Expectativa para fundos imobiliários cresce na opinião dos gestores

27 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 3 min, 2 seg


A expectativa para fundos imobiliários no ponto de visão dos gestores é muito boa. Porém, ainda está estável devido o índice ter sofrido uma queda por conta do coronavírus. De acordo com especialistas, os descontos analisados nas cotas não afetam a retomada dos trabalhos desta classe. A informação foi divulgada durante a Expert 2021.

O CEO da Blue Macaw, Marcelo Fedak, contou que o Brasil tinha recentemente saído de uma das piores crises entre 2014 e 2017, o que não foi o caso de outras economias. Em seguida, a pandemia chegou e fez com que os valores diminuíssem muito mais. Marcelo ressaltou que a oferta em fundos imobiliários no País ainda não é grande em comparação com países estrangeiros.

Sendo assim, o Ceo falou também, que para melhorar a procura por contratos bilaterais, devem aprimorar o desempenho. Vale ressaltar que a estimativa para o Ifix é de 8% e isso ainda é agradável contando que as Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), que vencem entre 2026 e 2035, com taxas de 4,5%, 4,8% superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mundo Conectado

Daqui um ano o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estará 8% mais elevado e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) com anuidade chegará na casa dos 35%. Portanto, é esperado que a enumeração de dados utilizado no sistema de metas de inflação buscado pelo Banco Central (BC) retorne menor que 4% no próximo ano. Esses números foram apresentados pelo boletim Focus.

Fundos imobiliários para Shopping Centers

Ubaense

Durante a pandemia um dos pontos que foi bastante discutido foi sobre a busca de locações em shopping centers e lajes comerciais, segundo o Gestor da Capitânia, Alexander Alfer. Contudo, o número de vagas em escritórios caiu. Além disso, em locais maiores não está acontecendo com frequência negociações no preço de aluguéis.

Alexander contou ainda que, por isso, os setores de Shopping também se recuperam e com recorde de vendas semelhantes aos que aconteciam antes da Covid-19. Resultado disso, os shoppings irão preservar o seu valor.

Fundos Imobiliários para Galpões

Expectativa para fundos imobiliários cresce na opinião dos gestores

ArchDaily

Com o avanço do comércio eletrônico, galpões estão sendo bastante procurados para locações como pontos de venda. O ramo cresce com cada 100 milhões adquiridos que gera um crescimento de 10% a 15% ao ano.

Assim, entre 200 mil e 300 mil metros quadrados de galpão são buscados todo ano. De acordo com o sócio e gestor da XP Asset, Pedro Carraz, este tipo de espaço não é utilizado somente para compras, mas também para o entretenimento, alimentação e os mais variados serviços. Sem contar, os novos empreendimentos que podem utilizá-los, sendo de maneira online ou offline.

Online

Guia do Estudante

Carraz também falou que apesar das compras online terem aumentado não afetarão os espaços físicos. A Dafiti, um dos inquilinos da Blue Macaw, por exemplo, cresceu em 50% o número de consumidores e o Mercado Livre vendeu três vezes mais. Em comparação a outros países da América Latina o Brasil tem o valor da locação desvalorizado. Ou seja, um dos melhores galpões com o custo de US$20 por metro quadrado.

Veja também sobre o Airbnb que deve abrigar refugiados!

Fonte: Valor Investe

Imagens: Fix, Mundo Conectado, Ubaense, ArchDaily, Guia do Estudante