Ações que ainda estão baratas – Como descobrir se um ativo está barato?

4 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 20 seg


Encontrar ações que ainda estão baratas, e que pertençam a boas empresas, é o desejo de todo investidor. No entanto, isso pode ser um desafio, já que geralmente as boas empresas são bem precificadas de acordo com a expectativa do mercado.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 3 boas empresas que ainda estão baratas. Duas delas pertencem ao setor de energia, e uma é um banco.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre 3 ações que ainda estão baratas, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimentos. 

Como saber se as ações ainda estão baratas?

Ao investir na bolsa de valores, o mais recomendado é pensar no longo prazo. Dessa maneira, o intuito é aplicar em ativos que estão baratos e permanecer com eles na carteira por muitos anos.

Sendo assim, é extremamente importante que essas empresas tenham bons fundamentos. Afinal de contas, se o objetivo é ficar com elas por anos, é preciso que as empresas tenham potencial de crescimento futuro. 

Ações que ainda estão baratas - Como descobrir se um ativo está barato?

Xpi

Para determinar se as empresas têm bons fundamentos, geralmente os investidores usam a análise fundamentalista. Por meio dela, é possível analisar os indicadores fundamentalistas e escolher boas empresas. Portanto, é possível determinar se as ações estão baratas ou não. Os principais indicadores são:

1- P/L

O Preço sobre Lucro demonstra o quanto a cotação de um ativo significa em relação ao lucro conseguido com ele. Ou seja, por meio do P/L, é possível comparar os preços dos ativos e descobrir quais ações estão mais baratas. Desse modo, quanto maior estiver o PL, mais cara está a ação. 

Por outro lado, o P/L baixo indica que a ação está barata e que existe a expectativa de que esses papéis se valorizem. Enfim, para descobrir o P/L, utilizamos a fórmula: P / L = Cotação da Ação / Lucro por Ação. Sendo que o Lucro por Ação (LPA) é obtido por meio da divisão do lucro líquido da companhia com o número total de ações emitidas. 

Ações que ainda estão baratas - Como descobrir se um ativo está barato?

El financiero

2- P/VP

O Preço sobre Valor Patrimonial é calculado por meio da fórmula: P/VP = Preço de Mercado / Valor Patrimonial. O preço de mercado é o valor da empresa na bolsa e o patrimônio líquido é o resultado do cálculo dos ativos, menos os passivos da empresa. 

3- ROE de ações que ainda estão baratas

O Return on Equity é o retorno sobre o investimento. Ele é determinado através da fórmula: ROE = Lucro Líquido / Capital Social. Esse indicador é importante para descobrir se as ações estão baratas, pois ele estabelece o quanto a companhia consegue gerar de retorno para o capital investido nela. 

Master consultores

4- DY

O Dividend Yield é uma taxa usada para analisar a distribuição de dividendos da empresa. Dessa forma, por meio do DY, é possível verificar o quanto de dividendo distribuído pela companhia corresponde em relação ao valor pago pela ação. A fórmula usada é: DY = Dividendo / Cotação da Ação.

3 Ações que ainda estão baratas

Agora que você sabe como analisar se os preços das ações estão baratas, confira nossa lista:

1- Isa CTEEP (TRPL4)

A ISA CTEEP é a maior empresa privada de transmissão do setor elétrico brasileiro, atuando em 17 estados brasileiros.

Atualmente, a companhia é responsável por aproximadamente 33% de toda a energia elétrica transmitida pelo Sistema Interligado Nacional, além de transmitir 94% da energia do Estado de São Paulo.

Ganim advogados

Em termos de estrutura física, a empresa conta com 126 subestações e 25,8 mil km de linhas de transmissão. Sendo assim, ela possui capacidade de transmissão de 67,1 mil MVA e conta com mais de 1.400 funcionários.

Por fim, em relação aos indicadores que apontam se essas ações ainda estão baratas, temos um PL de 7,18, PVP de 1,23, ROE de 17,1% e DY de 7%.

2- Banco do Brasil (BBAS3)

A segunda empresa na nossa lista de ações que ainda estão baratas, é o Banco do Brasil, uma empresa de economia mista, controlada pela União Federal. Fundado em 1808,  o Banco do Brasil foi o primeiro banco brasileiro. Além disso, foi a primeira empresa a ser listada na bolsa brasileira.

Ações que ainda estão baratas - Como descobrir se um ativo está barato?

Energia solares

Os produtos e serviços da companhia são os mais diversos, dentre eles: cartões, investimentos, seguros, consórcios, previdência, capitalização e planos odontológicos.

Desse modo, o Banco do Brasil possui 90 mil colaboradores, que atendem mais de 30 milhões de clientes. No total, a empresa conta com 1,6 tri de ativo total e 662,1 bi carteira de crédito.

É importante destacar que como esse banco é uma empresa de economia mista, as decisões do governo podem impactar nos preços de suas ações.

Por isso, os investidores que não gostam da intervenção estatal, talvez prefiram não investir nessas ações, mesmo que elas estejam baratas. Entre os indicadores, temos um PL de 7,64, PVP de 0,82, ROE: 10,7 e DY de 4,4%.

3- EDP – Energias do Brasil (ENBR3)

Para finalizar nossa lista de ações que ainda estão baratas, vamos falar da Energias do Brasil, uma empresa do ramo de energia elétrica.

Em síntese, a EDP atua nos setores de: geração, transmissão e distribuição de energia. Dessa maneira, a empresa conta com 7 geradoras e 2 centrais de distribuição através da participação com a Celesc.

ações que ainda estão baratas

Além disso, a empresa atua na comercialização de energia no mercado livre e na gestão de redes inteligentes de distribuição. Como indicadores de que as ações da EDP estão baratas, nós temos um PL de 8,71, PVP de 1,15, ROE de 13,2% e por fim, DY de 2,5.

Enfim, agora que você conhece um pouco sobre essas três ações que ainda estão baratas, veja o vídeo de Matheus Rau e descubra mais sobre elas:

Agora que você conhece as 3 ações que ainda estão baratas, descubra o Quanto você precisa investir para viver de renda?

Fontes: Capital research e Eu quero investir

Imagens: El financiero, Xpi, Master consultores, Brasscom, Ganim advogados e Energia solares