Juros e inflação afetam construção civil no Brasil e onda de demissões nos EUA preocupa

20 de junho de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 6 min, 33 seg


 Ouça as notícias pelo nosso podcast

Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de sexta-feira, (17/6/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) caiu 2,90%, fechando em 99.825 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • CVC Brasil: +11,19%
  • Qualicorp: +4,56%
  • Alpargatas: +4,10%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • 3R Petroleum: -9,51%
  • Petrorio: -8,79%
  • Metalúrgica Gerdau: -8,51%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Banco Central da Armênia – Central Banking

De antemão, esta semana a nossa agenda econômica está bombando: a gente tem Feriado hoje no EUA, o Juneteenth para comemorar a emancipação dos escravizados por lá no sob os termos da Proclamação de Emancipação de 1862. Hoje, ainda, temos o discurso da Presidente do Banco Central Europeu. Amanhã a ata do Copom aqui no Brasil, e depoimento do Presidente do FED nos EUA na quarta-feira.

Por fim, quinta-feira tem dados de desemprego nos EUA e fala do Jerome Powel novamente e dados do petróleo bruto. Finalmente na sexta-feira tem IPCA-15, para termos a prévia da inflação de junho.

Por outro lado, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam positivamente, com poucas exceções como Dow Jones, a nossa bolsa e algumas bolsas asiáticas, em resumo. Ainda, o dólar está cotado a R$ 5,15.

Nos Estados Unidos as bolsas tiveram a seguinte performance:

  • Dow Jones: -0,13%
  • S&P 500: +0,22%
  • Nasdaq: +1,43%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): +0,25%
  • FTSE 100 (Inglaterra): +0,64%
  • CAC 40 (França): +0,04%
  • FTSE MIB (Itália): +0,23%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei (Japão): -0,74%
  • Shangai (China): -0,04%
  • KOSPI (Coreia do Sul): -2,04%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: +8,49%
  • Ethereum: +13,05%
  • Tether: -0,03%
  • USD Coin: -0,03%
  • BNB: +6,54%

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: +0,13%
  • Petróleo Brent: -0,03%
  • Gás Natural: -2,79%
  • Minério de Ferro (Futuros): -1,57%

Morning call de ações

Biometano Energia

DE OLHO NO BIOMETANO, RAÍZEN E PETROBRAS ESTUDAM PARCERIA

O Biometano é a purificação do biogás com essa pegada de combustível renovável que pode ser feito a partir da indústria sucroalcooleira, com o uso de material orgânico como vinhaça e torta de filtro de cana-de-açúcar.

Desta forma, o acordo assinado entre as duas empresas visa buscar soluções que utilizem os resíduos da cana para a produção, compra e venda do produto que estão no Roll de soluções de combustível sustentável.

Assim como outras empresas, elas possuem interesse em contribuir para a descarbonização dos processos de produção que tem um alto custo para o meio-ambiente da forma como acontece hoje.

Se tudo der certo, a produção do biometano renovável será conectada à produção de combustíveis e produtos de refino de alta qualidade, com menores emissões de carbono.

Por fim, há previsão de que a primeira usina de biometano seja inaugurada já em 2023, e já tem clientes como a Yara Brasil Fertilizantes e Volkswagen do Brasil.

FUNCIONÁRIOS DE UMA DAS LOJAS DA APPLE INGRESSAM EM UM SINDICATO

O primeiro estabelecimento da Apple a ter seus funcionários sindicalizados é uma das unidades de Maryland, EUA. Na cidade de Towson os funcionários acabaram por ingressar na Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais. (engraçado, né?)

Enquanto a Apple é uma das empresas que mais lucra no mundo, os funcionários comemoram o ingresso no sindicato alegando que agora ganharão acesso a direitos que não possuem.

Uma curiosidade: lá nos EUA não é comum uma série de “direitos” que temos aqui no Brasil quando o assunto é CLT. No entanto, os funcionários disseram que não estão em um movimento contra a diretoria da empresa, mas que apenas querem exigir horário de trabalho, medidas de segurança e codeterminação sobre salários.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

Tarjab

BRASIL TEM PREOCUPAÇÃO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO COM DEVOLUÇÃO DE IMÓVEIS

Inicialmente vale lembrar que existe uma legislação que estipula regras sobre o distrato dos contratos e ela está sendo amplamente utilizada pelos consumidores que estão deixando a compra de imóveis na planta.

Isso é um dos efeitos da alta dos juros no Brasil, pois junto à inflação temos um quadro onde fica mais difícil a pessoa se manter em um financiamento de longos anos.

Se você não sabe, em 2014 houve muito cancelamento de contratos desse tipo por conta da recessão que tivemos. Desta forma, depois disso foi criada uma lei para garantir um equilíbrio nessa relação, inclusive acerca de multas.

Atualmente, depois de termos passado por 2 anos de recordes de vendas, os casos de desistência estão no patamar de 11,8% em 2019, 11,1% em 2020 e 11,6% em 2021. De toda forma, no ano de 2015 essa porcentagem era de mais de 35 pontos.

SOMBRA DE RECESSÃO ASSOLA OS EUA COM ONDA DE DEMISSÕES

Se existe um tema que tem preocupado vários países é a recessão. Uma por conta de todo o problema já dito sobre inflação e juros, mas também agora reforçada pela onda de demissões que são vistas.

Inclusive o Bank Of America projetou 40% de risco da economia dos EUA entrar em recessão em um comentário sobre o Federal Reserve ter ficado atrás da curva com uma demora para combater a inflação.

No entanto, se fizer um paralelo das demissões nos EUA atualmente, poderia considerar o desemprego no nível mais baixo dos últimos 50 anos. Mesmo assim, as ondas de demissões preocupam, pois empresas como Redfin demitiram 10% de sua equipe, Coinbase demitiu 18% e o Spotify quer reduzir 25% de suas contratações.

É necessário ficar em alerta, pois embora não haja sinais claros de colapso, isso não significa que o cenário não possa mudar, indicaram economistas trabalhistas.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

Suno

Inicialmente, o IFIX fechou a sexta-feira ‌(17)‌ aos 2.802 pontos, com desvalorização de 0,8%. Desta forma, a semana fechou com -0,58%, o mês de junho conta com rentabilidade de -0,65%. Enquanto isso, o ano tem variação de -0,09%.

O Fundo ALZR11 informou sobre a a prova de novo oferta de cotas, assim como sobre reajuste de aluguéis de seus ativos. Com isto, o fundo terá a 5ª emissão de cotas.

Ainda, o fundo informou que até maio 10 dos 15 imóveis tiveram atualização dos aluguéis que foram corrigidos pela inflação.

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

Crypto

BINANCE ANUNCIA SUSPENSÃO DE SAQUES E MUDANÇA DE PARCEIROS APÓS ATUALIZAÇÕES DE POLÍTICAS DO BACEN

Inicialmente a Binance fez uma suspensão de saques em reais por encerrar a sua parceria com a operadora Capitual, responsável pelo PIX que garantia depósitos e saques na plataforma da exchange.

Com algumas atualizações do Banco Central a Binance bloqueou os serviços justamente no prazo final para implementação de regras de identificação de clientes.

No entanto, a Binance já informou que fará a troca de parceiro para garantir saques dos clientes, mas ainda não dispõem de saques ou depósitos com TED ou DOC. A única forma, atualmente, é o uso de transações P2P.

Assim termina nosso morning call. Bons investimentos e boa semana.