Bolsa despencando, dólar nas alturas… e agora? É o fim do Brasil?

Dólar em alta, bolsa brasileira em queda e o fim do Brasil à vista? É isso que estão comentando, mas será que é verdade? Entenda!

5 de dezembro de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


O dólar está em alta como nunca vimos antes, a bolsa de valores caiu mais ainda e nós temos um novo recorde: nossa moeda está entre as que mais se desvalorizaram no planeta. E é claro que em meio a esse cenário, várias pessoas já começaram a cogitar o fim do Brasil. É hora de fazer as malas e ir embora? Tirar todo o dinheiro daqui e mandar para o exterior?

Mas, sinto muito em dizer, ainda não é o fim do Brasil. Na verdade, fiquei até muito feliz com esse cenário, pois fiz várias compras no que chamei de “Black Friday”, fiz um aporte de pelo menos R$ 200 mil. E agora, irei aguardar as novas oportunidades!

Chegou o momento de comprar?

Com o país passando por uma crise sem precedentes e todos os influenciadores falando que “não tem mais jeito”, é nesses momentos que as maiores oportunidades podem surgir.

Com uma boa estratégia, você pode aproveitar as quedas e montar um portfólio diversificado. Não se trata de apostar cegamente em ações que caem ou de procurar por investimentos no setor de varejo, mas sim de identificar empresas com baixa endividamento e que já apresentam um bom histórico de lucros, mesmo em tempos difíceis. Procure por boas empresas, oportunidades para abaixar seu preço médio, aporte tranquilamente e respeite as regras.

Se você já está bem posicionado no Brasil, pode posicionar no exterior normalmente, mesmo com o dólar em alta. Porque se você não fizer o balanceamento da sua carteira, você pode sofrer lá na frente. Mas, basicamente é isso!

Inclusive, continuo comprando na maior paz do mundo e sigo que você faça o mesmo!

Como identificar o melhor momento pra investir?

Uma das estratégias mais importantes em tempos de crise é o balanceamento da carteira de investimentos. O que muitos investidores falham em entender é que, ao diversificar, você cria um colchão de segurança para sua carteira. Mesmo com o dólar em alta e o Brasil passando por turbulências, ainda é possível montar um portfólio robusto, com ações nacionais e internacionais, fundos imobiliários, criptomoedas e até renda fixa.

Na prática, o balanceamento de ativos ajuda a mitigar os riscos de quedas abruptas no mercado e permite que você aproveite as oportunidades de compra quando o mercado está em baixa.

Nesse momento, as chances de alguém vender os ativos é fazer bobeira, por ir de acordo com a opinião dos outros, é gigante. Tomem muito cuidado com isso! Não comprem ativos em períodos de alta e aproveitem as oportunidades do momento.

Ficou com alguma dúvida sobre esse não ser o fim do Brasil? Então, assista ao vídeo em que explico melhor sobre!

E se você quer aprender a investir em todos os momentos, independente da situação, te convido a conhecer a AUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.

E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.

Leia também: É possível ficar rico trabalhando para os outros (CLT)?

Lula está destruindo a economia brasileira? O que fazer agora?

SELIC a 12,25%! E agora, o que vai acontecer?

Lula faz novo procedimento e a bolsa SOBE

Os EUA e a China vão entrar em guerra? Como lucrar com esse cenário