Petrobras tem novo Presidente e Europa tem recessão à vista

24 de maio de 2022, por Evelyn

Tempo de leitura médio: 6 min, 44 seg


Bom dia, Investidor Sardinha. Este é o Soco Matinal, as principais notícias do dia no mercado financeiro, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo.

Em primeiro lugar, no pregão de segunda-feira, (23/5/2022) o IBOVESPA (índice da nossa bolsa de valores) subiu 1,71%, fechando em 110.346 pontos.

De antemão, do lado das maiores altas tivemos empresas como:

  • Banco do Brasil: +4,22% 
  • Petrobras: +3,03%
  • Gerdau: +2,75%

Por outro lado, dentro do índice as maiores quedas foram registradas pelas empresas:

  • Rede D’Or: -1,79%
  • Meliuz: -1,03%
  • Assaí: -0,56%

Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional.

Morning call de Índices Internacionais

Cripto Fácil

Inicialmente, no cenário internacional as bolsas mundiais fecharam majoritariamente negativas. Por outro lado, o dólar está cotado a R$ 4,81.

Nos Estados Unidos as bolsas performaram na seguinte linha:

  • Dow Jones: +1,98%
  • S&P 500: +1,86%
  • Nasdaq: +1,59%

Já nas bolsas europeias os resultados foram os seguintes:

  • DAX (Alemanha): -0,84%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,20%
  • CAC 40 (França): -0,89%
  • FTSE MIB (Itália): -0,52%

Por fim, nas bolsas asiáticas:

  • Nikkei: -0,94%
  • Shangai: -2,41%
  • China: -1,84%
  • KOSPI: -1,57%

Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h:

  • Bitcoin: -3,92%
  • Ethereum: -4,89%
  • Tether: 0
  • USD Coin: +0,03%
  • Binance Coin: -2,09%

Ainda, nas commodities:

  • Ouro: +0,55%
  • Petróleo Brent: +0,24%
  • Gás Natural: -0,26%
  • Minério de Ferro (Futuros): +0,25%

Morning call de ações

Jornal O Expresso

CAI UM PRESIDENTE ATRÁS DO OUTRO, SÓ NÃO CAI O PREÇO

Se existe algo visível é o preço dos combustíveis que vem aumentando por todos os problemas que já falamos aqui: não fazemos nosso refino, teve uma pandemia, OPEP – que alguns chamam de cartel – , tem uma guerra, existe um preço internacional a ser seguido e etc.

Por outro lado, existe um presidente de olho na reeleição e aí é que a gente entende por qual motivo já tivemos três presidentes no comando da Petrobras: agora Caio Paes Andrade, o quarto, que alguns já informam que não possui os requisitos para presidir a estatal, mas afirma que tem formação em Administração e Gestão por Harvard e mestrado em Administração de Empresas pela Duke University (ainda não checamos essa informação).

Depois de um curto período de 40 dias do antecessor, desejamos sorte ao novo presidente. (risos). Da mesma forma, o atual momento da estatal é cercado de estudos para privatização e alguém da mais pura confiança do Presidente e do Ministro da Economia certamente será uma peça mais estratégia.

E aí, o que você acha disso?

PERDA INESPERADA COM CUSTOS E FRETES AFETA VAREJISTA DE ROUPA NOS EUA

De antemão vamos lembrar que outro dia nós já falamos dos problemas enfrentados pela Target com custos referentes ao transporte de produtos e a entrega com logística prejudicada de seus produtos que chegam a cada estação.

Agora é a vez da empresa Abercombrie & Fitch, uma varejista de roupas, que reduziu suas expectativas para o ano fiscal de 2022, considerando os eventos contrários à economia da empresa que parecem se manter até o final do ano.

Novamente o problema relacionado ao custo de frete e produtos pesam o desempenho das vendas das empresas que estão no setor do varejo, inclusive se não houver um alívio nessa questão, é capaz de muitas empresas começarem a demonstrar problemas no seu desempenho.

Na receita da empresa as vendas cresceram 4%, mas mesmo com estes dados as ações já perdem 20% da sua rentabilidade no pregão do pré mercado. Assim, demonstrando o desconforto dos investidores que viram a receita de de US$ 812,8 milhões como insuficiente.

Agora vamos às notícias do mercado interno e mundial:

Resumo de notícias do Brasil e exterior

UOL

ALERTA NA SAÚDE NOVAMENTE

Considerando que as notícias não param de evidenciar uma quarta onda de COVID-19, assim como alguns municípios já estão adotando medidas de segurança que foram deixadas há pouco tempo, não podemos deixar de comentar questões que estão preocupando as autoridades sanitárias.

A COVID-19, conforme alguns dados, já tem potencial para ser considerada como uma quarta onda da epidemia. E o que isso tem a ver com economia? É possível que os governos decretem novas medidas de suspensão de atividades, assim como já estão sendo feitas adoções de outras medidas, por exemplo, o retorno do uso de máscara em lugares fechados.

Sabemos que a economia sofreu e ainda sofre com as medidas de suspensão de atividades econômicas, que o lockdown na China tem demonstrado grandes impactos negativos e que a falta de vacinação da população mundial evita o retorno das atividades de forma normal, o que implica no engessamento da economia mais uma vez e um efeito cascata que atinge principalmente os mais pobres.

CITIGROUP FALA EM RECESSÃO NA EUROPA

Se você nunca leu sobre ciclos econômicos, recessão, o crash de 29, entre outros assuntos, talvez isso te preocupe de uma forma bem apocalíptica.

Não que isso não mereça sua atenção, mas o mundo vive desses ciclos que por vezes colocam a economia no fundo do poço e agora a Europa está numa posição considerada bem ruim, enquanto EUA e Ásia são vistos com uma maior resiliência em suas economias diante de toda a catástrofe que estamos vivendo.

Considerando a guerra, crise energética, dependência da Rússia, cadeia de suprimentos entre outros fatores como a inflação, a Europa possui uma desvantagem gigante referente a outras regiões do mundo: crise energética e proximidade geográfica com a guerra.

Inclusive, o Brasil que não desenvolve as melhores estratégias ainda possui um plus: somos exportadores de commodities agrícolas, o que significa que embora tenhamos vários problemas uma coisa é certa, nós temos o que todo ser humano precisa de forma vital.

E se eu posso te recomendar algo sobre este assunto: assista o vídeo do Ray Dalio sobre ciclos econômicos.

Agora, as notícias sobre Fundos Imobiliários:

Morning Call de Fundos Imobiliários

SUNO

Inicialmente, o IFIX fechou a segunda-feira ‌(23)‌ aos 2.789 pontos, com valorização de 0,17%. Desta forma, o mês de maio possui uma rentabilidade de -0,84% enquanto o ano tem rentabilidade de -0,54%.

E o BTLG11 (fundo de tijolo) informou que pode haver uma incorporação dos fundos Bluecap Renda Logística e V2 Properties. Caso seja aprovado em assembleia, cada cota de Bluecap FII seria substituída por 0,89 cotas do BTLG11. Com isso, a incorporação teria um desconto de 10% no patrimônio da cata incorporada.

Por outro lado, o V2 Properties FII teria sua cota convertida em 0,995 cotas do BTLG11, o que resultaria em um desconto de 4%.

Agora, vamos ao mundo cripto:

Morning call de Criptoativos

Game Vício

GAMESTOP LANÇA CARTEIRA DE CRIPTO E NFTS

Inicialmente vamos lembrar que a GameStop foi a empresa que teve aqueles short squeeze (aumento brusco de cotação por vendas a descoberto) tempos atrás. Onde o mesmo carinha que se saiu bem na crise da bolha imobiliária nos EUA ganhou muita grana apostando contra a empresa.

Bom, dito isto, a empresa que é uma rede de lojas físicas de games agora lançou uma Wallet para armazenamento, envio e recebimento de tokens. E não para por aí, ela quer criar os seus próprios NFTs, será que ela vai sair do buraco em que se encontra?

A versão beta já disponível tem auto-custódia na Ethereum e permitirá que os jogadores enviem e recebam ativos de jogos sem precisar sair do navegador.

Com a notícia, as ações subiram 3% no pré-mercado.

Assim termina este morning call. Bons investimentos e boa terça-feira.

Por último, o prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda é 31 de Maio.