A verdade sobre os GURUS

21 de dezembro de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 8 seg


Se livre dos gurus! Essa afirmação pode parecer forte, mas hoje eu vou te contar a verdade doa a quem doer. Você com certeza já se deparou com algum guru de internet por aí. Dentro ou fora do mercado financeiro, os gurus estão sempre oferecendo uma vida mais feliz, com promessas como “se torne uma pessoa melhor” ou “ganhe dinheiro fácil e rápido”. Mas esse mundo de coach de autoajuda, autoconhecimento e do tal desenvolvimento pessoal pode ter muitas ciladas.

É sobre isso que vamos falar neste artigo, para que você nunca mais caia no conto do vigário e seja iludido (e até enganado) por algum guru da internet.

Por que o coach é furada?

SE LIVRE DOS GURUS (a verdade doa a quem doer)

Eu tenho recebido muitas mensagens de inscritos do canal pedindo um posicionamento meu quanto aos coachs da internet. Isso aconteceu, principalmente, depois de uma fatalidade recente envolvendo um desses gurus.

A verdade é que tenho uma opinião muito clara quanto a esse mundo do coaching, que cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos anos. E o que eu penso pode desagradar muita gente.

Na minha opinião, não faz nenhum sentido uma pessoa ficar empurrando em outras um conjunto de regras e procedimentos “necessários” para uma vida plena e feliz. Você precisa acordar às 5 da manhã, ter tantas horas de exercícios, leitura, sono, espiritualidade… e por aí vai.

Na maioria dos casos, trata-se de pessoas comuns que tentam fazer de suas experiências pessoais (mesmo que positivas) uma religião. E é aí onde mora o perigo.

Não se deixe levar pelos gurus da internet

SE LIVRE DOS GURUS (a verdade doa a quem doer)

No fim das contas, existem muitas pessoas que são bem generalistas, mas oferecem receitas que as fazem parecer seres iluminados. Acontece que cada pessoa é de um jeito, tem sua própria história, suas crenças e está num momento específico da vida.

Então, é no mínimo desonesto oferecer soluções únicas para problemas complexos como os que afligem a cada um de nós. E, antes que eu me torne um coach falando tudo isso, saiba que não sou nem tenho a mínima intenção de ser mais um guruzinho da internet.

Meu recado é exatamente o oposto: muito cuidado com os conselhos de quem sequer te conhece! A real é que você não deve se deixar levar por qualquer papinho de coach, principalmente se a pessoa usa o nome de Deus. Quase sempre o objetivo é atingir os mais vulneráveis.

Saiba filtrar o que te contam e te ensinam

Então quer dizer que não dá pra levar nada nem ninguém a sério? É claro que não se trata disso. O lance é você aprender a selecionar tudo que ouve ou aprende por aí. Obviamente existem ensinamentos que podem fazer de você alguém mais produtivo, centrado e feliz.

Mas é muito raro este tipo de conteúdo vir associado a alguma imposição religiosa ou a uma cagação de regra sem fim. Aprenda a filtrar as coisas e garanto que sua vida vai ficar bem melhorzinha.

E você, o que achou do conteúdo? Você é ou já foi influenciado por algum guru da internet? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha).

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.