Como saber a hora certa de comprar uma ação?

23 de junho de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 3 min, 47 seg


Comprar ações na Bolsa de Valores é bem simples, mas acaba deixando muita gente confusa. Afinal, qual é hora certa de comprar uma ação? Como saber se este é o melhor momento? Existe um jeito de investir em ações sem se arrepender de ter comprado antes ou depois da hora?

É sobre isso que vamos falar no vídeo de hoje. A ideia é ajudar os investidores, principalmente os iniciantes, que ainda não sabem o que escolher quando vão fazer os aportes.

Não sei a hora certa de investir

Uma das coisas mais comuns no mercado financeiro é o investidor sentir medo ou insegurança na hora de comprar uma ação. Acontece que existem opções demais na Bolsa de Valores. E isso acaba mais atrapalhando do que ajudando.

Eu já passei por isso e acho que todos os grandes investidores também passaram. Mas existem algumas formas de contornar esse dilema.

Comprar na baixa e vender na alta

A verdade é que quem começa a investir tem aquela sensação de que precisa comprar ações que estão super baratas e vendê-las, mais tarde, com um belo lucro. O dia a dia, contudo, é bem mais complexo que isso.

Olhar o gráfico e ficar procurando momentos que teriam sido “ideais” para investir é coisa de quem ainda não entende como o jogo funciona.

Ibovespa não mede o valor das ações

Na realidade, nosso principal índice da Bolsa, o Ibovespa, nada mais é que o reflexo das negociações de um conjunto específico de papéis. E, na prática, o índice serve apenas para mostrar o INTERESSE do mercado por essas ações, em determinado período.

Ou seja, o Ibovespa não mede o VALOR das empresas, em si, mas somente as negociações em torno daquela empresa. Então, sabendo disso, como você consegue saber o valor real das empresas e a hora certa de investir?

Como saber se uma empresa está barata?

Uma das formas mais eficientes de saber se uma empresa está barata é considerar o quanto ela lucra no período de 1 ano. Assim, você descobre quantas vezes vai precisar multiplicar esse lucro – portanto, quantos anos vai levar – para “cobrir” o valor que pagou pela ação.

Este indicador é o chamado P/L, que mede a relação Preço/Lucro de uma ação. E, apenas por este indicador, a gente já percebe que, sob a perspectiva histórica, as ações da Bolsa estão baratas hoje.

Para se ter uma ideia, as ações do índice Ibovespa estavam sendo negociadas com um P/L de 24x em setembro de 2020. Hoje, o P/L está em apenas 4,98x. Ou seja, em menos de 5 anos o valor investido no “Ibovespa” volta para você na forma de lucros. E isso é excelente!

Seja sócio das empresas

Entender um pouco mais sobre a diferença entre preço e valor te ajudar a saber se chegou a hora de comprar uma ação. Mas, essa não é a coisa mais importante a considerar.

Antes de tudo, você precisa abandonar a ideia de “comprar barato e vender caro” e passar a ter uma postura de sócio frente às empresas investidas. Afinal, o investidor de verdade não é um especulador e, portanto, está sempre focado no longo prazo.

Qual a hora certa de investir na Bolsa?

Por tudo isso, a resposta para a pergunta é: não existe a hora certa de investir! O que existe são BOAS empresas e empresas RUINS. O negócio, então, não é o “quando” mas “o que” você coloca na sua sacola de compras.

Investir em boas empresas, mesmo que o preço não seja o melhor naquele momento, vai ser sempre lucrativo no longo prazo. Assim como você sempre vai perder dinheiro comprando ações ruins, ainda que com um “belo” desconto.

Lembrando que não existe magia nos investimentos e você NÃO vai ficar rico da noite pro dia!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho por que não existe uma hora certa de investir na Bolsa.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: 9 ações baratas para investir em 2023