Situação econômica atual faz com que 60% das pessoas reduzam gastos

1 de novembro de 2021, por Pedro Martoly

Tempo de leitura médio: 2 min, 8 seg


A situação econômica do Brasil ainda apresenta fragilidades e aproximadamente 60% das pessoas diminuíram os gastos. A coleta de dados foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, com solicitação da SulAmérica.

Mesmo com o aumento de brasileiros vacinados, que suavizou as ações financeiras e também para o estresse da cabeça, o cenário econômico do Brasil ainda está abalado.

Ainda de acordo com o estudo, de 10 pessoas que foram avaliadas, 4 demonstraram estar com grande preocupação com a situação financeira do que com a própria situação física ou sentimental. Portanto, são 30% e 26% das pessoas, respectivamente. Além disso, 60% das pessoas baixaram os gastos durante a pandemia da Covid-19.

Detalhes da Pesquisa

Situação econômica atual faz com que 60% das pessoas reduzam gastos

Segundo a análise, 66% das pessoas foram obrigadas a reduzir gastos dentro de casa. Além disso, 57% abaixaram os custos com transporte e 56% optaram por não programar a aquisição ou reformar a residência.

A pesquisa revelou também que 36% das pessoas pediram alguma espécie de empréstimo ou tiveram dívidas nos últimos 12 meses. Dentre esses, 58% creem que pagaram as contas dentro do prazo estabelecido.

Das pessoas entrevistas, foi possível notar que as que mais possuem dívidas são a geração X. Ou seja, aquelas com idade entre 40 e 60 anos. Cerca de 42% das pessoas usaram crédito no ano passado.

Precauções

Situação econômica atual faz com que 60% das pessoas reduzam gastos

Aproximadamente 70% das pessoas envolvidas na pesquisa disseram que tomam precauções antes de utilizar o dinheiro e 44% revelaram que são poucos os momentos ou jamais economizam verba. Porém, cerca de 20% conseguem guardar o capital com frequência ou sempre, mesmo se restar até 43% do monetário no final de cada mês.

Dentre as pessoas que economizam, 36% tem como objetivo uma quantia para casos de emergências. Ademais, apenas 7% realizam investimentos. Além disso, temos também:

  • Aquisição de imóveis: 5%
  • Pagamento de contas: 6%
  • Planejamento para o futuro: 7%
  • Viagens: 6%

Positividade

Situação econômica atual faz com que 60% das pessoas reduzam gastos

O estudo também apontou, em contrapartida, uma certa positividade dentro de todo o cenário. Das pessoas envolvidas na pesquisa, 46% creem que no ano que vem tudo estará bem melhor como era antes da pandemia do coronavírus.

Esse estudo foi feito em setembro deste com um total de 2010 pessoas metidas na pesquisa, feita de forma virtual e em todos os estados do Brasil.

Leia também sobre o Aumento nas projeções em grande escala que engloba inflação, PIB e Selic!