3 truques comprovados para sair na frente dos outros investidores

Está começando a investir e quer sair na vantagem com relação aos outros investidores? Separei 3 truques infáliveis que vão te ajudar! Confira quais são aqui!

29 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Minha missão aqui é facilitar a vida de vocês e, por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas e atalhos que vão te ajudar a sair na frente dos outros investidores. Então, se você está começando ou quer começar a investir, não deixe de conferir o conteúdo até o fim! Vamos lá?

Se baseie em fatos

Por mais óbvio que pareça ser, é muito importante que você tome suas decisões de investimento baseadas em balanços, não em notícias aleatórias que saem por aí. O que acontece muitas vezes é que damos muita crebilidade para as notícias, mais até do que para os dados e relatórios trimestrais divulgado pelas empresas, o que é um erro.

Isso acontece muito com pessoas que estão começando a investir. E quando acontece de essa pessoa ter um acerto pontual, baseado nessas notícias, ela se sente bem e pensa que está no caminho certo. No entanto, se você se basear apenas nisso, com certeza não terá os melhores resultados.

É muito mais indicado e confiável que você se guie pelas informações de balanço, que são publicadas a cada três meses pelas empresas. Desse modo, você vai ter mais maturidade e segurança nos seus invesimentos.

Não invista na “modinha”

Não invista em ações da moda. O que acontece é que, lá em 2015/2016, tivemos uma onda de influenciadores entrando no mercado financeiro e começando a criar conteúdo sobre isso. Foi muito importante e bom para a bolsa de valores brasileira. O mesmo ocorreu novamente ali em meados de 2020, no entanto, a partir daqui começou a existir uma distância muito grande entre as pessoas que realmente têm conhecimento sobre o mercado e outras que querem apenas lucrar com ele.

Tem gente que fala sobre finanças, mas não é do mercado financeiro, nunca foi. Mas ainda assim está aí “ensinando” as pessoas. Alguns realmente se profissionalizaram, começaram a estudar, dominaram o assunto e fazem um bom trabalho, mas não é todo mundo.

Agora, todas as pessoas que não têm a menor ideia do que estão falando estão jogando informações aleatórias na internet e por isso, é muito importante estar atento e não acreditar em tudo que dizem por aí.

Se você focar nessas ações da moda e não prestar atenção se elas têm lucros consistentes, se são boas empresas, se têm um histórico na bolsa, o que pode acontecer é você tomar um dano. E no longo prazo, isso vai gerar um prejuízo enorme.

Você pode até ganhar dinheiro durante um curto período, porque ela está no hype. Só que o mercado é guiado por outras coisas, e uma hora ele vai vir e tirar a parte que pertence a ele.

Então, tome muito cuidado com as pessoas de quem você consome conteúdo, é preciso separar o joio do trigo.

Evite fundos de investimentos com taxas absurdas

As corretoras perceberam que estava ficando cada vez mais difícil cobrar por corretagem ou por taxa de custódia. A competitividade do mercado fez com que todos se enfrentassem, por isso, as margens foram diminuindo para que elas pudessem ganhar do concorrente. É assim que funciona.

No entanto, como ficou difícil cobrar essas taxas, elas começaram inventar novos produtos e um deles que voltou com tudo, são os fundos de investimento ruins. Tem exemplos de fundos que estão cobrando 20% de taxa de performance, 2% de taxa de administração, tudo isso para investir seu dinheiro no Tesouro. Sendo que para investir no Tesouro, você não precisa pagar nada.

Então, se você quer investir em um fundo multimercado ou de ações preste atenção na carteira e leia a lâmina com cuidado. Não confie apenas porque alguém é especialista ou porque apareceu em algum podcast. Hoje em dia qualquer um pode criar um podcast e isso não necessariamente significa que essa pessoa é especialista em algo.

Ganhar dinheiro não é algo fácil, mas se você evitar essas armadilhas, isso pode te colocar à frente de 99% dos investidores brasileiros.

Quer conferir mais detalhes sobre cada uma dessas dicas que eu expliquei aqui? Então, assista ao vídeo completo!

Se você está começando a investir e quer saber como se preparar para o futuro e não correr o risco de cair em nenhuma armadilha, precisa conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Millennials: se você tem entre 28 e 43 anos, você está ferrado!

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

O que o governo Lula tem feito para impulsionar a economia?

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar