Novo Bolsa Família faz expectativa de inflação do mercado aumentar

19 de agosto de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 1 min, 41 seg


Rumores sobre o Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, teria sido o principal motivo do aumento das expectativas do mercado para a inflação do ano que vem. Ou seja, acima do previsto pela autoridade monetária. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (17), pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

De acordo com a expectativa do BC, a inflação deve ficar neutra na meta que é 3,5% com isenção de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. Em relação ao mercado, é esperado que o índice feche o período em 3,9% há um mês. Portanto, o esperado era de 3,75%

Ainda segundo o BC, os economistas acreditam em um grande déficit fiscal, que seria maior que o previsto para 2022. Sendo assim, esse aumento será de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) nesse ano e próximo de zero no ano que vem.

Os rumores sobre como será o Auxílio Brasil afeta as expectativas do mercado. Por conta disso, o presidente do BC quer que o Governo explique de onde sairá o dinheiro para o financiamento desse programa.

Auxílio Brasil

Novo Bolsa Família faz expectativa de inflação do mercado aumentar

FDR

O novo programa social, Auxílio Brasil, irá substituir o Bolsa Família. Os benefícios básicos são divididos em três tópicos:

  • Primeira Infância
  • Famílias com jovens de até 21 anos de idade
  • Complementação para famílias que conseguirem sair da extrema pobreza mesmo após receber os benefícios anteriores

O valor desse benefício será decidido somente no fim do próximo mês. Além disso, haverá outros benefícios. Será um total de seis. Eles são acessórios que serão somados com o valor recebido. Portanto, irão funcionar como uma recompensa para quem cumprir os requisitos adicionais.

Veja também sobre o Sérgio Reis que foi criticado por Produtores Rurais!

Fonte: MSN, Agência Brasil

Imagem: HW, FDR, Tudo Bahia