Ibovespa fecha com aumento de 1,85% e Bolsa avança 2%

13 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 55 seg


O Ibovespa fechou com avanço de 1,85% hoje (13) a 116.404 pontos. Sendo assim, a Bolsa teve alta de 2%. O disparo vem acontecendo desde que o presidente, Jair Bolsonaro, enviou uma carta de reconciliação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.

Tudo isso ocorreu no Ibovespa, após ser descartada uma chance de impeachment até a próxima crise financeira. Durante a reunião de Bolsonaro com o ex-presidente Michel Temer, que apontou o ministro, Alexandre de Moraes, à Corte, a Bolsa estava em queda de 0,6%. Ou seja, o conflito entre os Três Poderes devido às paralisações dos caminhoneiros, que exigiam o impeachment de Moraes, afetava negativamente o mercado.

O estrategista da RB Investimentos, Gustavo Cruz, contou que o não apaziguamento entre os Três Poderes gerava desconforto entre os investidores pelo fato das oportunidades até o fim de 2021 serem limitadas. Portanto, com esse movimento de Bolsonaro mostra que ainda há chances para uma conversa.

Retomada do Ibovespa

Os Melhores Investimentos

O Ibovespa ainda não recuperou os 117 mil pontos, se estagnando na faixa dos 116 mil. Contudo, as manifestações de 7 de setembro do Dia da Independência auxiliaram para as oscilações futuras.

Com isso, veio a possibilidade de impeachment depois de ações realizadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL) contra o governo, no dia de ontem (12). Apesar do grupo demonstrar remorso por realizar campanhas para o presidente Jair Bolsonaro, em 2018, também não conseguiu apoio da militância aliada do Partido dos Trabalhadores (PT).

Por isso, o MBL decidiu acabar com as próprias manifestações contra o impeachment. Sendo assim, o Ibovespa iniciou essa semana com total diferença em comparação ao mesmo período da semana passada.

Vale

Ibovespa fecha com aumento de 1,7% e Bolsa avança 2,6%

The Cap

A Vale, por exemplo, não deu o braço a torcer e caiu apenas 0,5% e possui 14% do espaço na constituição do índice. Em Qingdao, com US$124 por tonelada de ferro derretido, veio após um enorme tombo de 4,5%.

Petrobras

InfoMoney

As ações ordinárias da Petrobras aumentaram 3,11% após ter sofrido um alto prejuízo na semana passada. Já as ações preferenciais cresceram 3,51%. Se somadas, fazem parte de 9% do Ibovespa. Além disso, tiveram a favor um avanço de 0,89% nos contratos futuros na compra de barris em Londres por volta de US$73.

Banco Inter

NeoFeed

De 20% da área financeira do Ibovespa o Banco Inter foi quem teve as ações mais altas, chegando a 7,36%. Logo em seguida, o Banco do Brasil ocupa a posição com 2,21%.

Inflação do IPCA

Jusbrasil

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deu o que falar após uma alta surpreendente. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação teve um aumento de 0,87% em agosto. Ou seja, o mais alto percentual já registrado neste mês desde o ano de 2000.

O motivo da alta são os preços elevados dos combustíveis. Como, por exemplo:

  • Gasolina: Aumentou 2,80%
  • Etanol: Avançou 4,50%
  • Gás veicular: Cresceu 2,06%
  • Óleo diesel: Subiu 1,79%

Portanto, o indicador reuniu um crescimento de 5,67% só esse ano e 9,68% nos últimos 12 meses. Por isso, foi uma quantidade superior aos dados anteriores no mesmo período, que era de 8,99%. Isto é, uma variação mensal de 0,24%.

Veja também sobre o Avanço de 185% da Braskem!

Fonte: Valor Investe,

Imagens: Valor, Jusbrasil, Os Melhores Investimentos, The Cap, InfoMoney, NeoFeed