Vale a pena ter cartões de crédito de supermercado?

21 de novembro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 6 seg


Basicamente, quando perguntamos sobre possuir cartões de crédito de supermercados, queremos nos precaver. Além disso, queremos também uma resposta absoluta.

Porém, a resposta não é simples por depender de vários fatores. Assim, para saber se compensa esses cartões, você precisa fazer uma análise de seus gastos. 

Além disso, é sempre bom fazer um planejamento mensal. Ou seja, um plano direcionado aos gastos de supermercados.

Sendo assim, existe uma dica que vale para todas as situações. Além do mais, ela vale para todos os tipos de cartões. Portanto, esta dica é: pagar a fatura total sempre.

Vantagens dos cartões de crédito de supermercados

cartões de crédito de supermercado: vale a pena com planejamento

A princípio, quando olhamos os diversos contratos de cartões de créditos oferecidos por redes varejistas, constatamos algumas vantagens relacionadas à fidelidade.

Ou seja, a maioria dos estabelecimentos comerciais oferecem cartões de créditos exclusivos das lojas. Assim, estes cartões possibilitam vantagens apenas nas lojas em que estão ligados. Portanto, os cartões de loja são relacionados ao modelo private label.

Estas vantagens são:

  • Mais promoções;
  • Descontos em produtos relacionados com a loja;
  • Fácil adesão;
  • Longos prazos para pagar;
  • Baixa exigência de renda;
  • Facilidade de parcelamento.

O que precisa ser analisado nos cartões de créditos de supermercados?

Basicamente, o primeiro passo antes de contratar cartões de supermercado é analisar a sua vida econômica. Ou seja, faça um planejamento financeiro.

No entanto, a aquisição de cartões de créditos de supermercados não causam problemas. Porém, para quem não tem uma organização financeira, é preciso ter cuidado.

cartões de crédito de supermercado: vale a pena com planejamento

A propósito, os atrativos da loja, quando fazemos compras, são muitos. Assim, os produtos, as ofertas, os designs das novidades, causam até um certo hipnotismo.

Neste sentido, muitas vezes você gasta mais do que o planejado. Além disso, quem tem criança pequena, esses atrativos são maiores. Em síntese, diante de tantas possibilidades de consumo, precisa estar atento.

Como decidir?

Antes de tudo, já vimos as vantagens e o é preciso analisar. Portanto, se você decidir adquirir estes cartões avalie a sua frequência. Ou seja, faça a pergunta: você vai bastante no lugar em que é oferecido o cartão?

Além disso, faça a você mesmo outra pergunta: os juros do cartão são bons para mim? No entanto, caso as respostas sejam negativas, é preciso repensar.

Em tese, existem outros fatores que podem atrapalhar a sua vida, como a anuidade do cartão e as taxas.

Cuidados com  os cartões de créditos de supermercados

cartões de crédito de supermercado: vale a pena com planejamento

A princípio, quem vai adquirir cartões de créditos de supermercado precisa ter alguns cuidados.

Portanto, o primeiro cuidado é não deixar acumular dívidas, ou seja, pague sempre a fatura total, se não você pode cair em dívidas com juros compostos. A propósito, a dificuldade de quitação das faturas, geram juros anuais muito grandes.

Além disso, precisa ter cuidado com as cobranças de anuidade e multas. Portanto, quite sua fatura no dia exato do vencimento.

Conclusão

Basicamente, os juros anuais do crédito rotativo são perigosos somente para quem se descontrolar. Ou seja, para quem se perder em compras e em dívidas.

Contudo, se você possui um bom planejamento de suas despesas, os cartões de supermercados são positivos. Assim, se você compra sempre naquele estabelecimento, vai pode aproveitar muitas vantagens.

Portanto, se você gostou, leia também: Parcelamento da fatura do cartão de crédito: regras