Aukus é lançada pelos EUA, Reino Unido e Austrália contra a China

16 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 56 seg


Os Estados Unidos da América (EUA), o Reino Unido e a Austrália lançaram um pacto, conhecido como Aukus, contra a China. O ato histórico é para a segurança na Ásia-Pacífico.

Com esse pacto, a Austrália pode fabricar submarinos que funcionam por meio de energia nuclear. Portanto, isso nunca havia sido feito antes. A construção será com a tecnologia que os EUA disponibilizou.

Aukus deve cobrir Inteligência Artificial (IA) e entre outras tecnologias. Sendo assim, segundo especialistas, essa é uma das grandes defesas dos países unidos em décadas. Ou seja, a maior desde a Segunda Guerra Mundial.

Resposta da China

UOL

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, esse pacto é um ato irresponsável e pode prejudicar seriamente a paz entre as nações. Além disso, aumenta as chances de uma corrida armamentista.

Por isso, a embaixada da China, em Washington, nos Estados Unidos da América, apresentou descontentamento com o Aukus. Ademais, acrescentou que essa atitude é de países que têm uma mentalidade de Guerra Fria e preconceito ideológico.

Envolvimento da França

Aukus é lançada pelos EUA, Reino Unido e Austrália contra a China

W7B

O Pacto de Aukus afetou diretamente a França, que tinha uma aliança com a Austrália para fabricar 12 submarinos. Sendo assim, o País francês entrou na disputa.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, apresentou sua frustração durante uma entrevista à rádio France Info. Ele disse que o País se sentiu traído.

O Pacto de Aukus

The Standard

A nova aliança foi divulgada ontem (15) durante uma coletiva de imprensa virtual. Portanto, estavam presentes o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o homólogo da Austrália, Scott Morrison.

Os países envolvidos no pacto não citaram a China de forma explícita. Porém, o trio de líderes falou diversas vezes sobre o cuidado com a segurança regional que cresceu consideravelmente.

Um dos motivos do pacto acontecer foi após o pronunciamento do secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace. Ele contou que a China estava prestes a se tornar um dos países com os maiores gastos militares da história. Portanto, o Reino Unido, a Austrália e os EUA deveriam se prevenir para a segurança de suas terras.

Destaques de Aukus

Aukus é lançada pelos EUA, Reino Unido e Austrália contra a China

Best VPN Canada

O pacto de Aukus deve focar no potencial militar. Ou seja, deve se soltar da aliança de repartição de inteligência Five Eyes, com também envolve a Nova Zelândia e o Canadá.

O destaque é dos submarinos da Austrália. No entanto, a Aukus é responsável também pela divisão de capacidades cibernéticas e novas tecnologias submarinas.

Conflitos da Austrália

A Austrália possuía um bom envolvimento com a China como parceiro comercial, por exemplo. Contudo, o vínculo foi quebrado nos últimos anos devido a conflitos políticos.

Além disso, a Austrália rompeu o acordo de US$50 bilhões com a França também de construir os 12 submarinos. Esse valor equivale a 31 bilhões de euros ou 27 bilhões de libras.

Por que os submarinos funcionam por meio de energia nuclear?

UOL

Especialistas revelaram que este tipo de máquina é mais velozes e complicados de rastrear do que os submarinos comuns. Vale ressaltar também que essas frotas são capazes de ficar submersas por meses. Além disso, atiram mísseis a uma distância maior e podem transportar grandes quantidades.

Ainda segundo os analistas, esta é a primeira vez, em 50 anos, que os EUA revelam a tecnologia dos submarinos. No passado, somente o Reino Unido tinha conhecimento sobre os detalhes das frotas estadunidenses.

Com a nova aliança Aukus, a Austrália se torna o 7º País a trabalhar com submarinos que funcionam por meio de energia nuclear. Na frente estão os EUA, Reino Unido, França, China, Índia e Rússia.

Pronunciamento da Nova Zelândia

Aukus é lançada pelos EUA, Reino Unido e Austrália contra a China

W7B

Apesar da Austrália dizer que não tem interesse em armas nucleares, a Nova Zelândia também não ficou feliz com a ideia do pacto Aukus. Portanto, proibiu os submarinos australianos em suas águas.

Mesmo sendo parte do Five Eyes, a primeira-ministra Jacinda Ardern revelou que a Nova Zelândia não foi convidada a ser um membro do pacto Aukus.

Confira também sobre Os motivos da queda econômica brasileira!

Fonte: BBC

Imagens: Talking Points, UOL, W7B, The Standard, Best VPN Canada, UOL, W7B