Veja alguns golpes mais usados por meio do Pix e dicas para previnir

17 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 2 min, 45 seg


Golpes no Pix acontecem com frequência hoje, é preciso ter cuidado para não cair em um deles.

O primeiro passo para se prevenir é conhecer cada um deles. Portanto, se você tiver cuidado, consegue detectá-los.

Geralmente, os golpistas se aproveitam da distração das vítimas. Assim, quando estamos distraídos, falhas e desatenções acontecem. Isto tudo, nos faz  acreditar em situações falsas.

Portanto, todo cuidado e atenção na utilização do Pix. Ele é fácil para fazer transações comercias, mas também facilita os golpes.

Alguns golpes mais famosos

Veja alguns golpes mais usados por meio do Pix e dicas para previnir

  • Sequestro falso; o golpe de falso sequestro já é antigo, mas o uso do Pix potencializa este golpe. Nesta fraude, o golpista liga para a vítima e diz que sequestrou alguém de sua família. Chega até imitar a voz do/a suposto sequestrado/a, e exige um valor a ser pago pelo Pix. O golpista aproveitando o desespero da vítima a faz transferir seu dinheiro pelo Pix
  • Golpe “falha no Pix” (bug) Golpistas espalham nas redes sociais, mensagens de falha no Pix. Assim, por meio de mensagens supostamente oficiais, eles convencem algumas vítimas que é possível ganhar mais com dinheiro transferidos para algumas chaves aleatórias. Na intensão de ganhar mais, a vítima envia dinheiro para os golpistas.

Golpes de falsos perfis

Veja alguns golpes mais usados por meio do Pix e dicas para previnir

  • Mensagem clonada Neste golpe os golpistas se comunicam com a vítima pelo whatsApp alegando que são da empresa que ela presta serviços e tem cadastro. No entanto, eles solicitam o código de segurança afirmando vários procedimentos. Assim, dizem que é manutenção, confirmação de cadastro e atualização. Na posse deste código, os golpistas podem se passar pela vítima, pedindo dinheiro emprestado pelo Pix.
  • Golpe da mensagem SMS: O usuário recebe uma mensagem falsa pelo SMS supostamente da Caixa Econômica Federal ou de outro banco. Esta mensagem informa que existe um agendamento de Pix. A mensagem informa um valor que sairá da conta da vítima. Portanto, diz para a pessoa clicar em um link logo abaixo caso desconheça a transação. Quando o usuário clica, esta instalado o golpe.
  • Clonagem de perfil:  Aleatoriamente o golpista escolhe uma vítima nas redes sociais e pega a sua foto para montar um perfil falso. Posteriormente ele descobre telefones de contato desta vítima, com novo número de celular envia mensagens informando a troca do número devido a alguns problemas de mudança pessoal.  Explica estar em situação difícil é pede dinheiro via Pix.

O que fazer para prevenir todos estes golpes?

Veja alguns golpes mais usados por meio do Pix e dicas para previnir

Antes de tudo, certifique-se de quem está enviando a mensagem e analise a situação. Assim, você pode também habilitar no aplicativo a opção “verificação em Duas etapas”.

Siga o caminho:

Configuração/ajustes – conta-verificação em 2 etapas. Desta forma você pode cadastrar uma senha que será solicitada sempre pelo aplicativo.

Contudo, este procedimento ajuda, mas os golpistas já têm ferramentas para driblá-lo. Portanto, o desconfiômetro ainda precisa estar ligado.

Vale lembrar que é  preciso ficar atento a promoções de sorteios, onde seus dados ficarão mais expostos nas redes.