Crise global: O que aconteceu no Japão, EUA e Europa?

As últimas notícias da economia ao redor do mundo tem gerado o temor de uma crise global. Mas, será que isso vai mesmo acontecer? Confira!

9 de agosto de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Nas últimas semanas todo mundo deve ter ouvido falar sobre uma possível crise global, mas afinal, o que ocorreu nesses países que tem causado tanto alarde? Hoje, eu vou te explicar isso de uma maneira mais tranquila e sem tanto alarmismo. Então, vamos lá!

Japão aumentou sua taxa de juros

Há 17 anos o Japão não subia a taxa de juros, que até semana passada era negativa. Mas, afinal, porque isso causou tanto alarde? No país, existe a taxa básica de juros. Aqui no Brasil, por exemplo, a taxa é de 10,50% a.a. o que quer dizer que para ter um empréstimo aqui, esse é o mínimo que você precisa pagar.

No entanto, no Japão há anos a taxa era negativa. As pessoas pagavam para emprestar dinheiro para o governo. Mas, como assim? O que ocorre é que quando alguém tem muito dinheiro, milhões na conta, faz mais sentido que essa pessoa não perca dinheiro do que ganhe. Por isso, era comum que os investidores do Japão pegassem empréstimos com ótimas taxas e a utilizassem para investir na bolsa não só do Japão, mas do mundo inteiro.

E assim foi por muitos anos, até que o governo japonês subiu a taxa de juros para 0,25% e isso causou muito medo, muito temor. Afinal, há mais de 17 anos isso não ocorria. Com isso o Nikkei chegou a cair 13,96% esse mês.

O governo decidiu aumentar a taxa de juros por conta da inflação, que estava em 2% e acima do esperado.

Recessão nos EUA

Do outro lado do lado do globo, nos Estados Unidos, os índices também não são dos melhores. O último relatório de empregos do país mostrou que foram criados apenas 114 mil vagas de emprego em julho, o que fez com que a taxa de desemprego subisse para 4,3% quando o esperado era a estabilidade.

Esses dados também aumentaram os temores de uma recessão e a preocupação de que o Federal Reserve tenha demorado tempo demais para reduzir a taxa de juros. O que pode ter desaquecido a economia americana e para piorar ainda mais o cenário, as ações de grandes empresas de tecnologia como Amazon e Intel, sofreram quedas signifitivas após a divulgação dos dados trimestrais.

O NASDAQ entrou em correção técnica caiu e ficou -10% abaixo do esperado. O S&P500 e o Dow Jones, também registraram quedas.

E como se não fosse o suficiente, Warren Buffett também se desfez de mais da metade de sua posição na Apple e agora está com um caixa de US$277 bilhões. Isso também foi uma situação que causou alarde no mercado.

Como isso afeta o Brasil?

Mas afinal, o que temos a ver com isso? Se os países mais estáveis do mundo estão sentindo alguma coisa, quem sofre mais? Quem vende insumo para esses países e como vocês já sabem, somos um país exportador. Se toda cadeia global estiver diminuindo a produção, nós sofremos com o reflexo disso. Não fomos mais afetados, porque ao longo desse ano já estamos a economia cambaleando, com indicadores complicados.

Está se criando um cenário de crise global?

Com toda essa situação e todos esse números, começou a se cogitar a possibilidade de uma das maiores crises globais que o mundo já viu, mas o que existe de material nisso? O que é realmente verdade?

De fato, os números não são bons. A economia parece estar enfrentando um momento de adversidade, mas como eu sempre digo, a economia é cíclica. Se você é investidor e está posicionado, você precisa pensar, procurar uma posição mais globalizada para balizar melhor sua carteira.

Agora, você investidor pequeno que está começando agora, o que você precisa fazer é levantar as mãos e agradecer. Por que chegou o momento, essas crises normalmente antecedem os momentos de valorização. Porque esse momento vai passar e as empresas vão voltar a crescer e se valorizar.

Não adianta pensar em fazer a mesma coisa que o Warren Buffett, porque a sua posição e a dele não são comparáveis.

O que você precisa fazer é analisar as empresas, procurar oportunidades, empresas boas que você sempre quis e fazer seus aportes mensais, normalmente. Não precisa se preocupar, pois por pior que seja o cenário, vai melhorar.

Quer conferir mais detalhes dos últimos acontecimentos que levaram a esse caos? Então, assista ao vídeo completo!

Quer aprender a investir, independente do cenário econômico e da crise global? Então você precisa conhecer a  AUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Se o fim da escala 6×1 for aprovado a bolsa acaba? É o fim?

Preço dos imóveis no Brasil pode despencar?

Selic vai voltar a subir? Crise séria à vista?

Trump presidente: o que muda no Brasil?