Carrefour Brasil (CRFB3) vai fechar 123 lojas – crise à vista?

21 de fevereiro de 2024, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 40 seg


O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou que vai fechar 123 lojas, depois de ter um prejuízo de R$ 639 milhões em 2023. O que está acontecendo? Será que o Carrefour está enfrentando uma grande crise?

Vamos entender a real situação do Carrefour e quais os impactos disso para os investidores e para o mercado brasileiro como um todo.

Por que o Carrefour está fechando lojas?

Antes de qualquer prejulgamento acerca de uma eventual crise no Carrefour, é preciso entender os motivos que levaram a rede de supermercados a fechar 123 lojas.

A verdade é que, recentemente, a companhia fez grandes aquisições, comprando – entre outros ativos – as redes Atacadão e Big.

Com isso, a holding passou a ser dona de diversas bandeiras de supermercados, como Sam’s Club, Bompreço, Nacional, TodoDia e Maxxi Atacado.

Acontece que, com tantas marcas sendo anexadas ao grupo, o Carrefour passou a ter muitas unidades em locais próximos. Dessa forma, algumas lojas passaram a se “canibalizar” devido a essa proximidade geográfica.

Carrefour vai fechar lojas: mau sinal?

Pensando nas ideias de impedir uma “competição” interna e aumentar a eficiência operacional, o Carrefour decidiu fechar 123 lojas, depois de um resultado ruim em 2023.

Após vários anos seguidos de lucro, a empresa encerrou 2023 com um prejuízo de R$ 639 milhões.

Carrefour Brasil (CRFB3) vai fechar 123 lojas - crise à vista?

Logo depois da divulgação dos resultados do 4º de 2023, o Carrefour decidiu dar baixa em 123 das mais de 1.200 lojas da rede.

Do total a ser fechado, 94 supermercados são da marca Todo Dia, 13 da Nacional e da Bom Preço, e 16 da bandeira Carrefour.

Na prática, as unidades encerradas pelo Carrefour representam quase 10% do total, mas com um faturamento que não passa de 1%.

Logo, os números indicam uma estratégia aparentemente controversa. Mas que, no fim, pode trazer um grande ganho de eficiência.

É hora de comprar ações do Carrefour?

Embora não pareça que a ideia de fechar 123 lojas seja essencialmente negativa, seria leviano dizer que o Carrefour vai se tornar mais atrativo para os investidores a partir de agora.

Acontece que o setor de varejo é sempre complexo e, portanto, perigoso. E isso vale até para o negócio de supermercados, que tem lá suas particularidades e consegue ser lucrativo.

No vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) eu dou minha opinião sincera, com números atualizados e análise fundamentalista, sobre investir em CRFB3.

Eu também conto detalhes sobre a decisão da empresa de fechar 123 lojas, a situação real do Carrefour e o funcionamento desse tipo de varejo no Brasil.

E você? Gostou de saber mais sobre o Carrefour? Comente no vídeo do canal e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena).

Assim, você fica sempre por dentro do mundo dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Warren Buffett está vendendo ações – a crise econômica está chegando?