A grande fuga: investidores estrangeiros estão deixando a bolsa

Nos últimos meses tem ocorrido uma grande fuga dos investidores internacionais da bolsa. Mas, isso não é algo para se preocupar e vou o porquê!

20 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


A tal “grande fuga” tem ocorrido nos últimos meses e faço questão de avisar vocês porque essa pode ser uma boa oportunidade, pra quem está pouco posicionado, conseguir se posicionar melhor no mercado. Então, vamos lá!

Mas afinal, o que está acontecendo?

Na verdade, a lateralização da economia chinesa é o que tem impactado nesse comportamento. Porque a China é um dos nossos principais importadores, principalmente minério de ferro e a nossa bolsa é composta principalmente por commodities. A VAL3, por exemplo, tem participação de 12,31% no índice Ibovespa. Ou seja, se a economia chinesa não vai bem, isso afeta a VAL3 e também afeta nossa economia.

E isso faz com que nosso país se torne mais arriscado aos olhos dos investidores estrangeiros, que estão procurando por mais segurança. E essas alterações na economia chinesa também irão afetar outros país.

Aumento da taxa de juros nos EUA

Para reforçar esse movimento de grande fuga, a taxa de juros nos EUA tem aumentado constantemente e isso tem atraído a atenção dos investidores. Afinal, a economia americana é dolarizada e muito mais estável que a brasileira.

E isso, obviamente, também está muito relacionado aos grandes investidores. Porque se o fundo começa a performar mal, os clientes podem começar a sacar o dinheiro e pra evitar isso, os gestores de fundos procuram opções mais seguras.

Não entre em pânico

O mais importante de tudo isso é entender que a suposta grande fuga é um movimento natural do mercado, não há nada de extraordinário. A bolsa é cíclica e no longo prazo a bolsa vai sempre seguir o lucro. Se você escolheu boas empresas para a sua carteira, a tendência é que no longo prazo elas voltem a crescer e lucrar.

Os fundos multimercados também estão com uma queda significativa, mas nem sempre essa é a melhor alternativa. O que eu aconselho nesse momento é estudar o fundo, entender a taxa de administração e se investir nesse ativo realmente faz sentido para a sua vida. Porque não adianta ficar colocando e tirando dinheiro.

Podem seguir com seus investimentos tranquilamente, não precisa entrar em pânico. Estude, entenda esses movimentos de mercado e diversifique sua carteira, como sempre digo.

Quer entender melhor sobre todo esse movimento do mercado? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer aprender a investir, conheça aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Leia também: A bolsa de valores brasileira acabou?

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar

Funcionários do Banco Central estão comprando dólar com medo

Manobra perigosa da Petrobras que pode COLAPSAR empresas