Expectativa pela inflação e balanços nos EUA são destaques após feriado

13 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 36 seg


O mercado financeiro do Brasil voltou do feriado de Nossa Senhora Aparecida já com expectativas de inflação e tentando se adequar às alterações que ocorreram nesta terça-feira (12). O feriado foi dia de aumentos e quedas nas bolsas de Nova York.

Resultado disso, foram os índices caindo. Ao mesmo tempo, os investidores esperavam novas informações sobre a inflação dos Estados Unidos da América (EUA). Além disso, também há o aguardo sobre o período de coleta de dados industriais nos EUA. Esse processo se inicia hoje (13).

Vale lembrar que o mercado se abala há algumas semanas. Isso acontece conforme os aplicadores querem saber como o mundo econômico se recupera com a pandemia do coronavírus, a crise elétrica e o aumento da inflação. Portanto, se limita as quantias gastadas pelos clientes e das contas das empresas.

FED

Expectativa pela inflação e balanços nos EUA são destaques após feriado

En Bourse

De acordo com o estrategista chefe do Modalmais, Felipe Sichel, o conflito nos mercados mundiais continua ao redor da crise elétrica e especialmente sobre o tempo do efeito da oferta. Contudo, o abalo na inflação em meio e grande prazo indicaria a atitude dos Banco Centrais (BCs).

Ademais, o gasto com o petróleo e também de várias energias cresceram e o medo avança com a crença que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central (BC) dos EUA, consiga movimentar o crescimento de juros para conter a inflação.

Inflação e FMI

Banco Bari

Hoje (13) os investidores estão ansiosos pela revelação do indicador da inflação de destaque dos Estados Unidos da América através do Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Essas informações só são reveladas depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) abaixar a estimativa de aumento financeiro global e dos EUA.

Com isso, a nova temporada de balanços que começa esta quarta-feira (13) irá passar com clareza o desempenho das companhias durante o ápice da pandemia do coronavírus e também o que aguardar para o fim deste ano.

No entanto, atualmente existe a possibilidade de que a pandemia esteja na sua reta final nos Estados Unidos da América. Nas últimas 2 semanas, a quantidade de novos casos teve uma queda de 22%. Já as situações que foram necessárias internações caíram 20%. Além disso, diminuiu também casos envolvendo a variante delta e redução de mortes.

China e Brasil

Diário de Notícias

Além da Evergrande, outra construtora na China chamou a atenção sobre as chances de inadimplência. Dentro da lista na Bolsa de Xangai, a Sinic revelou também que aguarda não alcançar o pagamento de um título de US$250 milhões. Portanto, a data vence no início da próxima semana.

Hoje não há nada previsto para o Brasil na agenda. Sendo assim, a política continua com os holofotes. Os destaques ainda são as intrigas entre o Senado e o Governo.