Dos investidores interessados em sustentabilidade apenas 10% investem

20 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 12 seg


De 69% dos investidores de varejo, em todo o mundo, que têm vontade de aplicar em mercadorias sustentáveis, somente 10% realmente introduzem verba nesse setor. Esse é um dado divulgado pela Associação Global de Profissionais de Investimento (CFA).

Ou seja, a maioria das pessoas demonstra certo interesse. Contudo, os investidores veem como impedimento a falta do simples naquilo que não deveria ser complicado e um ajuste uniforme na indústria, segundo os autores do Fórum Econômico Mundial.

Ainda de acordo com o artigo, se os investimentos também acontecessem de maneira simplista e se seguissem padrões, algo a mais iria despertar nos investidores de varejo além de apenas vontade. Sendo assim, a monetização iria movimentar o mercado no setor sustentável e as empresas iriam buscar mais sobre projetos sustentáveis.

No Brasil

O rendimento no Brasil de investimentos realizados em mercadorias que seguem o plano da Agenda Ambiental, Social e de Governança (ESG) não está aumentando como o esperado. Isso inclui também em relação aos números de novos investidores na bolsa e no aumento da fabricação de produtos sustentáveis.

A análise é do fundador e presidente do Granito Group e também professor de finanças sustentáveis na Nova School of Business and Economics, em Portugal, Rodrigo Tavares.

ESG

Tavares ainda acrescenta sobre a falta de informação sobre mercadorias da Agenda Ambiental, Social e de Governança (ESG) entre os investidores de varejo. Portanto, a preocupação de que o rendimento será afetado de forma negativa ainda é presente. No entanto, o especialista afirma também que a ESG além de um artigo de venda é também uma maneira de investir.

SustentArqui

Rodrigo acredita ainda que, futuramente, o envolvimento do ESG será tão comum entre os investidores individuais que será necessário somente um certificado de aprovação da Agenda Ambiental, Social e de Governança para saber se o produto foi bem construído, ou não.

Além disso, as mercadorias não teriam um excesso de informação. Sendo assim, apenas dez indicadores seriam o suficiente. Como, por exemplo, a tabela nutricional dos alimentos que são disponibilizados nos comércios.

 Na Bolsa de Valores

Uma pesquisa realizada pela consultoria e auditoria PwC Brasil e também do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) revelou que a maioria das empresas do Ibovespa apresenta lacunas sobre os produtos envolvidos.

Dos investidores interessados em sustentabilidade apenas 10% investem

Money Times

  • 51% das companhias não revelam a origem dos produtos;
  • 49% das empresas não apresentam clareza sobre a administração de resíduos;
  • 47% das companhias não demonstram informações sobre diversidade e inclusão;
  • 43% das descrições sustentáveis não passam por uma inspeção independente;
  • 31% das empresas não mostram compromissos mensuráveis.

É importante ressaltar que esses dados são das maiores empresas incluídas no Ibovespa da bolsa do Brasil. Ou seja, as outras companhias devem revelar ainda menos informações.

Plataforma com mais detalhes

A gestora brasileira JGP começou a desenvolver um programa com mais informações sobre investimentos ESG. Além disso, a plataforma possuirá elementos adicionais oferecidos pelas empresas da bolsa de maneira ordenada. Sendo assim, a expectativa é que o programa forneça notas de sustentabilidade para todas as companhias como um comparativo.

Portanto, as avaliações irão colocar na balança pontos ambientais, sociais e a governança. Além disso, a JGP divulgou, em julho de 2020, um tipo de manual para pessoas que têm vontade de ingressar no mundo do investimento sustentável no Brasil.

Confira também sobre o Santander que abaixou para R$7,5 mil a aplicação mínima para investimentos!

Fonte: Valor Investe

Imagens: Stef Kuypers, SustentArqui, Money Times