Inflação menor sinalizando desaceleração e o bloqueio de saída de grãos na Ucrânia

10 de junho de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 7 min, 8 seg


Ouça as notícias pelo nosso podcast

Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de quinta-feira, (9/6/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) caiu 1,18%, fechando em 107.094 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • HAPV3 +2.97%
  • SULA11 +2.69%
  • CCRO3 +2.24%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • CSNA3 -6.65%
  • MGLU3 -6.52%
  • AZUL4 -5.34%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Banco Central do Peru – El Peruano

Inicialmente, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam negativamente, com exceção das bolsas asiáticas. Por outro lado, o dólar está cotado a R$ 4,90 (-0,03%).

Nos Estados Unidos as bolsas tiveram a seguinte performance:

  • Dow Jones: -1,94%
  • S&P 500: -2,38%
  • Nasdaq: -2,75%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): -1,46%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -1,22%
  • CAC 40 (França): -1,48%
  • FTSE MIB (Itália): -3,41%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -1,49%
  • Shangai (China): +1,42%
  • KOSPI (Coreia do Sul): -1,13%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: -1,56%
  • Ethereum: -2,70%
  • Tether: +0,02%
  • USD Coin: +0,01%
  • Binance Coin: -1,20%

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: -0,43%
  • Petróleo Brent: +0,66%
  • Gás Natural: +1,04%
  • Minério de Ferro (Futuros): -1,18%

Morning call de ações

TMJ

ALGUÉM AINDA DIZ “QUAL É A PRÓXIMA MAGALU”?

De antemão me diga: você é investidor de Magalu? Olha, o setor do varejo tem seus ciclos definidos, né? Só que o povo sempre comentou com muita expectativa sobre ela com palavras como: “E a nova magalu”? Perguntando sobre alguma empresa que pudesse dar o retorno e se tornar tão boa quanto se tornou a Magazine Luiza.

Por outro lado, depois da empresa chegar ao seu ápice, com rentabilidade de 90.000% em cinco anos, agora ela está engatinhando e somente de junho de 2021 até o momento ela caiu 85%. em novembro de 2020 ela estava no valor máximo de pouco mais de R$ 27 e desvalorizou 88%.

O que pode ser analisado como fator que contribuiu para isso é a inflação que pressiona as vendas, a alta de juros também e o desemprego em alta, por fim: baixo crescimento de atividade. Outro ponto é a Amazon com avanço no Brasil, assim como as concorrentes Via e Americanas.

Fica aí o questionamento se ela vai conseguir se sobressair, né?

A CONCORRÊNCIA AUMENTA COM A APPLE FINANCIANDO SEUS PRODUTOS

Atualmente as empresas  PayPal, Affirm, Klarna e outras oferecem um servido de “Compre agora e pague depois”, mas elas já vinham apresentando uma dificuldade diante de todo o cenário que já conhecemos.

Agora a Apple resolveu dificultar a vida delas: vai oferecer planos que permitam usuário pagar por coisas em parcelas mensais sem juros. Além disso, o aumento da inflação, taxas de juros mais altos e desaceleração do crescimento econômico acentuaram as dificuldades que as empresas concorrentes estão passando.

Entretanto, existe um problema após essas atividades de empréstimo que você já vai lembrar: a crise que se instala quando você concede crédito para todas as pessoas e elas se endividam altamente. Foi o que aconteceu no setor imobiliário anos atrás nos EUA, além de outros aspectos como qualidade da vida financeira de seus clientes.

Por fim, a Apple disse que fará uma verificação de empréstimos por meio de uma subsidiária para evitar este cenário e também se proteger.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

BBC

BRASIL AQUI E ACOLÁ

Hoje dois pontos bastante importantes sobre o Brasil são o encontro do nosso presidente com o presidente dos Estados Unidos e, infelizmente, dados sobre a COVID-19.

Em primeiro lugar, a pandemia parece estar subindo a curva novamente. Se olharmos o gráfico do Brasil, desde o mês de maio até agora o aumento foi de zero a 45 mil novos casos por dia. Algumas cidades já retornaram a exigir o uso de máscaras, por exemplo.

Um dado da Fiocruz demonstra que 70% das pessoas que estão internadas com síndrome respiratória aguda grave são pacientes com COVID-19. E, agora, a transmissão em alta, que já passa de 1,63 para 1,72. Ou seja: 100 pessoas infectadas podem transmitir para outras 172.

Espero que todos vocês se cuidem e fiquem bem.

__

Mais uma coisa aqui no nosso cenário interno foi o IPCA de maio: ficou em 0,47% em sinal de desaceleração. Em 12 meses o acumulado é de 11.73%. Basicamente o custo menor (-7,95%) da energia elétrica ajudou.

__

Lá fora, o Brasil está, aparentemente, bem. Com uma conversa do nosso Presidente e o Presidente Biden, o tom da conversa foi mais ou menos assim: olha, a gente quer a paz, mas não podemos colocar a Rússia de escanteio porque precisamos do que ela produz. Por fim, Biden fala em cooperação para produção de alimentos aqui e na Argentina.

CRISE ALIMENTAR E TONELADAS DE GRÃOS SEM SAÍDA

Já faz alguns dias que temos tocado nesse assunto tão importante que é alimentação. Entretanto, um novo problema se instalou desde o conflito entre Rússia e Ucrânia: a produção de 20 milhões de toneladas de grãos que estão parados.

A Ucrânia contribui para comercialização global em 42% do óleo de girassol, 16% do milho e 9% do trigo. E o Líbano, por exemplo, importa 80% do trigo, assim como a Índia importa 76% do seu olho de girassol da Ucrânia. Ou seja, são países que dependem quase que exclusivamente dela nesses produtos.

Em ordem decrescente de países que dependem do trigo da Ucrânia: Moldávia: 92%, Paquistão: 48%, Egito: 26%, entre outros.

Ao mesmo tempo que a Ucrânia teve uma boa colheita já se prepara para a próxima, o preço dos alimentos subiram de forma relevante, o que criou uma expectativa que a Ucrânia pudesse compensar o seu déficit com a venda do seus grãos. No entanto os portos que escoavam 90% de sua produção estão fechados.

A solução proposta é de que a comunidade internacional fure o bloqueio criado pela Rússia e os russos falaram em abrir um corredor para alimentos se a comunidade internacional afrouxar as sanções.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

Vídeos NetShow.me

Inicialmente, o IFIX fechou a quinta-feira ‌(9)‌ aos 2.818 pontos, com desvalorização de 0,17%. Desta forma, o mês de junho conta com rentabilidade de -0,09%. Enquanto isso, o ano tem variação de +0,46%.

O PATL11 informou que fechou acordo para ter 50% de participação na VBI Real Estate, uma gestora do segmento imobiliário brasileiro. O Pátria Investimentos (PATL11) é uma das maiores gestões de ativos localizados na América Latina.

Entre os fundos imobiliários que compõem a VBI estão: VBI Logístico;  de CRI; de Reits FoF; o Prime Properties e de Consumo. Ainda, quase todos eles compõem o IFIX, menos o VBI Consumos.

A transação ainda depende do cumprimento de uma série de questões previstas no acordo, mas a previsão é de que o patrimônio dos FIIs PATL11 e PATC11 sejam incorporados pela VBI Real State.

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

Investidores Brasil

PLATAFORMA CRIPTO PARA AUMENTAR O ACESSO DE CLIENTES

Segundo a Bloomberg, a Charles Schwab, Fidelity e Virtu Financial se juntaram à Citadel Securities para criar uma plataforma especializada em cripto, com previsão para uso até final deste ano ou início de 2023.

De olho no interesse crescente neste setor, assim como as questões regulatórias dos governos, as empresas pretendem criar uma plataforma segura para o investidor.

Entretanto, até que haja maior clareza regulatória, a plataforma não permitirá a negociação direta de criptos. Em março deste ano os EUA deu um passo à frente e apoiou a inovação e esforço para regulações.

Além disso, é importante salientar que os Governos, além de regularem as negociações, tentam criar moedas digitais, embora sem muito sucesso, como aqui no Brasil.

Assim termina nosso morning call. Bons investimentos e bom final de semana.