vieram principalmente do Canadá e do México, segundo pesquisa da GlobalData.
Confira: O que a volta de Trump significa para o seu bolso?
Decisão afeta ações
As tarifas sobre as importações de automóveis entram em vigor em 3 de abril. Enquanto as taxas sobre autopeças começam em 3 de maio, de acordo com a Casa Branca.
Como resultado, as ações globais do setor automotivo caíram. As ações da Stellantis e da Porsche afundaram 4%, enquanto a Mercedes-Benz caiu 2,8%. A General Motors também registra queda de 6,5% nas negociações de pré-abertura, e a Ford perdia 4,3%.
Nas últimas 24 horas, Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Continental perderam 4,5 bilhões de euros em valor de mercado combinado. Visto que os investidores entraram em pânico com a perspectiva de aumento de custos e complexidade em um setor que já está lutando com um lento aumento da eletrificação e altos custos de logística.
Agora as montadoras precisam decidir se transferem suas produções para os EUA para evitar tarifas. Ou se assumem o custo ou se o repassam aos consumidores.
Empresas como a Volvo Cars, a Audi, a Mercedes-Benz e a Hyundai já disseram que vão transferir parte da produção para os EUA este ano. Mas, alguns CEOs expressaram relutância em tomar decisões comerciais de longo prazo com base no que pode ser uma política de curto prazo.
Macron anuncia ajuda de 2 bilhões de euros à Ucrânia
Às vésperas da cúpula de líderes mundiais sobre a Ucrânia, em Paris, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na presença do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O país dará um reforço de dois bilhões de euros em apoio militar a Kiev.
Macron também condenou o desejo de guerra da Rússia. Defendeu ainda que Moscou aceite um cessar-fogo de 30 dias, sem condições prévias e avisou que o Kremlin não pode ditar as condições para uma paz duradoura.
O cessar fogo foi acordado entre Ucrania, EUA e, de acordo com o governo americano, os Russos também concordaram. No entanto, foram exigidas condições como o fim das sanções para produtos agrícolas russos e a reintegração do país no sistema Swift.
Macron vai atrás do apoio de Milei
Além disso, o presidente francês ligou ontem para o presidente argentino, Javier Milei. Visto que Milei é próximo tanto de Zelensky, quanto de Donald Trump, sendo uma peça chave neste tabuleiro.
Desde que tomou posse, Trump tem se distanciado de Zelensky e se aproximando de Putin, o que tem preocupado diariamente o presidente francês.
Após a conversa, Macron fez uma publicação no X e classificou a Argentina como um país “amigo”. Reafirmou ainda que existe o “desejo de fortalecer parcerias estratégicas”.
Em resposta, Milei agradeceu ao presidente francês e destacou ainda que França e a Argentina continuarão colaborando como “verdadeiras amigas”
Mais um revés para Putin
O Parlamento na Armênia autorizou o governo a pedir a adesão do país à União Europeia. Ou seja, a medida é mais um passo no distanciamento do país, ex-integrante da União Soviética, da Rússia.
A Arménia foi anexada pela Rússia bolchevista e juntamente com Geórgia e Azerbaijão, foi incorporada na URSS como parte da República Federativa Socialista Soviética Transcaucasiana em 4 de março de 1922.
Nacional
Alta no IPCA: preços sobem 0,64% em março
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, mostrou uma alta de 0,64% nos preços em março, segundo dados do IBGE.
O avanço foi puxado, principalmente, pela continuidade do aumento nos preços dos alimentos. Além disso, os combustíveis também ficaram mais caros.
Confira de quanto foi a alta no IPCA em alguns dos itens:
- Galinha +19,44%
- Tomate +12,57%
- Café moído +8,53%
- Frutas +1,96%
- Óleo diesel +2,77%
- Etanol +2,17%
- Gasolina +1,83%
Apesar do resultado do IPCA representar uma desaceleração de 0,59 ponto percentual em relação a fevereiro, o cenário de curto prazo segue adverso. Pois a inflação de serviços, que têm maior inércia, segue acima do nível compatível com o cumprimento da meta e ainda acelerou, nas observações mais recentes.
O impacto das tarifas de importação
Um levantamento realizado por técnicos da equipe econômica, com base em dados do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), indicou que a isenção dos impostos de importação teve maior impacto nos casos em que o Brasil é grande importador, como azeite e sardinha.
Atualmente, 99% do azeite de oliva consumido no país vem de Portugal (57%) e da Espanha (14%). Os demais fornecedores são: Itália, Argentina, Chile, Uruguai, Tunísia, Turquia, Grécia e Líbano, EUA, França e Japão.
Brasil vai sobretaxar EUA se apelo à OMC não der certo, diz Lula
O presidente Lula irá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao aço e alumínio brasileiro. Lula fez a afirmação ao ser questionado por jornalistas japoneses durante sua viagem a Tóquio.
“Nós temos duas decisões a tomar: uma é recorrer à Organização Mundial do Comércio, que nós vamos recorrer. E a outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos. É colocar em prática a lei da reciprocidade. Não dá pra gente ficar quieto, achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar os outros produtos.” afirmou Lula.
Entretanto, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que lidera as negociações com os norte-americanos, já havia admitido a ideia de recorrer à OMC. No entanto, o governo ainda não havia tomado uma decisão. Entretanto, essa é a primeira vez que Lula confirma a intenção de recorrer.
Petrobras ainda avalia o que fará com a Braskem
A Petrobras ainda está avaliando o que fazer com a Braskem.A petroleira lembrou que já fez a due dilligence na companhia.
A empresa é dona de 36,1% do capital total da Braskem. Outros 25,6% estão pulverizados no mercado. Já a Novonor é a acionista majoritária, com uma fatia de 38,3% do capital total. No entanto, em meio à crisedeflagrada pela Operação Lava Jato, a Novonor (ex-Odebrecht), deixou todas essas ações nas mãos de cinco bancos, como garantia de sua dívida.É essa fatia que está, há anos, em discussão.
Em agosto de 2024, acionistas e credores da Braskem chegaram a um acordo sobre uma solução para o destino do controle da petroquímica e para a dívida que a Novonor tem junto a cinco bancos: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e BNDES.
O plano é converter a dívida junto aos bancos em ações. E, após isso, transferi-las para um fundo de gestão independente. Assim, os bancos poderiam vender as ações no momento em que considerarem adequado, em vez de encontrar um único comprador para a fatia do atual controlador.
A Novonor ficaria com uma participação pequena e inferior a 5%. Seria uma espécie de concessão por parte dos bancos para que a empresa da família Odebrecht assine o contrato.
Os preparativos para esse caminho estão avançados. No entanto, a Petrobras e os demais envolvidos ainda precisam definir um novo acordo de acionistas – atualmente, a estatal participa da gestão da Braskem e tem o direito de preferência na compra das ações que estão com a Novonor, caso elas sejam vendidas.
Quer entender melhor sobre essa história do Lula praticamente declarar uma guerra comercial aos EUA? Então, assista ao vídeo na íntegra!