A Magazine Luiza faliu?

29 de junho de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 4 min, 27 seg


Magazine já está com uma perda em 88,81% no valor de mercado nos últimos 12 meses, podemos concluir sua eventual falência? Magazine Luiza vai falir mesmo?

Afinal, para os especuladores de plantão, precisam de uma valorização de quase 1000% para voltar ao patamar ao qual a ação se encontrava antes do início de seu declínio.

A Magazine Luiza faliu para especuladores

Especuladores costumam se posicionar de forma a lucrar com a compra e a venda em um prazo mais curto. Na maior parte das vezes utilizam o gráfico como base para tomadas de decisões, principalmente “investidores” de nova viagem.

A lógica é simples: “semana passada o preço da ação subiu 5%, na retrasada subiu 9%, na outra subiu 4%… vou entrar nessa com seja lá quanto for que é quase certeza de lucro.”

Seguido de uma eventual ganância: “se minha lógica estava certa, vou me manter posicionado aqui até começar a abaixar.”

Então, num belo dia acorda com um -10% na tela. Pensa: “ah, tudo bem. Lembro de ver em uns posts do Instagram que devemos ser holders e nos mantermos convictos das nossas decisões de investimentos.”

Parabéns. É assim, que, com sua “mega estratégia super bem analisada” te levou a uma perda significativa de capital.

Mas calma! Não está sozinho, afinal… se foi com a manada, caiu com ela também.

Análise Fundamentalista da Magazine Luiza

Mas você que fez uma análise fundamental da empresa, tenho ótimas novidades. Nada mudou!

Os problemas que envolvem o varejo eram previstos e é, inclusive, uma realidade há mais tempo que a reação do mercado aos números negativos da empresa.

Não sabe o que é análise fundamentalista? Clique aqui!

O governo quebrou a Magazine Luiza?

Em suma, é aquele clássico efeito da injeção de dinheiro na economia:

Com o auxílio emergencial, o poder de compra do típico consumidor que engloba a base da pirâmide econômica aumentou.

Aumentando, consequentemente, seu consumo nas mais diversas áreas, entre elas o varejo em grande parte.

Assim, cria-se um falso “ar” de progresso nesses setores privilegiados.

A Magazine Luiza faliu?

Após o período mais crítico na queda da bolsa de valores, a Magazine Luiza passa a se destacar de forma irracional pelo mercado e chega em seu auge de R$27,34 por ação.

No entanto, eventualmente a inflação chega e corrói o poder de compra do consumidor base. Os produtos do varejo, em maioria, são importados em dólar… bem, o dólar bateu R$5,70 em seu pico no último ano.

Nesse contexto os clientes estão endividados, as empresas endividadas e assim, pouco a pouco os indicadores com resultados negativos vão ficando cada vez mais expressivos.

A estrutura da Magazine Luiza

A alavancagem, em especial, da MGLU3 não contribuiu tanto para o momento de crise e gerou números assustadores para quem já não esperava por resultados do tipo.

Estante virtual, Hubsales, Canaltech, AiQFome, GFL, Fintech Hub, SmartHint, Jovem Nerd, Bit55, Kabum, Sode, entre outras empresas foram adquiridas desde 2020 pela gigante varejista.

Mas então, a Magazine Luiza vai quebrar?

Com um P/VP de 1,48 ela se torna mais atrativa. Embora eu ainda acredito que ela esteja cara. Mas está longe de apresentar um risco de falência.

No entanto, com a subida na taxa de juros a situação da Magazine Luiza pode sim piorar.

Embora, seu preço acionário é apenas um reflexo imediatista do mercado. É o quanto de valor o mercado reconhece nela, e se você reconhece tanto valor após uma aproximação empírica, uma análise dos indicadores, um estudo aprofundado do mercado de varejo… bem, então você estará investindo não pelo preço e sim para fazer parte de um negócio.

A ideia, portanto, é de manter a posição pelo tempo que for necessário acreditando através da sua análise que é um negócio que pode crescer muito e/ou te proporcionar eventuais lucros consistentes.

Vale a pena investir em Magazine Luiza (MGLU3)? Chegou a hora?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho muito mais sobre varejistas como a Magazine Luiza.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Magazine Luiza – MGLU3.