China cria contas especiais de custódia para evitar desvios de fundos imobiliários

27 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 36 seg


Foram criadas várias contas especiais de custódia por diferentes governos locais na China. O objetivo é direcioná-las para os projetos imobiliários da Evergrande, a maior incorporadora do País, que também acumula uma dívida de US$305 bilhões. Dessa forma, os fundos destinados aos planejamentos habitacionais não serão desviados.

Na semana passada, a empresa perdeu o prazo final para pagar a dívida de títulos em notas de dinheiro estadunidenses. Além disso, a companhia não se pronunciou sobre o assunto, o que gerou preocupações entre os investidores. Contudo, vale ressaltar que a Evergrande tem mais 30 dias de carência para realizar o pagamento.

As dívidas foram iniciadas no fim do mês passado com contas especiais de custódia em aproximadamente oito províncias da China. Nesses lugares, os projetos ainda não foram finalizados.

Áreas prejudicadas

Entre os lugares que ainda não tiveram projetos finalizados estão as províncias de:

  • Anhui
  • Guizhou
  • Henan
  • Jiangsu
  • Cidades no sul do Delta do Rio das Pérolas

Contas de custódia

As contas de custódia são justamente para evitar desvios irregulares de pagamentos para credores, por exemplo. Também houve a fiscalização de escritórios do regulador habitacional em cidades do sul como em Zhuhai e Shenzen.

Também teve a participação do Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural na supervisão e revisão do que seria utilizado pela Evergrande como recurso durante os projetos.

Além da Evergrande, o Ministério da Habitação também não se pronunciou diante dos comentários nas redes sociais e de jornalistas locais.

Leia também sobre Especialistas que apontaram que outubro pode levar o BTC para o valor de US$100 mil!

Imagens: Novekedes,