Mastercard vai abandonar tarja magnética até 2029

18 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 13 seg


A Mastercard decidiu abandonar as tarjas magnéticas de todos os seus cartões de crédito e débito até 2029. A decisão foi tomada após o registro de cartões com chips ter aumentado. A previsão é que em 2033 já não exista esse tipo de serviço oferecido pela Mastercard. No entanto, ainda haverá essa bandeira para cartões pré-pagos que forem emitidos nos Estados Unidos da América (EUA) e também no Canadá.

A Companhia revelou, nesta terça-feira (17), ainda que a partir 2024 a tarja magnética já estará em uma quantidade reduzida nos novos cartões de pagamento. Isso acontecerá primeiramente em regiões da Europa, por exemplo.

Já no Brasil, também foi um dos casos de sucesso no grande número de cartões com chips utilizados. Além disso, teve aumento também na quantidade de pagamentos realizados por aproximação. Vale ressaltar, que esse método ficou intenso devido à chegada da pandemia.

Ainda de acordo com a Mastercard, aproximadamente 45% dos pagamentos, no segundo trimestre deste ano, em todo o planeta, foram realizados por aproximação. Em casos de utilizar o cartão, 86% das situações as transações são feitas com o uso dos chips.

Leia também sobre a Tomada de poder do Talibã!

Fonte: Folha de S.Paulo

Imagem: Mobile Transition, Mastercard