Mercado de câmbio é liberado para organizações de pagamento em 2022

10 de setembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 40 seg


O Banco Central divulgou ontem (09) que foi disponibilizada para todas as organizações de pagamento a oportunidade de operar no mercado de câmbio. O cargo estará em funcionamento a partir de setembro do ano que vem.

Por enquanto, somente corretoras, bancos e distribuidoras de títulos são permitidas para atuar com o câmbio no Brasil. Portanto, quando forem liberadas, as operações cambiais poderão ser realizadas através de eletrônicos com cartões de crédito e pré-pagos.

Para operar com câmbio, as instituições que já receberam a permissão do Banco Central necessitam de entrar em um processo específico de serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para efetuar tarefas de Administração Pública.

Especificações

InfoMoney

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o novo regulamento para a melhoria da remuneração e movimentação internacional de valores. Ou seja, todos os critérios passaram por consulta pública. No próximo mês, as organizações de pagamento, que já receberam a autorização para trabalhar com o mercado de câmbio, poderão acessar suas contas com moedas internacionais.

Sendo assim, deverão ser preservadas no exterior para a transferência da propriedade dos títulos e o pagamento ou recebimento da quantia envolvida. Atualmente, para realizar esse processo é necessário manter essas contas no Brasil. Além disso, a liberação garante também a possibilidade de exportadores brasileiros conseguirem receitas de exportação em contas estrangeiras, que estão em seu nome.

Além disso, o Banco Central (BC) também autorizou, para não residentes, contas de remuneração pré-pagas em reais. Sendo assim, esse benefício através de aparelhos eletrônicos deixa todo o processo mais eficiente e facilita a vida dos envolvidos.

Importância das remessas

Mercado de câmbio é liberado para organizações de pagamento em 2022

Grupo Real

Ainda de acordo com o Banco Central (BC), as operações do mercado de câmbio ligadas em funções de transferências e de remessas pessoais para fora do Brasil, também conhecidas como remittances, devem se fundir no próximo mês. O processo é semelhante aos processos no mercado de câmbio, realizados por cartões de crédito, quando são feitas compras internacionais.

Com essa nova modalidade de remessas com o uso de cartão de crédito, em outubro, irá simplificar toda a transação. Por exemplo, se for necessário enviar dinheiro para o exterior o valor deverá ser depositado antes na conta estrangeira. Além disso, se o procedimento for para uma situação contrária é fundamental ter uma conta vinculada ao cartão.

Atualmente

BPP

Hoje para fazer qualquer tipo de remessas e transferências é preciso incorporá-las com operações de câmbio individualizadas. Sendo assim, tem um custo superior. Ademais, exigem que alguém se dirija para uma instituição autorizada de pagamento.

Confira também sobre as Regras de Transparência da Anbima que passa a valer!

Fontes: Forbes, Politize!
Imagens: FDR, InfoMoney, Grupo Real, BPP