Com inflação mais alta, projeção para Selic sobe para 10% em 2021

10 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 55 seg


Subiu para 10% com alta de 1,25 pontos, a projeção para a taxa Selic em 2021 quanto para o próximo ano. Ou seja, superou as expectativas de 7%. Essa alteração aconteceu após o aumento de 0,87% em agosto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Agora, o mercado aumentou as expectativas para uma etapa de dificuldade financeira mais evidente já que a taxa Selic está fixada entre 7,5% e 8%. Além disso, os negociantes dos contratos que apontam as chances escondidas para a decisão do Banco Central (BC), conhecidos como Copom, ficaram com as apostas divididas durante a reunião deste mês.

A expectativa de um avanço de 1 ponto percentual na Selic caiu drasticamente de 68% para 35% na última quarta-feira (08). No entanto, de ontem (09) para hoje (10) aumentou para 37% se tornando predominante. Existem ainda palpites de uma elevação de 2 pontos. Vale lembrar que a taxa Selic está em 5,25% anualmente.

Juros Futuros

Suno

Também devido ao avanço de 0,87% em agosto do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) houve um aumento na taxa de Depósitos Interbancários (DI) de 7,405%. A porcentagem é para janeiro do ano que vem. Antes era previsto 6,98%.

Portanto, a DI de janeiro de 2023 sai de 8,79% e vai para 9,375%. Contudo, essa percentagem já havia chegado anteriormente a 9,50. Já para janeiro de 2025, saiu de 10,07% e sobe para 10,45%. Nesse caso também já havia chegado em um valor mais alto de 10,61%.

O que é Selic?

Com inflação mais alta, projeção para Selic sobe para 10% em 2021

Experten

A Selic é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Ou seja, é uma ferramenta utilizada por diversos países na política monetária. Sendo assim, é usada como base para várias taxas de juros, como financiamentos, e também para realizar pagamentos de investimentos previstos pela Selic.

Contudo, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) não retrata definitivamente os juros coletados dos consumidores, que geralmente são bem grandes. Além disso, o Banco Central (BC) trabalha também para alinhar a taxa com a meta da Selic que é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Leia também sobre a Queda no Ibovespa!

Fontes: Valor Investe, UOL, Valor Investe

Imagens: Experten, Suno, S2