Compras caras que são burrice

Existe o grande mito de que se você comprar coisas caras, isso vai te criar oportunidades de negócio e de crescimento, mas as coisas não funcionam exatamente assim.

1 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Muitas pessoas acreditam que precisam ter um determinado item, para passar uma imagem melhor para o mercado e para seus clientes. No entanto, nem sempre isso é verdade e por isso, hoje vamos falar sobre 4 compras caras que são burrice. Principalmente se você ainda está construindo seu patrimônio.

1. Relógios

Surgiram alguns conteúdos na internet, especificamente sobre os relógios e sobre como eles são importantes para a imagem que você passa aos seus clientes. Como se o relógio o igualasse em algum nível com seus público e ajudasse a gerar um novo negócio. No entanto, as coisas não funcionam exatamente assim.

Normalmente, os relógios indicados por essas pessoas da internet são mais simples e baratos, são os exemplares de entrada. Entretanto, esse tipo de item não vai gerar nenhuma curiosidade ou oportunidade com um cliente que utiliza um relógio de R$30 mil, por exemplo.

Isso simplesmente não tem poder de atrair alguém, porque esses modelos de entrada não chamam a atenção das pessoas verdadeiramente ricas. Não vai ser um relógio que vai fazer com você melhore seu networking magicamente.

Então, foque em melhorar seu discurso, em estudar, não nos seus objetos, porque não será seu relógio que vai definir se fechará mais um negócio ou não.

Alguns marcadores podem até ser interessantes de serem usados pra quem trabalha com a classe média. No entanto, nesses casos, ele tem que fazer sentido para o seu público. O Rolex, por exemplo, pode fazer sentido, caso seu cliente conheça e saiba identificar a marca.

Não adianta investir em marcas caras e nichadas. Se elas não fazem parte do dia a dia do seu cliente, ele vai olhar e achar seu relógio bonito e é só isso. Será uma compra cara e que não necessariamente vai te dar algum retorno.

2. Roupas de marca

Se você gosta de comprar roupas de marca por vaidade própria, porque você gosta de se vestir assim, tudo bem. Apenas tente focar em peças mais minimalistas, sem o logo da marca estampada no peito. Caso contrário, vai ficar parecendo um outdoor e esse não é o objetivo.

Agora, uma parte das pessoas está interessada nessas peças de marca simplesmente por conta do status que elas transmitem para os outros. Existem as pessoas que afirmam ainda que essas peças são mais duráveis e feitas com materiais de melhor qualidade.

O que não é verdade, já que os produtos produzidos por essas marcas, vem do mesmo lugar que todas as outras: da China. Isso faz com que a qualidade das roupas e dos materiais seja muito similar. Por isso, se o seu interesse é a durabilidade, opte por produtos de materiais naturais, não necessariamente por roupas de marca cara. Não vai ser isso que vai fazer com que mudem a percepção sobre você.

3. Carros caros

Essa é uma das coisas que mais pega as pessoas da classe média, os carros caros. Se você ainda está criando seu patrimônio, cuidado com isso. O carro não tem que custar 10% do seu patrimônio, nem nada disso. Ele precisa atender as necessidades da sua família ou as suas pessoais.

Evite carros 0 também, porque não compensam, já que eles também estragam. Com uma frequência menor, mas acontece. Por isso, o ideal é encontrar o que melhor se adapta a sua realidade e utiliza-lo pelo maior tempo possível.

Caso você seja apaixonado por carros, primeiro crie seu patrimônio e depois invista nesse seu desejo. Não pule etapas.

4. Pacotes de viagem

O que a maioria das pessoas estão fazendo ultimamente é viver uma rotina absurdamente cansativa e corrida, até o limite. Quando chega as férias, há quase que uma necessidade de viajar e o que a maioria faz? Compra um pacote de viagens sem se planejar e parcela ele em 24x.

E não é errado viajar, essa não é a questão. O problema é que essa compra foi movida pelo impulso, ela não foi planejada e por conta disso, é provável que você tenha gastado muito mais do que se tivesse se planejado com antecedência.

Se você não se planejar, vai pagar mais caro por uma experiência inferior. Por isso, o planejamento é a chave de tudo aqui.

E é basicamente isso, não faça compras pensando no que o outro vai pensar de você ou sem se planejar. Quer conferir mais detalhadamente tudo que penso sobre essas compras caras? Estão assista ao vídeo completo!

Você tem interesse em construir um patrimônio e fazer compras mais inteligentes? Então conheça aAUVP, nossa escola de investimentos e faça a sua análise de perfil. Se receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro e escapar da crise.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Leia também: 1/4 de tudo para construir fortuna – Teoria mais importante da década

3 sinais de que o seu assessor pode estar te passando para trás

3 erros que podem te deixar pobre por muitos anos

Drex: o que vai acontecer com o pix?

Galípolo enganou o mercado? Que história é essa?