Índice de Atividade Econômica Brasileira sobe 0,6% no segundo semestre

15 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 21 seg


Subiu para 0,60% o Índice de Atividade Econômica Brasileira (IBC-Br), no segundo semestre . A informação foi revelada hoje (15) pelo Banco Central (BC). A alta foi um registro feito no mês de julho deste ano. No entanto, houve uma queda na força em comparação a junho, que teve um avanço de 0,92%.

Sendo assim, o resultado positivo desse ano foi devido ao impacto negativo provocado pela pandemia do novo coronavírus no primeiro semestre de 2020. Por isso, o IBC-Br tomou atitudes e conseguiu se reerguer. No entanto, no começo desse ano surgiram novos problemas. Como, por exemplo, a variante delta da Covid-19.

Resultado disso, foram novamente as medidas restritivas que obrigaram os comerciantes a fechar as portas dos estabelecimentos comerciais. Portanto, o indicador começou a ficar abalado.

De março a julho

Índice de Atividade Econômica Brasileira sobe 0,6% no segundo semestre

Gazeta da Jurema

Foi em março que a Atividade Econômica Brasileira ficou balanceada e teve de recuar. Contudo, em abril, conseguiu se recuperar. No mês seguinte fez um novo recuo. Só em junho e julho que teve avanços contínuos.

Nesse período, foi registrado pelo Banco Central 140,52 pontos na série dessazonalizada. Antes, o registro era de 139,68. Esse é o maior nível desde fevereiro de 2021, que teve 140,98 pontos.

Esse resultado do IBC-Br não foi uma surpresa para os analistas do mercado financeiro, que já previram esses números. Havia uma divisão entre uma baixa de 0,30% e uma alta de 0,80%. Porém, a maioria dos economistas esperava um aumento de 0,40%.

Comparação entre os meses

Se compararmos os meses de julho desse ano e o mesmo mês em 2020, teve um grande avanço de 5,53% em uma sequência sem ajustes sazonais.

Sendo assim, o registro da série foi de 143,35 pontos em julho. Essa foi a melhor performance desde o ano de 2015 com 143,37 pontos. Nos 12 meses anteriores a julho, também teve um crescimento de 3,26%, segundo o Índice de Atividade Econômica Brasileira.

Projeções

Segundo o relatório do Banco Central (BC), a expectativa é de uma alta de 5,04% do Produto Interno Bruto (PIB) ainda esse ano. A atualização da projeção da atividade doméstica referente ao ano passado deve acontecer nesse mês. O resultado se apresentará no Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

O que é IBC-Br?

IBC-Br é a abreviação para o Índice de Atividade Econômica Brasileira. Ele é famoso por ser um tipo de prévia de dados do Banco Central (BC) e do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, se usa como critério para analisar o andamento da economia brasileira no decorrer dos meses.

Confira também a WEG que comprou 100% a Balteau!

Fontes: Estadão, Terra

Imagens: Synchro, Gazeta da Jurema