Análise de ciclo de mercado: a chave para prever tendências

19 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Conseguir prever tendências de mercado pode ser muito útil para você que quer investir e que quer fazer boas escolhas. Isso vai ajudar muito quem quer começar com a carteira no verde e também aquelas pessoas que estão com a carteira no vermelho a melhorar sua situação. Então, vamos lá!

Uma análise geral

Analisando o gráfico da taxa Selic e comparando ela com o gráfico do Ibovespa percebemos que quanto mais alta está a taxa, menor é o índice. Isso acontece porque quanto mais a taxa de juros aumenta, mais investidores percebem que o prêmio do risco não está bom e migram para a renda fixa.

Porque em um ciclo de Selic alta, ao invés de investir em empresas, os investidores preferem a segurança da renda fixa. No entanto, esse também é um bom momento para quem quer expandir sua carteira, pois é o momento ideal para comprar mais ações. Assim, é possível adquirir boas porções de empresa e garantir a rentabilidade da sua carteira futura.

Fundos imobiliários

Esse mesmo movimento acontece com fundos imobiliários, por quê? Porque o brasileiro tem as contas mensalizadas e por isso, a grande maioria gosta de receber um valor ali mensalmente que é o caso dos fundos imobiliários. Por isso, quando a Selic está baixa, muitos vão atrás dos FIs para garantir uma renda mensal.

No entanto, quando a Selic está em alta e a cota do fundo imobiliário não para de alternar, uma parte dos investidores também corre para a renda fixa. E o que isso causa? Uma queda ainda mais forte dos FIs.

E sempre que se inicia o ciclo de baixa da Selic, os fundos imobiliários começam a subir. Por isso é tão importante saber como prever tendências.

Como isso se relaciona com as commodities?

Se você quer investir em alguma commodity, mas não sabe qual o melhor momento para entrar, vou te explicar agora mesmo! Para entender como funciona esse ciclo, podemos analisar uma commodity que está presente em nosso dia a dia, a carne. Quando as ações das empresas JBSS3 e BEEF3 estão em alta? Quando o preço da carne está alto. Então, qual o melhor momento para entrar nessas empresas? Quando o preço delas cai, quando as ações estiverem em baixa, quando elas estiverem em seu pior ciclo.

Por mais que ela caia e que você fique no vermelho por um tempo, o seu potencial de ganho quando a bolsa se valorizar é melhor. Por isso, se você entra na bolsa em um momento de queda, a tendência é de que logo você perceba uma valorização.

E com essas informações, você vai conseguir entender melhor os movimentos do mercado e qual o melhor momento para investir.

Quer entender mais sobre toda essa movimentação e qual o momento certo de entrar na bolsa? Então, assista ao vídeo completo!

E se você quer investir e quer aprender a escolher as melhores empresas para a sua carteira, conheça aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Agora que você já sabe como prever tendências, leia também: Investir na bolsa não faz mais sentido?

Millennials: se você tem entre 28 e 43 anos, você está ferrado!

6 empresas que renderam mais de 1.000% nos últimos 10 anos

O que o governo Lula tem feito para impulsionar a economia?

A enganação acabou: O mercado financeiro vai balançar