Queda da inflação provoca baixa também no Tesouro Direto

8 de outubro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 47 seg


Caiu os números de inflação oficial do mês passado, que era o oposto do que o mercado aguardava. Os dados foram revelados nesta sexta-feira (08). Mesmo com a queda, a elevação foi a maior para setembro desde 1994 com 1,16%.

Antes da divulgação, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, já havia revelado que uma alta na inflação seria capaz de se mostrar nos dados do mês anterior.

Já no cenário fora do País, o destaque está nas informações de trabalhos gerados em setembro disponibilizados pelos Estados Unidos (EUA). Portanto, demonstraram um número inferior ao aguardado pelo mercado.

Tesouro Direto com baixa

Dentro deste cenário, a negociação feita no mercado de títulos públicos através do Tesouro Direto atua em baixa. Isso na abertura de hoje (08). A redução é superior dentro dos papéis prefixados.

Nas primeiras impressões a rentabilidade do título prefixado, com validade, por exemplo, para:

  • 2026: era de 10,31%, contra 10,47%
  • 2031: era de 10,95% contra 11,06%
  • 2055: era de recuo de 5,06% para 5,01%

Novos benefícios no Tesouro Direto

Os investidores receberão um estímulo maior para investir em títulos públicos. Sendo assim, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a tarifa fixa de custódia cobrada sobre papéis negociados no Tesouro Direto sairá de 0,25% e irá para 0,2% por ano. Portanto, deve acontecer a partir do começo do ano que vem.

Os detalhes foram divulgados nesta quinta-feira (07) no decorrer da Semana Mundial do Investidor. Esse foi um evento feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo

Queda da inflação provoca baixa também no Tesouro Direto

O mercado mira atualmente nas informações em relação à inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse crescimento exagerado dos preços obteve um aumento de 1,16% em setembro.

Por isso, o indicador concentra elevações de 6,90% esse ano e 10,25% no decorrer dos últimos 12 meses. Vale ressaltar que nos 12 meses anteriores, tiveram registros menores de 9,68%.

A estimativa feita pelo consenso Refinitiv era de crescimento de 1,25% em relação a agosto deste ano é de 10,33% se compararmos anualmente. No mês anterior, por exemplo, dos 9 conjuntos de mercadorias e atividades desempenhadas pesquisados aumentaram. Contudo, quem chamou a atenção foi a habitação com 2,56%. Essa área foi influenciada principalmente pelo avanço de 6,47% nas contas de luz.

Projeto de Lei Orçamentária Anual

Segundo o secretário especial de Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, revelou que a com o lançamento da mensagem alterada do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do ano que vem pode ser realizado entre o final de outubro e começo de novembro.

Porém, para que isso aconteça, o Funchal contou que o governo espera a permissão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do reconhecimento judicial da dívida, conhecido também como precatórios. Acrescentou ainda que a PEC é essencial para incluir lugar no orçamento de 2022 para a execução de despesas públicas.

Veja também sobre o Esfriamento de IPOs que provoca falta de entusiasmo no mercado de ações!