Faça isso sempre que receber o seu SALÁRIO!

Como você se organiza quando recebe seu salário? Vou ensinar uma técnica que me garantiu nunca ter problemas financeiros!

1 de dezembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


A maioria dos brasileiros não utiliza nenhum mecanismo de controle financeiro, e o que acontece? Muitas vezes, compramos por impulso, sem organização, o que acaba nos endividando e gerando uma série de problemas financeiros. Por isso, hoje vou compartilhar com você uma técnica que uso desde os meus 19 anos, que me ajudou a evitar dificuldades financeiras e me deu controle sobre o meu orçamento.

A estratégia é simples: sempre que receber seu salário, transfira imediatamente 25% para a conta da sua corretora, caso você ganhe mais de R$4 mil. Se seu salário for abaixo disso, você pode ajustar o percentual de acordo com a sua realidade. O importante é não ficar olhando para esse dinheiro e simplesmente transferi-lo, porque ele pertence ao seu “eu” do futuro.

Algumas pessoas optam por separar apenas 10% do salário, mas, na minha visão, esse valor é insuficiente para um crescimento patrimonial mais acelerado. Acredito que a maior parte da classe média consegue viver tranquilamente sem esse 25% do salário, e essa atitude pode ser um grande diferencial na construção de patrimônio.

Organizando sua vida financeira

Do valor que restou, você deve destinar 30% para os custos fixos, 15% para conforto, 15% para metas, 10% para prazeres e 5% para conhecimento.

Os custos fixos envolvem despesas como água, luz, aluguel ou a parcela do financiamento da casa. Caso esses custos ultrapassem os 25% do seu salário, é importante reavaliar se você está vivendo fora do seu padrão. Se esse percentual ultrapassar 40%, significa que você está comprometendo uma parte excessiva da sua renda com despesas fixas, o que pode ser um sinal de que está vivendo além do que pode.

A categoria de conforto engloba gastos com itens que tornam sua vida mais confortável, como pagar uma diarista, comprar móveis novos ou outras necessidades similares. Essa divisão vai te ajudar a entender se realmente consegue arcar com essas despesas e se o seu orçamento comporta tais custos.

Nos prazeres, entram os gastos com lazer, como sair para tomar uma cerveja, ir ao cinema ou assinar serviços como Netflix. Por fim, a categoria de conhecimento envolve investimentos que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como cursos ou livros que aumentem o seu ganho/hora.

Esse método te ajuda a organizar o orçamento de forma a garantir uma boa gestão financeira e equilibrar todas as suas necessidades e desejos.

Fim dos problemas financeiros

Depois que organizar isso aqui, você nunca mais vai ter problemas. E tem mais, quando chegar seu 13° você vai poder pegar metade e investir e gastar todo o resto sem nenhum peso na consciência. Se você fizer isso aqui, te garanto que não vai ter mais problemas financeiros. Isso daqui e a reserva de emergência, vai acabar com os seus problemas.

Ficou com alguma dúvida sobre minha explicação? Então, assista ao vídeo em que detalho mais sobre essa organização!

E se além de se organizar, você também quer aprender a investir, te convido a conhecer a AUVP, que é nossa escola de investimentos.Faça a sua análise de perfil e, se você receber aprovação,além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você também vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinhae do perfil @oraulsenano Instagram.

Trump vs Venezuela, banco brasileiro compra o Master e mercado explodindo

Ações baratas que podem valorizar 3x nos próximos anos

Taxação de dividendos: Agora o Brasil já era de vez?

Inflação sobe 1% em apenas um mês e agora?